sábado, 3 de setembro de 2011

Cigarro e bebida podem fazer bem ao setor de Saúde


Ministro quer aumentar impostos dos dois produtos para ampliar investimentos

Recife - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informa: cigarro e bebidas alcoólicas podem ser benéficos para o setor de Saúde. Em cerimônia de entrega de 110 novos leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio Grande do Sul, ao lado da presidenta Dilma Rousseff, Padilha defendeu o aumento da tributação sobre os dois produtos para ampliar o investimento em saúde pública.

“Defendo que a tributação sobre álcool e tabaco, tanto federal quanto estadual, reverta em recursos para a saúde”, declarou o ministro.

Padilha também defendeu a ampliação da participação do DPVAT no Fundo Nacional de Saúde — atualmente, 45% do total arrecadado com o seguro são destinados ao setor. O ministro criticou, ainda, a proposta em tramitação no Congresso para a regulamentação da Emenda 29, que fixa
percentuais mínimos do orçamento a serem investidos em Saúde pela União, estados e municípios e afirmou que, se o texto for aprovado, o setor perderá R$ 6 bilhões.

Na cerimônia no Hospital Universitário da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), a presidenta voltou a dizer que é “enganosa” a visão de que a saúde no País não precisa de mais recursos e comentou: “Quando eu digo que é uma visão enganosa dizer que o gasto na saúde no Brasil é suficiente, é porque, se nós quisermos dar um padrão para a saúde brasileira, para o Sistema Único de Saúde, nós precisaremos racionalizar os recursos que temos, assegurar maior número de médicos e garantir maior cobertura para atenção básica.”

Mas, ainda durante o discurso que fez diante de profissionais de saúde gaúchos, Dilma garantiu: “Podemos fazer muito ainda com os recursos que temos.”

Dirceu é mais aplaudido que Dilma e Lula na chegada a congresso do PT

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi mais aplaudido que a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na chegada ao 4º Congresso Nacional do PT, que começou ontem em Brasília. A manifestação, seguida do coro “Dirceu guerreiro / Do povo brasileiro”, marcou o repúdio dos militantes à acusação da Revista Veja de que ele estaria conspirando contra o governo Dilma.

Depois de cumprimentar Dirceu em nome de todos os ex-comandantes do PT, Dilma falou do legado do governo Lula e da responsabilidade que carrega. “Não é herança porque eu ajudei a construir essa pedra. Os erros e acertos dela são meus erros e acertos.” Lula mandou recado: “Oito meses de governo é muito pouco para quem vai governar este país por oito anos.”

Além do evento petista, o que agitou a capital federal ontem foi a revelação de que o presidente do PTB, Roberto Jefferson, sugeriu esta semana, em documento ao Supremo Tribunal Federal (STF), que Lula seja incluído como suspeito no caso do mensalão já que enviava projetos ao Congresso. Segundo o Ministério Público, o esquema consistia no pagamento de parlamentares para votar a favor do governo.

Fonte: O Dia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...