quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Abuso de suplementos alimentares pode trazer sérios danos à saúde

stock.xchng, divulgação / 
Suplementos alimentares sempre foram um grande aliado dos atletas
Foto:  stock.xchng, divulgação
Seja para manter a energia durante as atividades ou para ganhar massa muscular, os suplementos alimentares sempre foram um grande aliado dos atletas na busca por uma performance cada vez melhor.

Essas substâncias, à base de proteínas, aminoácidos e açúcares, caíram no gosto dos esportistas, ganharam cada vez mais adeptos, saíram das academias e ocuparam espaço até nos consultórios médicos. A Vigilância Sanitária, porém, mesmo tendo flexibilizado algumas das normas que regem o consumo dos suplementos, decidiu pedir mudanças na forma de publicidade dos produtos e alertar para excessos no uso (veja as indicações abaixo). Há relatos que vão de problemas intestinais até malefícios renais e hepáticos decorrentes do abuso das substâncias.

Segundo o nutricionista especialista em alimentação esportiva Vitor Hugo Correia, antes de procurar uma loja especializada, os pacientes devem pedir ajuda de um profissional da nutrição — médicos nutrólogos ou nutricionistas — para determinar que tipo de suplemento deve ser consumido.

Ele alerta que, ao se introduzir uma substância não natural no corpo, sem a devida orientação, os resultados podem ser bastante negativos.

— Os efeitos negativos incluem problemas de fígado e rins e aumento de peso. Isso acontece, em geral, porque o corpo precisa trabalhar mais para metabolizar os suplementos.

Para a psicóloga Ana Paula Pongelupe, o uso de suplementos alimentares pode esconder outro problema.

— O consumo errado desses produtos pode mostrar uma excessiva busca pelo chamado "corpo perfeito". Além de prejudicar a saúde, abusar de suplementos pode ser um sintoma de uma excessiva preocupação com a aparência — afirma.

Uso correto traz benefícios

O nutricionista Vitor Hugo Correia lembra, no entanto, que quando consumidos corretamente os suplementos são extremamente úteis.

— Sem eles, é bem mais difícil trabalhar o corpo ou manter a energia em atividades mais intensas. Mesmo pessoas que não são esportistas, mas que vêm de situações em que permaneceram muito tempo paradas, como internações hospitalares, podem utilizar os produtos para recuperar a massa muscular — afirma.

O educador físico Renan Reis, 26 anos, demorou a descobrir o potencial da suplementação alimentar. Ele assegura que, quando começou a pesquisar melhor o uso de suplementos, muitos mitos caíram por terra.

— Nos últimos anos, a visão do que é suplementação mudou. Antes, as pessoas passavam em frente a uma loja de suplementos e olhavam com preconceito, achavam que era "bomba" — diz.

Parte dessa mudança ocorreu graças às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que modificou substancialmente a maneira com que esses produtos são apresentados.

Fonte: Clic RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...