terça-feira, 31 de agosto de 2010

Muitas vezes o perigo de doenças está dentro de casa

Especialistas dão dicas simples de como evitar a contaminação durante o preparo das refeições.

Pequenos descuidos no preparo os
alimentos podem provocar doenças, como infecções intestinais, diarréias, indisposições ou até mesmo complicações gástricas mais graves. Boa parte da contaminação de alimentos não ocorre em restaurantes ou lanchonetes, mas em ambientes residenciais. Por isso, a adoção de boas práticas de higiene é fundamental para a prevenção de surtos e proliferação de doenças causadas por alimentos.

“A principal ação de higiene pessoal é a lavagem das mãos. E, por incrível que pareça, é no que as pessoas mais se descuidam”, afirma a farmacêutica bioquímica Lizziane Toledo, da Labor Foods, que palestrou na quinta-feira (26) durante o Ciclo de Palestras RISA/Risotolândia, em Araucária. Outros hábitos comuns podem provocar a contaminação dos alimentos, como por exemplo a utilização de um mesmo utensílio ou recipiente para o preparo de diferentes alimentos. “Usar a mesma tábua para cortar carne crua e uma salada pode ser um perigo”, alerta a bióloga Clarissa Bergamaschi, da Labor Foods, que também participou da palestra.

As especialistas em Microbiologia alertam ainda para os cuidados necessários no preparo de alimentos que misturam vários ingredientes. “Quanto maior a manipulação, maior o risco de contaminação”, diz Lizziane, lembrando mais uma vez que as mãos e unhas muitas vezes são ambientes propícios para a proliferação de microorganismos, como bactérias nocivas à saúde e, por isso, devem ser constantemente higienizadas. “Alimentos mistos, como salpicão ou saladas que misturam vários ingredientes, são os que apresentam maiores riscos de contaminação”, lembra Clarissa. Em seguida, os maiores índices de contaminação estão nos alimentos com ovos, como maionese, por causa do risco da salmonela; as carnes vermelhas, quando não bem cozidas, fritas ou assadas; e as sobremesas.

Há mais de 250 DTA’s catalogadas e a grande maioria se prolifera nas casas. As pesquisas apresentadas pelas palestrantes mostram que 40,7% das contaminações acontecem em residências, enquanto 22,4% nos restaurantes e 9,7% em escolas. É comum as pessoas não conseguirem detectar o que pode ter lhes causado indisposições gástricas, já que o mal estar pode acontecer até dias após a ingestão de alimentos contaminados.

A Microbiologia foi o tema da primeira palestra do VII Ciclo de Palestras promovido pela Holding Campodoro, na Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba. O Ciclo começou nesta quinta-feira e termina na sexta. A palestra sobre Microbiologia foi proferida pela farmacêutica bioquímica Lizziane Toledo e pela bióloga Clarissa Bergamaschi, da empresa Labor Food, especialista em análises microbiológicas de alimentos.

Fonte: Bem Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...