sábado, 23 de janeiro de 2010

Profissional de Farmácia tem bom mercado de trabalho

Novos campos de atuação se abrem para o farmacêutico, que pode atuar com manipulação e pesquisa de medicamentos, cosmetologia e até com engenharia genética

Com a implementação do modelo de farmácias autosserviço, na década de 90, o farmacêutico responsável perdeu o seu espaço em favor do aumento de vendas do setor. Com isso, o balconista passou a ser chamado de farmacêutico e os medicamentos à mão do cliente acabaram por estimular a automedicação.

No entanto, desde 2009, o Ministério da Saúde e a Vigilância Sanitária (ANVISA) começaram uma ampla campanha de esclarecimento junto à população, exigindo nos rótulos dos medicamentos a recomendação "consulte um farmacêutico responsável", o que favorece o uso correto e coíbe a automedicação.

"Além disso, uma resolução - também do ano passado - ampliou o leque de atuação, permitindo ao farmacêutico trabalhar com medidas de parâmetros fisiológicos e bioquímicos em drogarias ou farmácias e prestar atendimento domiciliar, orientando os pacientes na promoção e no uso racional de medicamentos", explica a coordenadora do curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Regina Hassegawa.

Segundo a docente, a fitoterapia é outra área em que a atuação do farmacêutico tem crescido muito. O próprio Sistema Único de Saúde (SUS) oferece hoje seis novos medicamentos fitoterápicos em hospitais e postos de saúde. Além de atuar em drogarias, farmácias e na indústria farmacêutica, esse profissional pode trabalhar também na indústria de alimentos, em laboratórios de análises clínicas, em hospitais, na pesquisa clínica, no desenvolvimento e no controle da qualidade de fármacos e nos campos de cosmetologia e de engenharia genética. "É uma área promissora, com um campo de atuação cada vez maior. Tanto que a eficiência dos novos medicamentos é fruto das pesquisas realizadas por farmacêuticos", salienta Regina.

O curso de Farmácia e Bioquímica da UNINOVE tem duração de quatro anos e o seu diferencial está no fato de aliar a sólida formação teórica com a prática profissional. Na UNINOVE, o aluno tem a possibilidade de trabalhar no atendimento comunitário por meio da Farmácia Universitária e dos Laboratórios de Tecnologia Farmacêutica e de Análises Clínicas. "A vivência da prática profissional contribui para a formação do futuro farmacêutico, facilitando o seu ingresso no mercado de trabalho", conclui a professora.

Por todas essas razões, o profissional de Farmácia tem muito para festejar no próximo dia 20 de janeiro, quando se comemora o Dia do Farmacêutico. Para mais informações sobre esse e outros cursos da UNINOVE, acesse o portal www.uninove.br.

Fonte: Portal Jornal do Povo de Tres Lagoas - MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...