sábado, 17 de dezembro de 2011

Plano de saúde: o fim da espera?

Agora, as operadoras de planos de saúde terão prazo máximo de 21 dias para marcar suas consultas

Entra em vigor na segunda-feira nova norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que estabelece prazo máximo de 21 dias para que as operadoras de planos de saúde garantam aos consumidores a marcação de consultas, exames e cirurgias.

Outra novidade é em relação às consultas de retorno pelos planos de saúde, que não terão mais limite mínimo de dias entre elas. As consultas básicas (pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia) terão que ser realizadas em sete dias úteis, enquanto os procedimentos de alta complexidade terão que ser garantidos em no máximo 21 dias.

O objetivo é garantir que
os pacientes tenham acesso mais rápido ao atendimento médico, já que as reclamações sobre demora são constantes.


A ANS também quer garantir aos consumidores acesso oportuno a todos os serviços que contratou, além de estimular as operadoras de planos de saúde a promover o credenciamento de prestadores de serviços nos municípios que integram sua área de cobertura.

A nova resolução determina que a operadora ofereça ao menos um serviço ou profissional em cada área contratada, mas não garante que a alternativa seja a de escolha do cliente.

Em caso de descumprimento da norma, os usuários poderão fazer denúncias à ANS através do telefone 0800-701-9656 ou por meio do site  da agência -- o  www.ans.gov.br.

As punições: As empresas que não cumprirem a nova determinação poderão ter a suspensão de seus produtos. Operadoras de planos de saúde do Vale como se anteciparam à regra e criaram mecanismos para diminuir o tempo de espera.

É o caso da Unimed, que criou dois centros de atendimento de especialidades nas cidades de Jacareí e São José dos Campos.

“Nós conseguimos agilizar as consultas com estas novas unidades e o cliente consegue marcar a consulta dentro do novo prazo previsto”, disse Paulo César Prado Junior, gerente de recursos próprios da Unimed de São José.

Fonte: Rede Bom Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...