terça-feira, 14 de setembro de 2010

Uso de vitamina D pode melhorar o controle da asma por reduzir a inflamação, mostra artigo de revisão publicado no Annals of Allergy, Asthma & Immunology.

Publicado na edição de setembro do Annals of Allergy, Asthma & Immunology, artigo de revisão mostra que a suplementação com vitamina D pode melhorar o controle da asma por inibir o influxo de citocinas inflamatórias e aumentar a secreção de interleucina 10 pelas células T reguladoras e pelas células dendríticas.


Artigo de revisão foi realizado através da coleta de informações no banco de dados da Pubmed de artigos publicados entre 1950 e 2009. O objetivo foi estudar o papel da vitamina D na patogênese da asma e as consequências potenciais da deficiência desta vitamina nesta patologia.


Evidências sugerem que a deficiência de vitamina D está associada ao aumento da reatividade das vias aéreas, diminuição da função pulmonar, piora do controle da asma e possibilidade de resistência aos esteroides usados no tratamento desta doença.


As células epiteliais pulmonares expressam altos níveis de 1α-hydroxylase, que permite a conversão do calcidiol inativo em calcitriol ativo no pulmão. O calcitriol inibe a síntese de citocinas do tipo RANTES reduzindo a inflamação. A vitamina D também aumenta a síntese de interleucina 10 pelas células T reguladoras e pelas células dendríticas e é capaz de induzir a expressão de várias moléculas antimicrobianas como as catelicidinas, que destroem patógenos não virais pela formação de poros nas membranas.


Os pesquisadores criaram a hipótese de que a suplementação de vitamina D pode melhorar o controle da asma, inibindo o influxo de citocinas inflamatórias no pulmão e diminuindo a secreção de interleucina 10 pelas células T reguladoras e pelas células dendríticas. Mais estudos nesta área precisam ser feitos para avaliar esta hipótese.


Outros estudos já identificaram que a deficiência de vitamina D está associada a outras patologias como diabetes mellitus, doenças cardíacas e certos tipos de tumores malignos.


Fonte: Annals of Allergy, Asthma & Immunology de setembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...