sexta-feira, 29 de julho de 2011



O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ) convida você, farmacêutico, a participar do 6º Congresso Riopharma de Ciências Farmacêuticas Professor Fernando Gomes Ferreira, que, em 2011, chega a 6ª edição trazendo como tema central “Segurança do Paciente: uma questão de todos e de cada um de nós”.

O congresso será realizado nos dias 8, 9 e 10 de setembro de 2011, no Centro de Convenções SulAmérica, na cidade do Rio de Janeiro, abordando as seguintes áreas de conhecimento: Análises Clínicas, Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar, Indústria, Práticas Integrativas e Saúde Pública.

O evento contará com a presença de ministrantes e palestrantes de renome nacional e internacional, e de autoridades municipais, estaduais e federais.

O 6º Riopharma foi planejado e organizado para você farmacêutico. Venha se juntar a nós nesta discussão de como podemos garantir aos pacientes o uso seguro e responsável dos medicamentos.

Paulo Oracy da Rocha Azeredo
Presidente
Comissão Organizadora do 6º Riopharma

Fármacos são cada vez mais inspirados em produtos naturais

Analgésico do caramujo

Quase 200 anos depois da descoberta da morfina - que foi isolada pela primeira vez em 1804 pelo farmacêutico alemão Friedrich Wilhelm Adam Serturner da Papaver somniferum - a indústria farmacêutica descobriu na toxina do caramujo marinho Conus magnum um peptídeo que, com apenas algumas modificações estruturais, tornou-se mais potente que o analgésico e alguns de seus derivados utilizados para aliviar dores crônicas.

Aprovado em 2004 pela Food and Drug Administration (FDA) - a agência regulatória de alimentos e fármacos dos Estados Unidos - e lançado sob a marca Prialt, a versão sintética do princípio ativo do molusco marinho é um exemplo ilustrativo de como a biodiversidade continua sendo uma fonte inesgotável de novas arquiteturas moleculares para o desenvolvimento de novas drogas e produtos cosméticos e agroquímicos.

A avaliação foi feita pela professora Vanderlan da Silva Bolzani, na palestra que proferiu

Consumo de antipsicóticos cresce entre crianças e idosos

Dados de um recente boletim divulgado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mostram que a maior parte (44%) dos 143 tipos de medicamento controlado à venda no país servem para tratar transtornos mentais e comportamentais. Os antipsicóticos, indicados principalmente para esquizofrenias e transtornos bipolar e maníaco-depressivo, respondem por 16,1% do total. Os antidepressivos vêm em seguida, com 15,4%.

A Anvisa não sabe informar quantas unidades de cada produto foram vendidas nem a frequência do consumo. O mercado de antipsicóticos movimentou

O segredo de um envelhecimento saudável e feliz

Envelhecer bem

Quer escolhamos lutar contra ele ou aceitá-lo como algo natural, o fato é que todos vamos experimentar o envelhecimento.

E envelhecer bem tem sido associado com um assim chamado "efeito positividade", uma tendência e uma preferência por experiências positivas e emocionalmente gratificantes, que marcam as pessoas que envelhecem bem consigo mesmas.

Agora, uma pesquisa realizada pela equipe da Dra. Stefanie Brassen, e publicada na revista científica Biological Psychiatry, explica como e quando esse efeito funciona no cérebro

sábado, 23 de julho de 2011

Enxaguante bucal é suspenso pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, nesta sexta-feira (22/7), os produtos Enxaguatório Bucal Oral B Sem Álcool Menta e Enxaguatório Bucal Oral B Sem Àlcool Hortelã nos tamanhos 2l, 750ml e 500ml. Os produtos, que apresentaram desvio de qualidade são fabricados pela empresa Laboratórios Rety de Colômbia S/A e importados pela empresa Procter & Gamble do Brasil S/A.
A suspensão durará o tempo necessário para a regularização dos produtos junto a Agência e tem validade imediata após divulgação da medida no Diário Oficial. As pessoas que já tiverem adquirido algum produto dos lotes suspensos devem

I N S C R I Ç Õ E S - 6º R I O P H A R M A

Fique por dentro, leiam as instruções:

A inscrição é feita exclusivamente pela Internet, até 30 de agosto de 2011.
Após 30 de agosto de 2011 as inscrições só poderão ser realizadas nos dias 8, 9 ou 10 de setembro de 2011 na secretaria do congresso no local Centro de Convenções SulAmérica.

Saiba mais aqui

Se ja sabe as inscruções faça sua inscrição





Farmacêutico do Rio votará pela internet nas eleições do CRF RJ

Na reunião Plenária de nº 449 de 30 de março de 2011, o presidente do CRF-RJ, Paulo Oracy Azeredo, comunicou que, em janeiro, esteve na sede do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Na ocasião, foi levantada a possibilidade de as eleições deste ano serem realizadas pela internet. Na Reunião Geral dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, realizada em março, o tema retornou à pauta, e o presidente do CRF-RJ se manifestou favorável à realização do pleito pela internet no Rio de Janeiro. A partir de então, passou-se a discutir a possibilidade de implementação do processo por meio de um projeto piloto encaminhado ao Plenário para decisão.

Na reunião Plenária de nº 450 de 13 de abril de 2011, foi discutido o tema “Eleições - Web Voto”, com a presença do diretor da empresa desenvolvedora do sistema e do administrador do CFF. O diretor falou sobre a segurança e a simplicidade de uma eleição online, explicando que

Analgésico supera antipsicótico no tratamento de sintomas da demência

Dor da demência
Muitos pacientes com demência atualmente tratados com medicamentos antipsicóticos poderiam se beneficiar mais de tratamentos à base de simples analgésicos, indica um pequeno estudo.
Especialistas britânicos e noruegueses concluíram que remédios para dor diminuíram significativamente sintomas como

Piso de 10 salários mínimos para o farmacêutico avança no Congresso

No dia 6 de julho de 2011, o presidente do CRF-RJ, Paulo Oracy Azeredo, e a conselheira federal Maria Cristina Rodrigues se reuniram com o deputado federal Paulo Cesar (PR-RJ), em seu gabinete em Brasília.
  
Paulo Cesar é relator na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara Federal do projeto de lei nº 5.359/2009, de autoria do deputado federal Mauro Nazif, que dispõe sobre o piso salarial profissional dos farmacêuticos, fixando-o em dez salários mínimos. Paulo Oracy entregou o ofício nº 023/2011

domingo, 17 de julho de 2011

Atenção, farmacêuticos. Já estão abertas as inscrições para participação no 6º Congresso Riopharma.

Não perca tempo

Café com Informação no dia 25 de julho

No dia 25 de julho, às 18h, na sede do CRF-RJ, acontecerá mais uma reunião "Café com Informação", com apresentação do tema “Atenção Farmacêutica - Planejamento".

O "Café com Informação" é um projeto

CFF abre Consulta Pública nº 02/2011

O Conselho Federal de Farmácia (CFF), com aprovação de seu Plenário, coloca em Consulta Pública nº 02/2011, a Proposta de Resolução que dispõe sobre a responsabilidade técnica em estabelecimentos farmacêuticos. As sugestões devem ser encaminhadas, até do dia 20 de agosto de 2011, à Assessoria Técnica do CFF, no e-mail: jarbas@cff.org.br.
De acordo com o texto da Proposta, a farmácia, drogaria e distribuidora de medicamentos deverá

CFF publica edital e calendário oficial das Eleições 2011

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) divulga o calendário oficial com as datas e prazos referentes às eleições 2011 que serão realizadas nos Conselho Regionais de Farmácia, em todo o País. Dentre os prazos, destacam-se o período para inscrição de candidatos, que será de 1º a 12 de agosto de 2011, e o dia das eleições, marcado para 10 de novembro de 2011.

Trabalhos científicos para Congresso Riopharma podem ser inscritos até 8 de agosto

O principal congresso farmacêutico do Rio de Janeiro chega à sexta edição trazendo inúmeras atividades e presença de palestrantes internacionais. O 6º Congresso Riopharma de Ciências Farmacêuticas “Professor Fernando Gomes Ferreira” está marcado para os dias 8, 9 e 10 de setembro, no Centro de Convenções SulAmérica.

A inscrição de trabalhos participantes poderá ser realizada até o dia 8 de agosto, exclusivamente através do site do evento, sendo obrigatório envio de resumo do trabalho. Os aprovados deverão ser apresentados em forma de pôster na data e horário definidos pela comissão organizadora, divulgada no endereço eletrônico do congresso, a partir de 1º de setembro de 2011.

No momento da inscrição, será obrigatória a seleção da área de conhecimento que embasará os trabalhos: Saúde Pública, Práticas Integrativas, Farmácia, Indústria, Análises clínicas e Farmácia Hospitalar. A análise do material será feita pela comissão científica, mediante avaliação do título, introdução, material e método, resultados, conclusão e relevância, sendo contemplado apenas um participante em cada área do conhecimento.


Uso indiscriminado de analgésicos pode prejudicar o coração

Eles também podem causar perda gradual da audição

O uso indiscriminado de analgésicos antiinflamatórios pode aumentar o risco de fibrilação atrial, um tipo comum de arritmia associado a infartos e paradas cardíacas, diz um estudo feito por médicos da Denmark's Aarhus University, na Dinamarca.

Participaram da pesquisa 32 mil pacientes dinamarqueses diagnosticados com fibrilação atrial no período entre 1999 e 2008. Cada um deles foi comparado com outros 10 pacientes que não tinham o problema cardíaco. Os autores do estudo descobriram que as pessoas que usavam em grandes quantidades dois tipos de drogas, os antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) e inibidores Cox-2, tinham respectivamente 45% e 71% mais chances de ter fibrilação atrial do que as pessoas que não usavam - ou usavam pouco -esses analgésicos.

De acordo com os cientistas que realizaram o estudo

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Abertas inscrições para o 6º RioPharma

Clique na imagem acima para acessar o site do congresso e fazer sua inscrição.

sábado, 9 de julho de 2011

Consulta pública propõe redução dos teores de iodo no sal

Proposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada nesta quinta-feira (7/7), quer reduzir a  quantidade de iodo presente no sal brasileiro. De acordo com a consulta pública no35, da Agência, somente o sal, que possui entre 15 e 45 mg de iodo a cada quilo do produto, será considerado próprio para consumo humano.
 
Atualmente, o sal comercializado no Brasil deve possuir entre 20 e 60 mg de iodo a cada quilo de produto. “Estamos propondo essa redução a pedido da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, pois existem indícios de que o consumo excessivo de iodo pode

6º Congresso RioPharma - Fique atento


       breve mais informações. Aguardem

       Fonte CRF-RJ

domingo, 3 de julho de 2011

ASFF PROMOVE ABAIXO ASSINADO - 30 HORAS JÁ

A ASSOCIAÇÃO SUL FLUMINENSE DE FARMACÊUTICOS PEDE A AJUDA DOS FARMACÊUTICOS E DA NOSSA SOCIEDADE PARA O FOCO EM QUESTÃO ONDE JUNTOS PODEREMOS OBTER UMA PROFISSÃO MAIS DIGNA E UMA QUALIDADE DE SERVIÇO PRESTADO DE GRANDE INTENSIDADE. 

Para assinar o documento digital acesse:

UNIÃO Em favor da redução da carga horária

O Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jaldo de Souza Santos; a Secretária Geral do CFF, Lérida Vieira; o Conselheiro Federal pelo Estado do Ceará, Marco Aurélio Schramm; a Presidente do Conselho Regional de Farmácia pelo Ceará (CRF-CE), Lúcia de Fátima Sales Costa, e o Assessor Técnico do CFF, José Luis Maldonado, estiveram na tarde de hoje, 29 de junho, no Senado, em visita aos Senadores Inácio Arruda (PC do B/CE) e Eunício Oliveira (PMDB/CE) apresentando dados sobre a atividade farmacêutica, em todo o País. As informações servirão de base para a votação do PLC nº 113/2005 (Projeto de Lei da Câmara) que dispõe sobre a jornada máxima de 30 horas para farmacêuticos. Atualmente, o Projeto encontra-se em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado.

Atualmente, a carga horária profissional é de cerca de 40 horas semanais.

Conheça sete funções da serotonina no organismo

Ela regula sono, humor, apetite e ainda ajuda a combater a enxaqueca

Os neurotransmissores representam os mensageiros do cérebro. Eles são substâncias químicas que permitem que os neurônios passem sinais entre si e para outras células do corpo, o que os torna importantíssimos em nossas funções vitais. Há muitas funções e muitos neurotransmissores, mas um deles merece destaque: a serotonina.




A serotonina é um neurotransmissor produzido no tronco encefálico, no núcleo da rafe, e desempenha papel em muitas partes do organismo. Embora, lembra a neurologista Rosa Hasan, do Hospital São Luiz, todas as suas áreas de atuação ainda estejam sendo descobertas pela neurociência, estudos já apontam alguns lugares onde esse neurotransmissor age.

Confira alguns deles.

Mesmo podendo ser delegada, escrituração no SNGPC é responsabilidade do farmacêutico

Em maio, o CRF-RJ publicou a Deliberação 828/2011, que estabeleceu critérios para transmissão da movimentação de substâncias ou medicamentos sujeitos a controle especial junto ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).

No entanto, a fim de esclarecer algumas dúvidas do setor, o Serviço Jurídico do CRF-RJ informa que a nova norma não retirou do farmacêutico responsável técnico a responsabilidade pela supervisão e transmissão dos dados à Anvisa.

A senha de acesso ao sistema e seu eventual uso indevido são de responsabilidade solidária do responsável técnico e legal, em obediência ao artigo 4º § 3º da RDC 27/2007.

“Esclarecemos ainda que a possibilidade de digitação por terceiros não retira a essência do ato, que se mantém autêntico e seguro, mediante a supervisão ininterrupta do farmacêutico responsável técnico. A digitação por outrem não desnatura o ato de transmitir as informações, visto que somente o RT possui o perfil e a senha para utilização do sistema”, destacou o Serviço Jurídico do CRF-RJ em nota.

A Deliberação 828/2011 foi fundamentada em uma decisão análoga do Supremo Tribunal de Justiça, em que exigia que o tabelião formalizasse todos os atos do testamento. A referida corte superior reconheceu a possibilidade de que os serventuários do cartório fizessem o trabalho nos termos mencionado no texto a seguir.

Sexto Congresso Riopharma: três profissionais de Portugal confirmam participação


O CRF-RJ está organizando o 6º Congresso Riopharma de Ciências Farmacêuticas “Professor Fernando Gomes Ferreira”, marcado para os dias 8, 9 e 10 de setembro de 2011, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. O tema desta edição será “Segurança do paciente: uma questão de todos e de cada um de nós”.

O presidente da Ordem dos Farmacêuticos de Lisboa, Carlos Maurício Barbosa, já confirmou presença, assim como os representantes do Instituto Pharmcare, Paula Iglésias e Henrique Santos, também de Portugal. O Instituto desenvolveu um novo método para atendimento farmacêutico na dispensação do medicamento, que será apresentado por Paula no congresso.

Conheça o logotipo do congresso


Veja abaixo quais serão os eixos temáticos do 6º Congresso Riopharma

FARMÁCIA: comunitária com e sem manipulação (alopatia e homeopatia), atenção farmacêutica, radiofarmácia, ética e bioética, educação famacêutica e relações de trabalho.

FARMÁCIA HOSPITALAR: oncologia, terapia nutricional parenteral e enteral, CTI e emergência.

ANÁLISES CLÍNICAS: controle de qualidade, citologia, biologia molecular, bioquímica, microbiologia, imunologia e parasitologia. INDÚSTRIA: farmacêutica, alimentos, cosméticos, kit para laboratório, correlatos e pesquisa clínica.

SAÚDE PÚBLICA: assistência farmacêutica, farmacoepidemiologia, farmacoeconomia, vigilância sanitária, toxicologia (medicina legal e forense, oupacional, ambiental, social e alimentos).

PRÁTICAS COMPLEMENTARES: acupuntura, plantas medicinais, fitoterápicos e florais.

Fonte: CRF-RJ
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...