quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Pirulitos medicamentosos

_____Remédios, com forma e gosto de doces, são a maneira que a Farmacotécnica encontrou de facilitar a administração de fármacos para crianças.

_____Brasília- Administrar medicamentos para crianças nem sempre é uma tarefa fácil. Os pais tentam de várias formas, mas o gosto do remédio é queixa comum entre o público infantil. Para facilitar esse processo para o exigente paladar das crianças, a saída são os fármacos de sabor adocicado e aparência que remete a pirulitos e jujubas.

_____Para a farmacêutica da Farmacotécnica, Leandra Sá de Lima, esse tipo de manipulação promete ser sucesso entre a criançada e os pais. "É uma maneira mais fácil de colaborar com a saúde do público infantil. Além disso, os pais percebem como esse diferencial facilita a administração de medicamentos para as crianças", afirma Leandra.

_____Apesar de serem adocicados e indicados para várias crianças, pirulitos e jujubas medicamentosas não contêm açúcar. São uma alternativa para o caso de pacientes pediátricos que têm, por algum motivo, dificuldade de ingerir outras formas farmacêuticas.

_____"Essa opção de medicamento é muito usada para pacientes que precisem ingerir substâncias como zinco e nitrofurantoina. Ambas, indicadas no tratamento de deficiência de crescimento e refluxo urinário, respectivamente, têm sabor desagradável. Antifúngicos, utilizados para o tratamento de candidíase oral (nistatina), também podem ser administrados nessas formas", diz Leandra Sá.

_____Os pirulitos e jujubas se dissolvem lentamente na boca, liberando o fármaco para absorção através da mucosa oral e sublingual, ou para ação local. Uma parte do ativo dissolvido na saliva é ingerida e absorvida no trato gastrointestinal. Esta forma farmacêutica é especialmente indicada para pacientes com dificuldade de deglutição de formas farmacêuticas sólidas, tais como cápsulas e comprimidos.

_____"Os pirulitos são interessantes para os fármacos que necessitam de ficar em contato com a mucosa por um longo período, como no caso das estomatites e aftas graves", explica Leandra. "Já as jujubas, são muito interessantes para aqueles pacientes que precisam tomar um medicamento por longo período e que, só de ver o frasco, já se recusam", completa.

_____Segundo Leandra, apesar de ser uma forma farmacêutica que aumenta a adesão dos pacientes pediátricos nos tratamentos, os ‘doces medicamentos' não são muito utilizados no Brasil. "Nos Estados Unidos, esta opção de tratamento é muito utilizada. Mas no Brasil, muitas vezes, cai no esquecimento dos médicos. É interessante que os pais solicitem ao médico essa forma para aliviar o sofrimento que algumas crianças têm em consumir medicamentos", pontua a farmacêutica.

_____Vale lembrar que é fundamental que o remédio seja mantido longe do alcance das crianças e prescrito por um médico. "Embora a forma farmacêutica seja ‘divertida', sempre há um gosto residual de remédio no produto, deixado propositadamente para que a criança não pense que é ‘balinha'. Assim, evitamos que ele queira comer o produto como se fosse um doce", conclui Leandra.

_____Perfil da Farmacotécnica - A Farmacotécnica - Instituto de Manipulações Farmacêuticas, empresa genuinamente brasiliense, oferece assistência farmacêutica há 33 anos, com o objetivo de dar opções ao médico de prescrever o medicamento sob medida e na dose certa para cada paciente. Para isso, trabalha com farmacêuticos especializados em manipulação, credenciados pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). A sua missão é manipular medicamentos com precisão, produzir e comercializar produtos diferenciados no mercado. Atualmente, a Farmacotécnica conta com oito farmácias equipadas com laboratórios de última geração. Sua estrutura compreende laboratórios de sólidos, semi-sólidos e de líquidos, laboratórios de controle de qualidade, e uma chácara de cultivo de ervas medicinais.

Fonte: Portal Fator Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...