terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Doenças de férias - Conheça os sete males que se manifestam no verão


Oficialmente, é no dia 21 de dezembro que começa o verão brasileiro. A época mais quente do ano também é o período em que as pessoas estão mais propensas a contrair algumas doenças.

A longa exposição ao sol pode causar desidratação e queimaduras, além de sintomas como dor de cabeça, náuseas, tontura, temperatura elevada do corpo e queimaduras que podem ser de pele vermelha a bolhas. Para prevenir a insolação, recomende aos clientes da farmácia que  não tomem sol entre 10h00 e 15h00 e sempre usem filtro solar.

As micoses aparecem devido à umidade presente na pele, que faz com que os microorganismos apareçam. A doença inicia-se com uma irritação e coceira que causam uma vermelhidão no local, geralmente nas virilhas, pés e unhas.

No que diz respeito à desidratação, as eliminações são
potencializadas e outras formas de evasão da água são criadas, como o vômito. Quando desidratado, o ser humano apresenta sede, fica com a boca e olhos ressecados e não urina regularmente. Pra tratar é preciso fazer repouso em lugares arejados e beber líquidos constantemente.

Podem acontecer ainda a otite, quando entra água no ouvido, causando inflamação e infecção causadas por fungos e a conjuntivite, que é de facíl transmissão, por meio do contato manual.

Durante as férias, as pessoas podem contrair ainda as infecções alimentares. Elas pdem ser simples e curadas em apenas um dia com re-hidratação, mas também gravíssimas ao ponto da fatalidade quando existirem complicações associadas, podem durar até sete dias.

Por fim, as brotoejas, que são as chamadas bolinhas de água que causam vermelhidão e coceira no rosto, pescoço, ombro, barriga ou peito em crianças e adultos. Elas estão diretamente relacionadas com a atuação das glândulas sudoríparas, que trabalham muito durante o verão por causa do excessivo calor e transpiração. A prevenção consta em evitar ambientes e banhos muito quentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...