terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Produto natural para os ossos é encontrado no mar

Medicina natural marinha

Um dos mais recentes presentes que a Mãe Natureza deu para a ciência médica parece ser um modelo ideal para o desenvolvimento de novas drogas para fraturas graves, osteoporose e outras doenças dos ossos.

O presente obviamente foi entregue pela natureza há muito tempo, mas só agora os cientistas o encontraram: ele estava bem escondido dentro das cianobactérias que moram nos recifes de coral.

Estima-se que mais da metade dos medicamentos existentes hoje são da família dos "produtos naturais".

Eles vêm de árvores, caracóis, veneno de escorpião, bactérias do solo, plantas e animais. No entanto, até agora apenas alguns poucos vêm do mar.

Jiyong Kong e seus colegas apresentaram o largazole, batizado em homenagem à localidade de Key Largo, na Flórida, onde as cianobactérias marinhas foram identificadas, em um artigo publicado na revista científica Medicinal Chemistry Letters.

Produto natural para os ossos

O composto, diz o grupo, já atraiu a atenção científica por sua capacidade de matar células cancerígenas em experimentos laboratoriais.

As pesquisas agora realizadas incluíram animais de laboratório e mostraram que o largazole tem uma dupla ação inusitada nos ossos feridos ou doentes.

Ele estimula um processo no corpo chamado osteogênese, que inclui o crescimento de novos ossos e a reparação de lesões ósseas.

O Largazole também bloqueia o processo oposto, no qual o corpo reabsorve o osso.

Ambos os benefícios, segundo os cientistas, vêm do efeito do largazole sobre proteínas chamadas histonas desacetilases, que são uma espécie de controle mestre para a produção de proteínas.

Drogas que bloqueiam as histonas desacetilases são usadas atualmente para tratar câncer.

Os pesquisadores também mostraram que produto das bactérias dos recifes de coral, quando misturado com colágeno e fosfato de cálcio, que são componentes dos ossos, ajudou a curar ossos fraturados em camundongos e coelhos de laboratório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...