sábado, 14 de agosto de 2010

EUA aprovam pílula do dia seguinte que funciona até 5 dias após sexo

A Agência de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (FDA, pela sigla em inglês) aprovou nesta sexta-feira (13) a comercialização dos comprimidos ella para contracepção de emergência. O medicamento previne a gravidez quando tomado por via oral, no prazo de até 120 horas (cinco dias) após uma falha do método contraceptivo ou relações sexuais desprotegidas.

O jornal “Washington Post” classificou o produto como “controverso” e afirmou que os críticos condenaram a decisão do FDA, argumentando que o ella também pode causar abortos, embora não haja pesquisas conclusivas neste sentido. Segundo a publicação, defensores do planejamento familiar, por outro lado, comemoraram a nova opção para se prevenir gravidezes indesejadas.

As chamadas pílulas do dia seguinte atualmente disponíveis no mercado se tornam ineficazes 72 horas depois da relação sexual.

O ella, que foi aprovado na Europa no ano passado e já está disponível em 22 países, recebeu aprovação unânime de um conselho do FDA há um mês, de acordo com informações do jornal.

O FDA alerta que o medicamento é de uso emergencial e não se destina para uso rotineiro como um contraceptivo. Será necessário prescrição para a compra da nova droga.

Fonte: Abril.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...