terça-feira, 14 de setembro de 2010

ORGULHO DE SER FARMACÊUTICO

A farmácia comunitária do RJ estápassando por transformações que irá quebrar um modelo arcaico da nossaprofissão, onde os empresários fingem que pagam e muitos de nósfingem que trabalham. Finalmente com a fiscalização da lei federal (Lei 5991/73) que determina a presençado farmacêutico em tempo integral durante o horário de funcionamento de umafarmácia, nós poderemos realmente ter a tranqüilidade para trabalhar, pois nãonecessitaremos mais está nos submetendo às práticas pitorescas que entravam aevolução da nossa profissão. Práticas estas, meus amigos, que poderiam serexpostas aos montes aqui, mas ao invés de relembrarmos o passado, gostaria deum exemplo futuro; imaginem que neste momento quando entrar em uma farmácia opaciente virá em busca da informação que você tem para ele, e você vai estarlá. Sabendo disto ele irá te procurar sempre, se você conquistá-lo. Esseprofissional farmacêutico é quem os empresários querem trabalhando, ele faz adiferença para a empresa. Monte o seu cartão de visita com os números dasempresas que você trabalha ou com o seu próprio número, faça-se um profissionaldo futuro e serás bem pago. Acham-se isto impossível, veja como é a relaçãomédico-paciente, não importa a clínica onde ele trabalha, o paciente vai atrásdaquele profissional.

Não sou visionário e sei que isto não acontecerá imediatamente, depois detantos anos de atraso na nossa profissão, está na hora de revertermos isto,vamos trabalhar sim, cada um ao seu modo, mas de alma limpa não a mais tempo deaceitar práticas que nos tiram a chance de demonstrar nossos conhecimentosdurante o nosso expediente e pior, ferem a nós mesmos e aos nossos colegas.Aceitar trabalhar por menos que o piso farmacêutico é um desacato a suaformação acadêmica e a população, chega de trabalhar ou assinar 12 horasganhando por 8 horas para manter o emprego, nós estamos livres disto, repitoaqui as palavras que proferi em reunião, você não é obrigado a ir trabalhar emuma farmácia distante de sua casa porque ninguém quer mais ir, porque você écandidato a uma vaga, novato em uma empresa ou está com medo de perder o seuemprego, negocie o seu salário o piso é o piso, ou seja, o mínimo que você podereceber por àquelas horas. Se te querem trabalhando longe ou em um horárioimpróprio que te paguem mais por isto. Gostaria de dizer neste ponto quecomissão não é salário, o salário negociado está na carteira de trabalho e deveser depositada em conta, a comissão é algo além deste valor, enfatizei esseponto para alguns que não sabem bem os seus direitos, quem tiver dúvida procureo sindicato. 

Para os empresários, especialistas em economia que estão me lendo, deixo amáxima da lei da oferta e da procura, procure por um profissional qualificado eterás o melhor farmacologista e fisiologista do mercado, mas ele não irátrabalhar pelo saláriobásico.                

Nunca se esqueçam, somos os profissionais da saúde naquele momento em umdeterminado local, bairro, cidade ou circunstância. Tenham orgulho disto evalorizem-se. 

Hyndrews Nogueira.
CRFSP - 51720
CRFRJ - 14524

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...