segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Laboratório Teuto implanta serviço de Farmacovigilância

De acordo com as novas normas da Anvisa,consumidores e profissionais da saúde poderão notificar eventosadversos ocorridos durante o uso de medicamentos

Seguindoas novas orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa), o Laboratório Teuto implantou o serviço de Farmacovigilância.A Norma - RDC n.º 04/2009 - estabelece que a indústria informe àagência reguladora, os relatos de eventos adversos relacionada aos seusmedicamentos.

Sempre procurando atender aos requisitos da Agência, principalmentequando as solicitações vêm de encontro aos interesses e necessidadesdos consumidores, o Laboratório Teuto trabalha para garantir que osusuários possam contar com mais este serviço.

Com a Farmacovigilância, o Teuto ficará responsável por receber,identificar e investigar os eventos adversos relacionados aos seusmedicamentos. Também terá de comunicar à sociedade, caso necessário, adescoberta de quaisquer novos riscos relacionados aos produtos. Asnotificações de consumidores e profissionais da saúde são recebidaspela empresa, através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Segundo o farmacêutico Gustavo Rafaini Lloret, analista defarmacovigilância do Laboratório Teuto, o serviço, de acordo com asnovas orientações da Anvisa, foi implantado na empresa há cerca dequatro meses. "Neste primeiro momento estamos em fase de estruturaçãodo sistema. Mas, ao mesmo tempo já alimentando um banco de dados quetornará possível a avaliação do perfil de segurança de nossos produtosno mercado", garantiu.

O analista acrescentou ainda que, o Laboratório deverá a encaminhar osrelatos recebidos à Anvisa, seguindo prazos estipulados de acordo com agravidade. "Para casos mais graves envolvendo ameaça à vida ou atémesmo óbito do usuário, a empresa terá setes dias corridos parainformar o órgão. Atenção especial deverá ser dada para notificaçõesenvolvendo gestantes ou mulheres em período de amamentação", afirmou.

Para o supervisor de marketing do Laboratório Teuto, Aurélio Ramos, afarmacovigilância não trata apenas de um serviço obrigatório, mas simda responsabilidade da empresa. "Estamos agregando mais uma prestaçãode serviço tanto para Anvisa, quanto para os consumidores, comqualidade e seriedade", concluiu.

Texto enviado por e-mail ao Blog da Pharmacia
                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...