sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Descoberto agente químico eficaz contra parasita da malária

O estudo foi publicado na edição desta sexta-feira, 3 de setembro, pela revista Science.

A equipe da cientista americana Elizabeth Winzeler, do instituto de pesquisas Scripps Reasearch, da Califórnia, descobriu um agente químico eficaz no combate do parasita da malária, doença que mata um milhão de pessoas por ano.

O estudo foi publicado na edição desta sexta-feira, 3 de setembro, pela revista Science. O agente químico descoberto pela equipe da doutora Elizabeth Winzeler demonstrou ser capaz de destruir parasitas da malária circulando no sangue de cobaias de laboratório com a administração de uma dose única da substância. O potencial do agente químico, batizado com o nome de spiroindolone NITD 609, parece tão promissor que os primeiros testes clínicos no homem podem começar no final do ano.

Além das experiências feitas no laboratório americano, uma equipe do Instituto Tropical Suíço também obteve resultados encorajadores com a substância, depois de testá-la em ratos que tinham sido inoculados com o parasita da malária. Normalmente, os ratos de laboratório infectados com o parasita da malária morrem em uma semana. No entanto, uma dose importante do novo agente químico conseguiu curar cinco de seis cobaias infectadas.

Experiências realizadas em outras seis cobaias que receberam uma dose mais fraca da nova substância curaram a doença na metade dos animais. Os pesquisadores também compararam a eficácia do novo agente com outros medicamentos contra a malária, como a artemisinina, atualmente o melhor tratamento existente contra a doença, e consideraram os resultados positivos. Outros testes provaram que o novo agente não é tóxico para as células humanas. Havia pelo menos dez anos, desde a descoberta da artemisinina, derivada de uma planta chinesa, que os cientistas não se entusiasmavam com uma substância contra a malária.

Fonte: Guia Global

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...