quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PUBLICADA A PRIMEIRA PORTARIA BRASILEIRA SOBRE FARMÁCIA HOSPITALAR


Os farmacêuticos hospitalares brasileiros iniciam o ano de 2011, tendo como marco político a publicação da Portaria do Ministro da Saúde Nº 4.283, que aprova as diretrizes e estratégias para organização, fortalecimento e aprimoramento das ações e serviços de farmácia no âmbito dos hospitais.

Publicada no último dia útil do ano de 2010, a referida portaria foi fruto de intenso trabalho político realizado pela Sbrafh nos últimos 16 anos, em parceria com o Conselho Federal de Farmácia e Departamento e Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde-MS.

O texto da Portaria foi discutido por um grupo de trabalho-GT, constituído através da Portaria No 2139/2010 do Ministério da Saúde. O GT contou com a ativa participação da Sbrafh, Departamento de Assistência Farmacêutica, Conselho Federal de Farmácia, CONASS, CONASEMS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, Confederação Nacional de Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde - SAS/MS, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e FENAFAR. O GT foi coordenado pelo Diretor do DAF, Dr Miguel Nascimento e teve como documento base, O Guia de Boas Práticas de Farmácia Hospitalar e em Serviços de Saúde da Sbrafh. A SBRAFH esteve presente, através da sua Presidente, Eugenie Néri, em todas as discussões



Os trabalhos foram balizados pela incontestável necessidade do farmacêutico na Farmácia Hospitalar e pela urgente definição de estratégias para aprimorar as ações da farmácia hospitalar com foco na segurança do paciente.

A Sbrafh, através de seus Diretores saúda os farmacêuticos hospitalares em 2011, apresenta essa importante conquista política e convida a todos a participarem mais ativamente da Sbrafh para, juntos, conseguirmos implementar as diretrizes definidas na Portaria MS No 4.283.

BAIXE A PORTARIA NO SITE DA SBRAFH 



Enviado por e-mail ao Blog da Pharmacia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...