quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Brasil é destaque em relatório da OMS sobre acesso a tratamento de AIDS

Relatório da OMS “Em direção ao tratamento universal”.
www.who.in
Progressos muito signicativos foram registrados em muitos países pobres e em desenvolvimento no acesso a tratamento para combater a AIDS e o vírus HIV. Essa é a principal conclusão do relatório “Em direção ao tratamento universal”, publicado na última terça-feira pela OMS, a Organização Mundial da Saúde, o UNICEF - Fundo das Nações Unidas para crianças e adolescentes - em conjunto com o UNAIDS, o Programa da ONU de combate ao HIV/AIDS.

O estudo revelou que houve progressos no acesso ao tratamento em 144 países pobres e em desenvolvimento. Em 15 países, como Botswana, Guiana e África do Sul, o acesso ao tratamento pelas mulheres grávidas portadoras do vírus atingiu 80%, o que ajuda a prevenir a transmissão da doença da mãe para o filho. Outra destaque foi que 8 países, como Cambodja, Cuba e Ruanda oferecem o trtamento com antiretrovirais para toda a população adulta infectada e em outros 14 países, incluindo o Brasil, cerca de 80% das crianças com o HIV recebem tratamento.

Segundo o relatório, no ano passado, 5 milhões e 250 mil pessoas tiveram acesso a tratamento, o que representa 36% das pessoas que precisam da terapia com medicamentos. O aumento foi de 1 milhão e 200 mil pessoas, comparado com os dados de dezembro de 2008. Apesar dos números confirmarem um aumento no acesso a tratamento, o relatório, no entanto, também ressalta que muitos desafios ainda devem ser superados para garantir acesso universal a todos os infectados.

Fonte: RFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...