quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Consumir folhas verdes reduz risco de diabetes, diz estudo


 http://www.dicasfemininas.net/wp-content/verduras2.jpg

PARIS, França, 19 Ago 2010 (AFP) - Consumir mais vegetais verdes, comoespinafre e outros vegetais folhosos, pode reduzir o risco de sedesenvolver diabetes tipo 2, revelou um estudo publicado estasexta-feira no British Medical Journal (BMJ).

A pesquisa entra em um campo controverso e seus autores alertam que é preciso mais pesquisas para confirmar as descobertas.

Uma equipe de cientistas chefiada por Patrice Carter, da Universidadede Leicester (centro da Inglaterra), revisou seis estudos feitos com200 mil pessoas que exploraram o vínculo entre o consumo de frutas evegetais e o diabetes tipo 2, normalmente ativada na idade adulta.

Comer uma ou meia porção extra de vegetais verdes reduziria em 14% orisco de desenvolver diabetes, mas ingerir mais frutas e vegetaiscombinados demonstrou ter um impacto desprezível.

O diabetestipo 2, a forma mais comum da doença, se espalha rápido entre os paísesde economias em desenvolvimento, à medida que suas populações adotamuma dieta rica em gorduras e açúcar, e seguem um estilo de vidasedentário.

Mais de 220 milhões de pessoas de todo o mundo sãoafetadas pela doença, que mata mais de um milhão de pessoas por ano,segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). À medida que aumenta ataxa de obesidade, o número de mortes poderá dobrar entre 2005 e 2020,acrescentou a OMS.

A alimentação e a prática de exercícios sãoformas de prevenção conhecidas, mas quais alimentos funcionam melhor eporquê permanecem questões sem resposta, em face dos poucos estudosrealizados sobre qualidade.

A equipe de Carter sugere que osvegetais de folhas verdes são úteis porque são ricos em antioxidantes emagnésio. No entanto, é preciso realizar mais estudos para sustentaresta afirmação.

Em um estudo separado, publicado na quarta-feirano British Journal of Pharmacology, cientista chineses informaram queum composto extraído de várias ervas chinesas ajudaram a reduzir oimpacto do diabetes tipo 2 em camundongos.

O composto, conhecidocomo emodina, inibe a enzima chamada 11-Beta-HSD1, que desempenha umpapel na resistência à insulina, hormônio que ajuda a remover o excessode açúcar do sangue.

Segundo o artigo, a emodina pode serextraída das ervas chinesas ruibarbo (Rheum palmatum) e fallopiajapônica (Polygonum cuspidatum), entre outros.

"Os cientistasprecisariam desenvolver elementos químicos que têm efeitos similaresaos da emodina, e estudam quais deles poderiam ser usados comomedicamento terapêutico", disse Ying Leng, do Instituto de MatériaMédica de Xangai.

O diabetes é controlado com injeções deinsulina e a adoção de uma dieta de controle dos níveis de açúcar. Senão for controlada, a doença pode provocar problemas cardíacos,cegueira, amputações e falência renal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...