quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Doenças respiratórias se agravam em dias mais secos -

Dias secos e com baixa umidade relativa do ar são frequentes durante este período do ano e podem causar sérios danos ao sistema respiratório, inclusive agravando doenças como bronquite, asma e rinite. “Neste período a hidratação é essencial, principalmente para idosos e crianças que são mais vulneráveis a problemas respiratórios”, disse o secretário de Saúde, Carlos Moreira Júnior.

Nos últimos dias, alguns municípios paranaenses estão apresentando índices de umidade relativa do ar abaixo de 30%, o que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) significa que o ar pode ser prejudicial ao organismo. Normalmente quando a umidade do ar é baixa, as pessoas sentem uma leve irritação na garganta ao respirar.

Os problemas respiratórios mais comuns são infecções de faringe, laringe, brônquios, ouvidos, meninge, mucosa nasal, além da gripe (influenza), pneumonia e resfriado. O tratamento indicado para a maioria das doenças de inverno é repouso, hidratação e medicamentos que amenizam os sintomas, como analgésicos (para dor) e antitérmicos. Porém, se os sintomas piorarem um médico deve ser consultado.

“O importante é manter sempre uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras, bem como manter sempre a hidratação”, recomenda o médico pneumologista da secretaria de saúde, Jonatas Reichert. Para os bebês a amamentação é indispensável, pois tem papel fundamental na proteção da criança. “O bebê que recebe somente o leite materno até os seis meses de vida tem menos chance de adoecer”, garante.

As pessoas que estão resfriadas ou gripadas devem evitar aglomerações. Manter as janelas abertas em ambientes de grande concentração de pessoas favorece a dispersão dos vírus e bactérias causadoras de doenças.

Como se proteger:

- Beba bastante água;

- Participe das campanhas de vacinação;

- Não deixe de fazer exercícios físicos (nadar, correr e caminhar são especialmente importantes porque aumentam a capacidade respiratória);

- Coma alimentos naturais ou principalmente alimentos ricos em vitaminas e proteínas;

- Mantenha limpas as roupas de cama, especialmente cobertas e edredons;

- Ventile os ambientes;

- Evite fumar e conviver com fumantes;

- Lave as mãos com freqüência.

Fonte: Agência de Notícias Estado do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...