quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Lançada quinta edição do código farmacêutico brasileiro



A quinta edição da Farmacopéia Brasileira (FB), o Código Oficial Farmacêutico do País, que estabelece requisitos mínimos de qualidade para fármacos, insumos, drogas vegetais, medicamentos e produtos para a saúde, foi lançada nesta terça-feira (14), pelo Ministério da Saúde.

O código contém 592 monografia
da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).
A quinta edição da FB revoga as quatro edições anteriores

s, e 367 delas fazem parte
e será publicada em meio eletrônico, para facilitar revisões e atualizações posteriores, e em papel, numa publicação que será comercializada posteriormente pela Fundação Oswaldo Cruz.
O trabalho foi elaborado por 225 pessoas, entre membros acadêmicos, representantes da indústria farmacêutica, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde, entre outros.

A primeira edição da Farmacopéia Brasileira foi publicada em 1926 e equiparava-se às farmacopéias dos países tecnologicamente desenvolvidos, porém diferenciava-se das demais por já conter descrições de mais de 200 plantas medicinais, a maioria delas de origem brasileira. A segunda edição foi publicada em 1959 e a terceira em 1976. Em 1988, foi publicada a quarta edição, que foi atualizada por vários fascículos até 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...