quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ENiFarMed consolida importância da inovação em fármacos e medicamentos

A participação massiva de representantes de três importantes pólos da inovação em medicamentos e fármacos do país; governo, indústria e academia; no 4º ENIFarMed - Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos, ratificou o encontro como o mais importante do setor no Brasil.

Órgãos como Ministério da Saúde, Ministério da Ciência e Tecnologia, Anvisa, BNDES, FINEP e INPI; instituições acadêmicas como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Unicamp e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, associações como a Alanac e a Abifina e representantes da indústria privada e pública compareceram em São Paulo, nesta terça e quarta-feira (24 e 25 de agosto), para acompanhar debates e discussões sobre a inovação no setor farmacêutico.

Zich Moyses, diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde e secretário substituto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, aponta o evento como o mais importante do setor. "Com toda a certeza o evento é o mais relevante do Brasil no setor de inovação em fármacos e medicamentos. Normalmente o Ministério da Saúde manda apenas um representante para estes tipos de evento e nesta edição viemos em uma equipe completa", explica Moyses.

Algumas propostas foram validadas, como foi o caso do painel "Estudos Pré-clínicos: visões críticas e propostas para a evolução do setor no Brasil". O moderador Henry Suzuki, diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, definiu que "entre aspectos de ordem prática consensualmente apoiados pelos palestrantes e pela plateia, podem ser destacados: a importância da adoção, no Brasil, de guias para realização de estudos pré-clínicos harmonizados com padrões internacionais (notadamente ICH e OCDE) em detrimento à criação de guias locais; a importância do financiamento governamental de iniciativas que visem à qualificação e certificação internacional de profissionais, de empresas prestadoras de serviços, bem como de toda a cadeia de suprimento de animais e insumos necessários à realização de estudos pré-clínicos". Ao todo foram 18 painéis com mais de 70 participantes, entre moderadores, palestrantes e debatedores, que discutiram temas que perpassaram desde problemas regulatórios à nanotecnologia.


Para os organizadores do evento, o 4º ENIFarMed firmou-se como o mais relevante do setor: "Todo o trabalho de um ano começa aqui no encontro, onde propostas são debatidas e apontadas. Sempre iniciamos a organização do próximo encontro durante aquele que estamos realizando, ou antes. É um trabalho contínuo e constante, que vem sendo melhorado ano a ano, e que busca acompanhar os desdobramentos das propostas e sugestões apresentadas. Esse acompanhamento visa estimular a inovação no setor de fármacos e medicamentos e dar sugestões para políticas públicas relacionadas", explica Mariana Sandroni.

O próximo ENIFarMed acontece nos dias 30 e 31 de agosto de 2011, no Centro de Convenções Rebouças.

Enviado ao Blog da Pharmacia por email

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...