terça-feira, 24 de agosto de 2010

Simpósio Brasileiro de Bioinformática oferece mini-cursos e traz especialistas ao Brasil

RIO DE JANEIRO - A sétima edição do Simpósio Brasileiro de Bioinformática (BSB 2010) acontece em Búzio no período de 31 de agosto a 3 de setembro, sob a coordenação do professor Sérgio Lifschitz do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio).

A bioinformática permite simulações computacionais nos estudos de comparação de sequência de genes, construção de árvores evolutivas, montagem de fragmentos de DNA, pesquisas com células-tronco e genoma humano. É um estudo de campo com base computacional.

Ao longo do evento, estudantes e profissionais das áreas de biologia, informática, bioquímica e biofísica poderão participar de mini-cursos, como Método de Alinhamento de Seqüências, Probabilidade e Estatística em Bioinformática, Bioinformática Estrutural de Proteínas e Genômica Comparativa: Teoria e Prática.

Nomes como Satoru Miyano, da Universidade de Tokio, que trabalha no Human Genome Center, Steve Bryant, do NCBI (National Center for Biotechnology Information) — o profissional de maior destaque na área nos EUA—, Zhang Yong, Diretor do Beijing Genomics Institute, na China, e Peter F. Stadler, professor de bioinformática da universidade alemã de Leipzig, são os especialistas estrangeiros convidados do BSB 2010. Entre os brasileiros, Marta Mattoso, da Coppe/UFRJ, Maria Emília Walter, da Universidade de Brasília, e Paulo Cavalcanti Gomes Ferreira, da UFRJ e pesquisador do Jardim Botânico, vão debater sobre seqüenciamento de genomas, entre outros temas.

O BSB 2010 é realizado em conjunto com o IWGD (International Workshop on Genomic Databases) e a EBB (Escola Brasileira de Bioinformática). O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e tem o apoio da PUC-Rio, da Fiocruz, da CAPES e do CNPq.

Serviço:

Simpósio Brasileiro de Bioinformática (BSB 2010)

Data: De 31 de agosto a 3 de setembro

Horário: Das 9h às 20h30

Local: Hotel Ferradura Resort, Búzios

Endereço: Rua O, Lote 4, Búzios, RJ

Informações sobre inscrição e pagamento podem ser obtidas pelo site http://bsb2010.inf.puc-rio.br

Fonte:
ABN NEWS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...