sábado, 6 de agosto de 2011

Descarte de medicamentos: realizada terceira reunião do grupo de trabalho

Nesta quinta-feira (4/8), foi realizada a 3ª Reunião do Grupo de Trabalho Temático de Medicamentos (GTT).  O grupo é responsável pela elaboração da proposta de gerenciamento dos resíduos de medicamentos descartados pela população.

O Diretor Jaime Oliveira coordenou a primeira parte da reunião e reafirmou
o compromisso da Diretoria Colegiada da Anvisa na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), determinação assumida pelo Ministério da Saúde e demais órgãos do governo federal. 

Oliveira esclareceu alguns pontos da Lei 12.305/2010 relacionados às obrigações dos entes da cadeia produtiva no gerenciamento de seus resíduos. Falou, ainda, sobre a disposição do governo para a construção dos acordos setoriais.

Os membros do GTT se organizaram em cinco subgrupos, os quais irão elaborar propostas de modelagem da logística reversa dos resíduos de medicamentos. As alternativas serão levadas para discussão e definição na próxima reunião do grupo, que está prevista para o fim do mês de setembro.

Participaram do encontro 34 instituições nacionais da área farmacêutica, representantes do setor produtivo (indústria, transporte, distribuidor e varejista), do setor de resíduos (limpeza pública, embalagens, resíduos especiais e tratamento), do setor público (prefeitos, secretários municipais e estaduais de Saúde, Meio Ambiente e Agricultura), além de entidades profissionais (medicina, química e farmácia) e instituições de ensino.

Fonte: ANVISA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...