terça-feira, 31 de agosto de 2010

Saborosos perigos: os vilões com jeito de mocinhos que habitam seu prato

Fique de olho na embalagem dos alimentos antes
de consumir o produto. (Foto:  Arivaldo Chaves)
Produtos industrializados podem ser prejudiciais dependendo dos ingredientes.
Gordura trans, vegetal ou hidrogenada, espessantes, acidulantes, ácido cítrico, ciclamato de sódio, aspartame. Você sabe o que coloca no seu prato quando consome produtos industrializados? 

A maioria das pessoas, não. Devido a sua praticidade, os industrializados ocupam uma parcela cada vez maior no mercado de alimentos – afinal, o único trabalho que se tem é o de abrir a embalagem e colocá-la, geralmente, no micro-ondas.
Definitivamente, os industrializados vieram para ficar. Esses alimentos, entretanto, podem ser uma verdadeira armadilha para a saúde, causando alergias, doenças cardiovasculares e até câncer quando consumidos demasiadamente, segundo o nutrólogo Ênio Cardillo Vieira, vice-presidente da Academia Mineira de Medicina.

— Para tornar esses alimentos mais vistosos, práticos e duráveis, os fabricantes se valem de dezenas de aditivos químicos. Os mais comuns são os corantes, aromatizantes, conservantes, antioxidantes, estabilizantes e acidulantes. São eles os responsáveis por dar sabor, cheiro e aspecto naturais aos alimentos industrializados, além de maior durabilidade. Os embutidos e os enlatados, caso dos hambúrgueres, defumados e salsichas, são os grandes vilões — ataca.

Segundo Vieira, eles têm alto índice de nitrito, uma espécie de conservante que pode produzir nitrozanina, substância altamente cancerígena. Outra grande vilã é a gordura vegetal hidrogenada, amplamente conhecida como gordura trans. Ela está na maioria dos alimentos, como biscoitos (recheados e waffers), salgadinhos empacotados, batatas fritas, tortas e bolos prontos, pães doces, pães de forma, sorvete, achocolatados prontos, margarina, requeijão cremoso, pipoca para microondas, temperos prontos.

Então, é bom abrir o olho e ler, tintim por tintim, os rótulos dos alimentos. Eles devem trazer, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todas as informações referentes ao conteúdo dos alimentos.

Maus hábitos

Pesquisas do Instituto Nacional do Câncer mostram que o câncer é uma doença de estilo de vida e 30% dos casos são causados pelos maus hábitos alimentares.

DIÁRIO DE SANTA MARIA
Fonte: Clic RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...