quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Técnica faz célula infectada pelo HIV se autodestruir

Método pode eliminar o vírus da Aids do corpo, algo impossível hoje.

Pesquisadores de Israel encontrara uma forma de "autodestruir" células infectadas pelo vírus HIV. No futuro, isso pode fazer com que seja possível eliminar o invasor do corpo, algo tido como praticamente impossível pelos cientistas até agora. Atualmente, os tratamentos contra a Aids são focados em inibir a reprodução do vírus, com o objetivo de retardar o aparecimento da doença, em vez de "limpar" o HIV das células.

De acordo com Abraham Loyter, professor da Universidade de Jerusalém, quando vai se integrar às celulas humanas, o vírus apenas insere material genético suficiente para entrar na célula, mas ao mesmo tempo evita que ela "morra". O que os pesquisadores fizeram foi induzir o vírus a colocar muito material genético na célula, o que pode levar ao processo de morte, chamado apoptose (morte celular programada).

Para isso, a equipe de Loyter desenvolveu compostos que conseguem penetrar nas células infectadas e simular a atividade da integrase, uma das três enzimas virais necessárias para replicação do vírus HIV. Com isso, as células entram em "modo de pânico" e acabam se autodestruindo.
Loyter diz que a pesquisa é promissora, mas que os resultados ainda não preliminares.

– Até agora, esses experimentos apenas mostraram que é possível "curar" o HIV em pequenas porções de células em laboratório, mas os resultados são interessantes para a luta para erradicar a doença.

Fonte: R7
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...