quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Pesquisa revela migração para derivantes do tabaco


Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer e publicado na edição de novembro dos Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz aponta que há alta prevalência de usuários de produtos derivados do tabaco.

Os resultados mostram evidências de que esteja ocorrendo uma migração para outros derivantes do cigarro. A pesquisa foi realizada com adolescentes de Campo Grande, São Paulo e Vitória, capitais que participaram do último Vigescola, pesquisa que monitora alunos entre 13 e 15 anos de idade, cursando o oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e a primeira série do Ensino Médio. Participaram do estudo o total de 3.501 escolares, que foram indagados quanto ao consumo de tabaco nos trinta dias anteriores à entrevista. As proporções de resposta global foram 72% em Campo Grande, 70,3% em São Paulo e 81,9% em Vitória.

O narguilé foi considerado o produto fumado com maior frequência nas cidades de Campo Grande e São Paulo. Apesar das evidências de que seja tão nocivo para a saúde quanto o cigarro, há uma desinformação da população sobre os danos do narguilé.

Leia mais, e na integra, na Agência Fiocruz de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...