quinta-feira, 18 de março de 2010

Hormônio feminino pode ajudar no tratamento do câncer de próstata

Estrogênio impede o crescimento das células doentes


Uma pesquisa realizada pela Universidade de Sidney, na Austrália, e publicada na revista especializadaProceedings of the National Academy of Sciences, concluiu que o hormônio feminino estrogênio pode ser um grande aliado no combate ao câncer de próstata. Segundo os pesquisadores, os tumores do órgão masculino carregam dois receptores de estrogênio.

Um deles, o beta, faz com que as células cancerígenas cometam "suicídio", assim que é ativado. Com base neste indicador, os cientistas trabalham na produção de um medicamento que atinja seletivamente os receptores de estrogênio beta.

Para eles, a droga não só inibiria o crescimento do câncer, mas também mataria as células cancerígenas que são resistentes ao tratamento convencional. Porém, embora a terapia para bloquear as ações dos andrógenos possa controlar o câncer por muitos anos, os tumores eventualmente param de responder e retomam o crescimento.

Por isso, novos estudos devem ser feitos para que os cientistas descubram uma forma de evitar a resistência natural ao tratamento após alguns anos de uso.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros (atrás apenas do de pele não-melanoma) e a estimativa é de existam 52.350 novos casos em 2010, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

De acordo com o Inca, cerca de três quartos dos casos de câncer de próstata no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Porém, a maioria dos homens não sabe que tem a doença por receio de fazer os exames preventivos. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o diagnóstico precoce é fundamental.

Caso a doença não seja detectada a tempo, pode causar infertilidade, impotência sexual, infecção generalizada, problemas urinários e até a morte.

Os homens devem fazer exames periódicos (toque retal e dosagem do antígeno prostático específico) depois dos 45 anos e, se houver casos na família, a partir dos 40 anos.

Fonte: http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/11038-Hormonio-feminino-pode-ajudar-no-tratamento-do-cancer-de-prostata.htm

Um comentário:

  1. Oi! Tudo bem?



    Meu nome é Felipe Miranda e sou farmacêutico de Salvador-Bahia. Abri recentemente um blog sobre temas na área de saúde. Para inaugurar, abri com um caso clínico para discussão. O objetivo do blog é congregar farmacêuticos para que possamos trocar ideias e discussões legais. Estou te mandando esta mensagem porque acessei o seu perfil no blog e vi que voce tem interesse na área de farmácia clínica e tá com um blog atualizado. O caso clínico é real e atual. o blog é www.farmacopeia.blogspot.com Enfim, aguardo sua visita.



    Grande Abraço!



    Felipe Miranda

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...