quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A orientação que só o FARMACÊUTICO pode dar.

Um dos principais trabalhos do FARMACÊUTICO é orientar a população sobre o uso correto do medicamento que foi prescrito na receita médica.


Estas informações básicas, sobre o horário e a maneira como o medicamento deve ser ingerido, parecem irrelevantes, mas não são! O não cumprimento dessas recomendações faz com que o tratamento não seja eficaz ou pode intoxicar o paciente, que por ter esquecido de tomar o remédio em um horário resolveu duplicar a dose para recompensar.


Nas propagandas passa-se a idéia de que o medicamento é seguro, sem contra-indicações, sem efeitos colaterais, estimulando que o paciente faça uso do medicamento, buscando sua cura, sem se preocupar com problemas que ele possa causar.


Casos de intoxicação por uso indiscriminado de medicamentos são comuns na população que, desprovida de informações técnicas, acredita em propagandas e confia em indicações de terceiros. Lembre-se que doenças diferentes podem apresentar sintomas parecidos e que o remédio que curou o outro pode agravar o seu estado de saúde.


A Assistência Farmacêutica é um direito do consumidor e deve ser oferecida por todas as farmácias e drogarias. Por meio da assistência farmacêutica, o paciente poderá tirar todas suas dúvidas sobre o uso correto do medicamento, efeitos adversos, opções terapêuticas, interações medicamentosas ou interações com alimentos.


Mas não basta as Farmácias e Drogarias oferecerem o serviço, o paciente tem que disponibilizar um tempo para receber as orientações e estar disposto a seguir as orientações fornecidas. A proteção e recuperação da saúde só são possíveis através de uma terapia medicamentosa correta, segura, fazendo com que o paciente obtenha o melhor resultado, no menor espaço de tempo, sem prejuízos físicos e mentais.


Se você tem um problema de saúde, procure um médico. Se você tem um tratamento medicamentoso, procure um FARMACÊUTICO.


A fim de orientar os pacientes em suas duvidas sobre medicamentos o Blog da Pharmacia criou o Centro de Informações sobre Medicamentos – CIM para que os pacientes entrem em contato e esclareçam suas duvidas.


Você pode mandar sua duvida sobre medicamentos para nosso CIM clicando na imagem abaixo.

Gladson Curcio Viana
Administrador do Blog da Pharmacia



2 comentários:

  1. Gostaria de parabenizá-los pela iniciativa, tanto do blog em si, como do CIM. Sou farmacêutico, e também acredito que a população tenha o direito de saber o que está tomando, e como tomar da maneira correta, priorizando sua saúde e não o lucro da farmácia ou drogaria. Continuem com essa mentalidade!

    Um grande abraço!

    Luiz Menezes
    http://opiniao-farmaceutica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A iniciativa é excelente, os farmacêuticos precisam de apoia-la!
    Estou tentando mobilizar nossa cartegoria em um movimento,espero contar com o apoio de vcs!

    http://twitter.com/up_farmacia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...