terça-feira, 14 de setembro de 2010

Esclerose múltipla: confira algumas dicas para pacientes e familiares enfrentarem a doença

Uma das orientações é não permitir que a enfermidade iniba o doente.



A esclerose múltipla é uma enfermidade que atinge o cérebro e a medula espinhal. É incurável e degenerativa. A doença é uma realidade para 2,5 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, estima-se que haja 35 mil portadores de acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla. Uma pesquisa realizada em São Paulo mostrou que há 15 casos para cem mil habitantes. Por ser invisível e silenciosa, na maior parte dos casos, a esclerose múltipla é mais uma, entre tantas doenças, de difícil constatação e de tratamento tardio. A demora para que o paciente chegue ao diagnóstico fica em torno de cinco anos, conforme o neurologista Rodrigo Thomaz, da Santa Casa de São Paulo. Muito dessa resistência em procurar o médico está no desconhecimento dos sintomas, que surgem em surtos e podem causar tontura, dormência em membros, desequilíbrio e dificuldades para enxergar. A orientação é procurar um especialista sempre que algo diferente ocorrer — dificuldade para enxergar ou para se locomover ou mesmo um cansaço fora do comum.



Dicas para o paciente

• Não se entregue à doença e não permita que ela o iniba. Ficar enclausurado em casa não vai curá-lo.

• Permaneça o máximo possível fazendo suas atividades e não se envergonhe das suas condições,

• Aceite que se trata de uma doença crônica e que você terá de seguir orientações.

• No caso da esclerose múltipla, por exemplo, os sintomas são instáveis — é normal passar por períodos sem qualquer problema e perder a força nas pernas de uma hora para a outra. O importante é ficar sempre em contato com o seu neurologista.
• Acredite no tratamento. Há possibilidade de um diagnóstico bem feito, e a relação com um médico de confiança é muito importante.

• Conheça os seus limites. Isso se aprende com o tempo e com experimentação.

• É normal sentir raiva, medo e tristeza. O problema é viver com esses sentimentos todos os dias. Procure ajuda de um especialista se sentir necessidade.



Dicas para a família

A doença transforma a vida do doente e de quem convive com ele. As rotinas mudam, as necessidades diárias também. Tenha paciência.

• Esteja preparado emocionalmente para dar suporte prático e afetivo.

• Estimule-o a ir a eventos e passear.

• Informe-se e evite prejulgar. Não pense que o paciente está sendo preguiçoso ou negligente com as tarefas.



Fonte: Clic RBS



Entenda o que é a esclerose multipla


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...