sexta-feira, 27 de maio de 2011

Agência suspende propaganda de produtos irregulares

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quinta- feira (26/5), no Diário Oficial da União, a suspensão das propagandas do produto Bomba de Insulina Willcare em todos os meios de comunicação de massa, inclusive na internet. O produto não tem registro na Anvisa.
Também estão suspensas as propagandas dos produtos Lingerie Magnética Senobell, Linha Fitness Anti Celulite, Cueca Magnética, Palminha Magnética, Sandálias Magnéticas, Jarra Azul, Travesseiro Magnético, Colchões Magnéticos, Máscara Magnética, Redutor de Ondas, fabricados pela empresa Soulth North Magnetics do Brasil Ltda., em todos os veículos de comunicação de massa. As propagandas divulgam indicações terapêuticas de produtos que não possuem registro na Agência.
O lote CC91178 do produto Homortrop (Somatropina) 12UI, fabricado pelo Laboratório Químico Farmacêutico Bergamo Ltda, foi apreendido e deve ser inutilizado por se tratar de falsificação. As principais características que diferem o produto falsificado do original são:

Falsificado
Original
Registro nº 10646.0137.001-7
Registro nº 1.0646.0137.002-5
Diluente: 1ml
Diluente: 2ml
Código do cartucho: 600778
Código do cartucho: 600774
Validade: 3 anos
Validade: 2 anos

A suspensão é definitiva e tem validade imediata após divulgação da medida no Diário Oficial. As pessoas que já tiverem adquirido algum produto dos lotes suspensos devem interromper o uso.
 

terça-feira, 24 de maio de 2011

Aprovada deliberação que exclui farmacêutico da digitação dos medicamentos controlados

O presidente do Conselho, Paulo Oracy Azeredo, propôs ao Plenário uma deliberação que define a atribuição do farmacêutico como transmissor da escrituração dos medicamentos controlados no SNGPC.

Paulo Oracy disse que "houve um equívoco na interpretação da resolução da Anvisa. Não é admissível que o farmacêutico seja um mero digitador no programa da empresa, uma atividade burocrática. Pela Portaria 344/99, o farmacêutico vista as receitas e notificação de receitas. Pela RDC 27/07, supervisiona a digitação e com sua senha pessoal e intransferível transmite a escrituração para o SNGPC. Sobra tempo para realizar as Boas Práticas e os Serviços Farmacêuticos."

Os conselheiros presentes na Plenária corrigiram o equívoco na interpretação da norma da Anvisa.

Leia a deliberação
Fonte: Imprensa CRF-RJ

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Agência suspende produtos e medicamentos irregulares

Nesta terça-feira (10/5), a Anvisa publicou, no Diário Oficial da União, a suspensão de alguns produtos e medicamentos irregulares.

A suspensão é definitiva e tem validade imediata após divulgação da medida no Diário Oficial. As pessoas que já tiverem adquirido algum produto dos lotes suspensos devem interromper o uso.

Confira os produtos e medicamentos suspensos na tabela abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A CERTIDÃO DE REGULARIDADE

O Presidente do CRF-RJ, Paulo Oracy Azeredo, vem à presença dos farmacêuticos para esclarecer sobre decisão do Plenário para emissão da Certidão de Regularidade para 2011.

O farmacêutico é contratado por farmácias e drogarias para: 1. Assumir a responsabilidade técnica perante a Vigilância Sanitária (Lei nº 5.991/73); 2. Supervisionar o lançamento de medicamentos no SNGPC – Sistema Nacional Gerenciador dos Produtos Controlados (Res. Nº 27/07 ANVISA); 3. Cumprir com as Boas Práticas Farmacêuticas e a Prestação de Serviços Farmacêuticos em farmácias e drogarias (RDC nº 44/09 ANVISA, Res. 499/08 e 505/09 CFF, IN 01/10 CRF-RJ).

O contrato de trabalho regido pela CLT permite a jornada máxima de 8 horas, mais 1 ou 2 horas de intervalo alimentação/repouso e a remuneração é estipulada em

Anvisa inclui serviços farmacêuticos no controle de antimicrobianos (RDC20/2011)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou a RDC 44/10, que dispunha sobre o controle de antimicrobianos, e publicou, na edição do “Diário Oficial da União” de hoje (09.05.11), a RDC 20, uma nova norma dispondo sobre o assunto e acrescentando os serviços prestados pelos farmacêuticos na dispensação desses produtos, não só nas farmácias e drogarias particulares, como previa a versão original da Resolução, mas também nas farmácias públicas. “A Anvisa, no novo texto, reconheceu o papel relevante do farmacêutico na promoção do uso racional de antimicrobianos”, comemora a Diretora Secretária-Geral do Conselho Federal de Farmácia, Lérida Vieira.

A RDC 44/10 foi alvo de críticas contumazes dos diretores e do Plenário do CFF, devido ao fato de não fazer nenhuma menção ao farmacêutico no contexto do controle de antimicrobianos. O Presidente do Órgão, Jaldo de Souza Santos, reagiu, argumentando que a Anvisa, ao tratar de antibióticos, não estava conseguindo enxergar a importância justo do profissional do medicamento, que é o farmacêutico.

A Diretora Secretária-Geral do CFF, Lérida Vieira, por sua vez, declarou que o erro da Anvisa comprometia a sua própria intenção de racionalizar o uso de antimicrobianos, uma vez que, não incluindo, nesse contexto, os serviços farmacêuticos, ela estava desqualificando a dispensação. “A Anvisa estava cometendo um erro perigoso, pois, ao não prever os serviços profissionais dos farmacêuticos no controle dos antimicrobianos, nas farmácias e drogarias, ela abria espaço para que a ação de leigos nesse sentido”, denuncia.

O CFF ESTAVA CERTO – Lérida Vieira explica que o CFF estava absolutamente correto

domingo, 8 de maio de 2011

HPV: vacina é eficaz no combate ao câncer

No grupo de mulheres que usaram a vacina, a redução da incidência de contaminação nos casos de lesão e verrugas genitais alcançou 99%


Ao contrário do que era difundido, os últimos testes realizados com a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) mostraram que a imunização pode ser feita em homens e mulheres, independente da idade e, até mesmo, naqueles casos onde o indivíduo havia  sido infectado por um dos sorotipos diferentes dos presentes na vacina.

A boa notícia apresentada pelos pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz/Bahia) representa uma nova conquista da Medicina contra o câncer, afinal, o HPV é
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...