quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Proteína ligada à artrite reumatoide melhora Alzheimer em ratos de laboratório, segundo pesquisadores americanos

Uma equipe de pesquisadores americanos relatou que uma proteína produzida pelo sistema imunológico de pessoas com artrite reumatóide pode reverter as alterações cognitivas em camundongos com alguns sintomas de Alzheimer.
A GM-CSF, uma das substâncias produzidas pelo sistema imunológico em pessoas com artrite reumatóide, é efetiva para remover uma outra proteína em ratos, a proteína amilóide  – principal alvo do tratamento da demência.  A equipe acredita que a GM-CSF estimula células no organismo que quebram a proteína amilóide. O tratamento melhorou a capacidade cognitiva de ratos de laboratório.
Os pesquisadores trataram com a proteína GM-CSF um grupo de ratos geneticamente alterados para mimetizar sintomas de Alzheimer e um segundo grupo de ratos da mesma idade e não alterados geneticamente. Os dois grupos foram separados novamente. Um deles recebeu a proteína GM-CSF e o outro recebeu placebo.
No vigésimo dia de tratamento, os ratos com Alzheimer tratados com a proteína apresentaram  melhorias nos resultados de testes de memorização e aprendizado, com resultados semelhantes àqueles encontrados em ratos “normais”. O grupo que recebeu placebo continuou a apresentar resultados ruins nos testes.
O Dr. Simon Ridley, coordenador de pesquisa da fundação britânica Alzheimer's Research Trust, disse que os resultados positivos em ratos podem ser um primeiro passo importante para qualquer novo tratamento, e um incentivo à equipe na programação de novas pesquisas com seres humanos.
Até que sejam feitas triagens clínicas com seres humanos, os pesquisadores não sabem se esta proteína pode ajudar pessoas com Alzheimer. Uma versão sintética, a leukine, já é usada em tratamentos contra o câncer.


Fonte: Alzheimer’s Research Trust

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...