segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Intoxicação por medicamentos lidera lista de casos no Civitox

Crédito: Divulgação
O Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox) divulga dados referentes ao primeiro semestre de 2010 envolvendo casos registrados de Intoxicação Humana, Intoxicação Animal e de Solicitação de Informação sobre Agente Tóxico.

Segundo a pesquisa, os casos registrados de intoxicação humana por medicamentos lideram a lista com 193 vítimas. O segundo lugar é ocupado pela intoxicação por animais peçonhentos como o escorpião, com 85 vítimas.
A atenção deve ser redobrada também com os produtos de limpeza. Foram 62 vítimas por intoxicação pelos chamados domissanitários, que são produtos químicos capazes de causar sérios acidentes quando utilizados ou armazenados de forma incorreta. São detergentes, vários tipos de sabão, ceras, desinfetantes, entre outros.
Segundo a farmacêutica do Civitox, Suelen Trentin Sodré, a orientação nos casos de intoxicação é que na dúvida deve se ligar para o número gratuito do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica. “A pessoa deve ligar para ter certeza de que se trata de algum produto tóxico. Já existiram casos de ser necessário amputar perna de criança por picada de serpente. Tem casos em que não vai acontecer nada, mas em caso de dúvida, esperar não é inteligente. Em casos de intoxicação ligar para o serviço ou levar para a unidade básica de saúde mais próxima que eles encaminham”, afirma Suelen.
Suelen lembra ainda algumas recomendações em casos de intoxicação e ressalta que muitas crenças não são recomendáveis, como tomar leite, por exemplo. “Não mexer, não amarrar, não chupar sangue, evitar fazer coisas no achismo. Não tomar medicamentos sem orientação médica, somente porque o vizinho toma e sempre guardar longe de crianças os domissanitários. A maioria dos acidentes envolvendo crianças acontecem porque elas acharam e colocaram na boca”, disse a farmacêutica.
Serviço 
Em casos de intoxicação, o centro integrado de vigilância toxicológica atende 24 horas através do telefone 0800 722 6001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...