sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O que exatamente no vinho tinto melhora a saúde cardiovascular?


Álcool ou vinho?

Os benefícios do vinho tinto sobre a saúde estão cada vez melhor documentados.

Mas ainda há uma questão que incomoda muitos cientistas.

Por que o suco de uva não produz os mesmos resultados?
Será que o álcool presente no vinho tinto também desempenha um papel na saúde cardiovascular?

O que mais incomoda é que isso iria contra todas as outras pesquisas que estudam especificamente o consumo de álcool.

Comparação do vinho e outras bebidas

Para acabar com a dúvida, pesquisadores espanhóis idealizaram um experimento inédito, totalmente feito em humanos.

Estudos epidemiológicos relacionados ao consumo de vinho e álcool

sábado, 7 de janeiro de 2012

Recorde histórico na contratação de farmacêuticos em 2011


A categoria farmacêutica pode comemorar mais um recorde histórico alcançado em 2011. Ao longo do ano, foram gerados aproximadamente 4.000 novos empregos, o maior número de contratações realizadas nos últimos 50 anos.

“Em parte essa conquista se deveu a união das ações entre Sindicato e Conselho também as oportunidades geradas pela contratação do segundo farmacêutico, o que gerou

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Pesquisa revela migração para derivantes do tabaco


Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer e publicado na edição de novembro dos Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz aponta que há alta prevalência de usuários de produtos derivados do tabaco.

Os resultados mostram evidências de que esteja ocorrendo uma migração para outros derivantes do cigarro. A pesquisa foi realizada com adolescentes de Campo Grande, São Paulo e Vitória, capitais que participaram do último Vigescola, pesquisa que monitora alunos entre 13 e 15 anos de idade, cursando o oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e a primeira série do Ensino Médio. Participaram do estudo o total de 3.501 escolares, que foram indagados quanto ao consumo de tabaco nos trinta dias anteriores à entrevista. As proporções de resposta global foram

Anvisa suspende lotes de medicamentos irregulares


Nesta quarta-feira (4/1), a Anvisa publicou, no Diário Oficial da União, a suspensão de produtos e medicamentos irregulares, além de anunciar o recolhimento voluntário do medicamento Redsai Stress.
A suspensão é definitiva e tem validade imediata após divulgação da medida no Diário Oficial. As pessoas que já tiverem adquirido algum produto dos lotes suspensos devem interromper o uso.


Recolhimento Voluntário

A empresa Bunker Indústria Farmacêutica Ltda fará o recolhimento de todos os lotes e apresentações do medicamento Redsai Stress. O recolhimento é necessário devido ao indeferimento da renovação do registro do medicamento em questão. O produto não deve ser consumido ou comercializado.
Confira os produtos e medicamentos suspensos na tabela abaixo:

CONSULTA PÚBLICA Nº 01, DE 2 DE JANEIRO DE 2012

O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – CRF-RJ, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pela Lei nº 3.820 de 11 de novembro de 1960, em reunião Plenária realizada em 7 de dezembro de 2011,

Adota a seguinte Consulta Pública:

Art. 1º Fica aberto, a contar da data de publicação desta Consulta Pública, o prazo de 30 (trinta) dias para que sejam apresentadas críticas e sugestões relativas à proposta de Deliberação que estabelece critérios para emissão da Certidão de Regularidade do CRF-RJ, condicionado à existência da prestação dos Serviços Farmacêuticos.

Art. 2º Informar que a proposta de Deliberação está disponível na íntegra no sítio do CRF-RJ na internet e que as sugestões deverão ser encaminhadas por escrito para o e-mail: cp01.2012@crf-rj.org.br.

§1° A documentação objeto dessa Consulta Pública permanecerá à disposição dos interessados no endereço www.crf-rj.org.br.

§2° As contribuições recebidas fora do não serão consideradas para efeitos de consolidação do texto final do regulamento.

Art. 3º Findo o prazo estipulado no art. 1º o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro poderá articular-se com os órgãos e entidades envolvidos e aqueles que tenham manifestado interesse na matéria, para que indiquem representantes nas discussões posteriores, visando à consolidação do texto final.

Parágrafo único. A consolidação do texto final da deliberação e o Relatório de Análise de Contribuições serão disponibilizados no sítio da CRF-RJ na internet após a deliberação do Plenário.

Paulo Oracy da Rocha Azeredo
Presidente CRF-RJ

Confira na integra aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...