terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Eleições para os Conselhos via Internet

O presidente do CRF-RJ, Paulo Oracy Azeredo, participou em Brasília, no dia 20 de janeiro de 2011 de reunião no Conselho Federal de Farmácia para discutir a possibilidade de as eleições para os Conselhos, em novembro de 2011, serem realizadas com voto pela Internet.

O sistema WebVoto é uma solução tecnológica para a realização de eleições pela Internet de forma segura e simples. É composta de site específico para cada eleição, com endereço exclusivo na rede. Cada site é desenvolvido para a atender ao regulamento de cada eleição, o que viabiliza a auditoria integral do código-fonte.

O código-fonte de cada site é exclusivo para cada eleição e, por isso, é sempre simples, objetivo, seguro e totalmente aberto para auditoria independente. O sistema foi desenvolvido pela empresa Oak Soluções e já foi utilizado em eleições pela Internet para os Conselhos de Engenharia, Contabilidade, Corretores de Imóveis e Administração. A auditoria independente é feita pela empresa Security Auditorias.

A empresa Oak Soluções presta consultoria pré-eleitoral com os seguintes objetivos de determinar e dimensionar o ambiente operacional conforme as exigências técnicas específicas de cada eleição, levando em consideração o número de eleitores, o período de realização da eleição e suas regras; definir como será a identificação e a distribuição das senhas para votação; informar o eleitor como votar nesse novo ambiente; e definir como será o atendimento ao eleitor durante o período da eleição e outras tarefas essenciais que garantirão o sucesso do processo eleitoral como um todo.

Desse modo, a solução WebVoto permeia a tecnologia e funde-se ao regulamento de cada eleição de modo a garantir:

- o sigilo do voto;
- a certeza da autoria do voto;
- que um eleitor não vota mais de uma vez;
- que o voto é computado corretamente;
- a imparcialidade na votação;
- a simplicidade e a transparência do processo;
- facilidade para pessoas com pouco conhecimento em informática.

Na Reunião Geral dos Conselhos, em março no CFF, será decidido se na próxima eleição a votação será pela Internet.

Fonte: Imprensa CRF-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...