terça-feira, 28 de setembro de 2010

Conhecer os componentes dos cosméticos pode evitar danos à saúde

Observe o que diz a embalagem do seu cosmético antes de usar

Produtos podem conter substâncias perigosas para seu organismo

Sejam tradicionais ou orgânicos, os cosméticos para nossa pele devem ser escolhidos com atenção. Compreender melhor a formulação dos produtos é uma garantia contra efeitos indesejáveis.

— É importante lembrar a extensão que é coberta em nosso corpo por pele. Qualquer dano de maior gravidade causado a esse órgão pode afetar nosso organismo como um todo. A escolha de um cosmético deve levar isso em conta — ensina Consuelo Fernandez Pereira, representante no Brasil da certificadora francesa Ecocert.

Segundo o farmacêutico e pesquisador em cosmetologia Maurício Pupo, alguns componentes, quando em contato com a pele, podem causar irritações e alergias cutâneas, ou mesmo doenças graves.
— Infelizmente, muitos desses componentes estão disfarçados nos produtos que usamos por aromas e corantes que os tornam mais agradáveis — explica.

Cosméticos com ureia, parabenos e formol e aqueles à base de derivados de petróleo são os mais perigosos.

Ureia – É um dos hidratantes mais usados. O que muitos desconhecem é o fato de ela ser proibida para gestantes. A ureia penetra profundamente na pele, podendo inclusive atravessar a placenta e entrar em contato com o feto em formação. Segundo regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), produtos com dosagens superiores a 3% da composição devem ter no rótulo a observação: “Não utilizar durante a gravidez”. A Anvisa ainda proíbe a fabricação de cosméticos com mais de 10% de ureia.

Parabenos – Os conservantes parabenos se comportam como se fossem o estrogênio, hormônio produzido pelo organismo feminino. Estudos recentes levantaram a hipótese de que o uso do conservante na região das axilas pode estar associado ao aumento da incidência de câncer de mama. Podem ser identificados com diversas nomenclaturas: parabens, Methylparaben, ethylparaben, propylparaben e butylparaben.

Conservantes que liberam formol – Além da conhecida toxicidade do formol, estudo realizado na Universidade de Debrecen (Hungria) revelou que o produto pode contribuir para o aparecimento de câncer induzido pela radiação ultravioleta do sol. O consumidor pode se proteger observando cuidadosamente os rótulos das embalagens, procurando pelas seguintes substâncias: quatérnium-15, diazolidinil hora, imidazolidinil ureia e DMDM hidantoína.

Propilenoglicol – Componente usado em ampla variedade de cosméticos como diluente. Seu uso prolongado pode causar alergias e irritações. Em 2005, estudo realizado com mais de 45 mil pacientes na Alemanha confirmou o potencial sensibilizante do propilenoglicol. Para saber se ele consta na composição, verifique a palavra propylene glycol no rótulo traseiro da embalagem.

Óleo mineral e derivados do petróleo – Estão presentes na maioria dos produtos cosméticos devido a suas propriedades emolientes para a pele. Entretanto, estudos recentes, realizados nos EUA e no Japão, associam o uso desses componentes ao aumento da mortalidade por diversos tipos de câncer, como de pulmão, esôfago e estômago, além de leucemia. Isso se deve à presença de um composto chamado 1,4-dioxano. Para identificar a presença desses componentes, basta procurar no rótulo traseiro as palavras paraffin oil e mineral oil.

Corantes e essências artificiais – A Comissão Europeia de Empresas e Indústrias Farmacêuticas afirma que os corantes e as essências podem causar irritações cutâneas. Pessoas com pré-disposição a alergias devem dar preferência a produtos sem corantes e com baixo teor de essências, ou com componentes naturais e orgânicos.

Fonte: Clic RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...