domingo, 21 de novembro de 2010

Sódio nos alimentos industrializados.


A ANVISA publicou recentemente um estudo sobre a grande quantidade de sódio em alimentos industrializados onde o valor de sódio chega a  variar até 14% entre os mesmos produtos de marcas diferentes.

O sódio é um mineral essencial e, nas quantidades certas, se torna muito importante. Sódio é atua em varias funções no nosso organismo como ser o responsável pelo equilíbrio do líquido extracelular, plasma, controle de impulsos nervosos e também na contração dos músculos.

Uma alimentação com elevado teor de sal propicia aumento de angiotensina no coração, o que leva ao crescimento do músculo cardíaco. O excesso de sódio na alimentação está relacionado com hipertensão arterial e edemas (retenção de líquidos).

Sempre que se fala de cuidados com sódio nos alimentos pensamos em salgados e realmente devemos ficar atentos, pois a maior fonte de sódio na alimentação é o cloreto de sódio (NaCl) ou como é conhecido, o sal de cozinha. Este produto tem cerca de 40% de sódio e outras fontes importantes são os alimentos processados (enlatados e conservas).

Porem, devemos prestar atenção nos alimentos doces (biscoitos e balas) que também levam sódio no seu preparo e devido a ser alimentos doces levantam poucas suspeitas em relação a quantidade de sal presente.

De acordo com uma embalagem de jujubas em 100g (30 jujubinhas) o teor de sódio é de 50mg. Segundo informações de um site, em 100g de chocolate ao leite temos 82,14mg do cátion, em 100g de marshmallows o valor é um pouco maior, 89,29mg, já no chocolate instantâneo em pó preparado com leite integral para ½ xícara o teor chega a 440mg de sódio.

Bom, esta nota não tem caráter cientifico, pois não foi feito nenhum estudo dos produtos supra-citados. Esta matéria serve para ficarmos atentos e, quem sabe, alertar também as autoridades responsáveis para uma maior investigação dessa substancia em alimentos doces também. 

Gladson Curcio Viana
ADM do Blog da Pharmacia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...