quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Justiça mantém publicidade contra fumo em cigarros

A terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região negou novamente um recurso do SindiTabaco. A decisão mantém as imagens nas carteiras que retratam as possíveis consequências do uso do cigarro. O sindicato impetrou uma apelação cível onde alegava que as imagens impostas pela ANVISA seriam apelativas e desprovidas de informações.



A entidade também considera que, além de serem mentirosas, as fotos são agressivas. Para comprovar a posição, o órgão pedia a realização de uma perícia multidisciplinar. Após analisar o recurso, o juiz federal Guilherme Beltrami confirmou as decisões judiciais anteriores. Para o magistrado, as imagens nos rótulos refletem a pretensão do governo de demonstrar o mal que o cigarro causa à saúde.

Fonte: Gaz

Eu já fiz parte do grupo de fumantes e posso afirmar que as imagens contidas nas embalagens de cigarro não contribuem em nada para que as pessoas parem de fumar.



Os fumantes estão cansados de saber que o cigarro faz mal, mas fumar é gostoso e, ao meu ver, alguns fatores são necessários para que o individuo largue o vicio.



O dinheiro é uma boa causa (o principal motivo de eu ter parado) quando o individuo não tem dinheiro para comprar ele começa a pedir, só que depois de um certo tempo pedindo (quando ele ganha fama de pidão) começa a se sentir envergonhado perante aos amigos e começa a pensar em parar, mesmo porque os amigos começam a negar, já que ele nunca compra. Outro fator é a descoberta de uma doença grave associada ao consumo do produto (não conheço alguém que descubra um câncer e continue fumando). A força de vontade ajuda e muito, conheço varias pessoas que tentaram vários métodos, simpatia e até religião e continuam fumando ou voltam a fumar depois de um determinado tempo.



Ao contrário do que pensa o governo estas imagens alem de não surtirem efeitos ainda servem para piadas como:



- Não quero este maço, este causa impotência... Me dá o que causa aborto, eu sou homem mesmo, não vou engravidar nunca! Hehehe...



- Esse do aborto eu não quero não! Deus me livre, não quero perder um filho... Me de o de impotência, esse pra mim é inofencivo.



- Me da o que amputa a perna, eu não jogo futebol mesmo!...



Portanto, ai vai uma dica - se você quer parar de fumar apele para a força de vontade, antes que você fique duro ou descubra uma doença grave, o que é pior. É difícil, eu sei, mas vale a pena! E para o governo se quer contribuir para a diminuição do consumo de cigarros, aumente o preço.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...