sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Paricalcitol pode reduzir a albuminúria em pacientes com nefropatia diabética, segundo artigo publicado no The Lancet

A ativação do receptor seletivo da vitamina D com o uso de paricalcitol para a redução da albuminúria em pacientes diabéticos do tipo 2 foi avaliada em estudo randomizado e controlado publicado no periódico The Lancet. Este medicamento é normalmente indicado para a prevenção do hiperparatiroidismo secundário associado à insuficiência renal crônica.

Apesar do tratamento com inibidores do sistema renina angiotensina aldosterona, pacientes diabéticos aumentaram o risco de progressão para a insuficiência renal crônica associada à albuminúria. O objetivo do presente estudo foi avaliar se o uso do paricalcitol reduz a albuminúria em pacientes com nefropatia diabética.

O estudo randomizado, controlado com placebo e duplo-cego avaliou pacientes diabéticos tipo 2 e com albuminúria que estavam recebendo inibidores da enzima de conversão da angiotensina ou bloqueadores dos receptores da angiotensina. Os 281 pacientes receberam placebo (n=93), ou 1 micrograma de paricalcitol ao dia (n=93) ou 2 microgramas de paricalcitol ao dia (n=95). Este último grupo apresentou uma redução precoce e sustentável na relação albumina/creatinina urinária. A incidência de hipercalcemia ou de eventos adversos foi semelhante nos três grupos.

Os resultados indicam que o uso de 2 microgramas de paricalcitol ao dia associado ao uso de inibidores do sistema renina angiotensina aldosterona reduz de maneira segura a albuminúria em pacientes com nefropatia diabética e pode ser uma nova estratégia para a diminuição das complicações renais em pacientes diabéticos tipo 2.

Fonte: News Med

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...