sábado, 12 de março de 2011

Federação nacional dos farmacêuticos apresenta reivindicações ao ministro da saúde

Na quinta-feira (03), que antecedeu o feriado de Carnaval, a Federação Nacional dos Farmacêuticos foi recebida pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A Fenafar entregou para o ministro uma carta com as principais reivindicações dos farmacêuticos.

Entre os temas em pauta a inclusão do farmacêutico nas equipes multidisciplinares de saúde e a presença deste profissional das Unidades Básicas de Saúde, para garantir, assim, a correta dispensação dos medicamentos aos usuários do SUS.

A Fenafar também pediu apoio do ministério para garantir a aprovação do substitutivo ao PL 4385/94 que dispõe sobre a farmácia como estabelecimento de saúde, que “somado as medidas que o Ministério vem tomando ao longo do tempo para a estruturação da Assistência Farmacêutica, a aprovação do Projeto de Lei constitui-se em importante anteparo para que projetos como Farmácia Popular possam de fato significar um fortalecimento do SUS e não o contrário, um possível desvirtuamento, ameaça real que precisa ser enfrentada”, explicitou a entidade em documento entregue ao ministro.

Outro assunto pautado foi a necessidade de o país investir mais na produção nacional de medicamentos e a luta contra as patentes pipeline.

Segundo Célia Chaves, presidente da Fenafar, o encontro foi muito produtivo e importante para estabelecer o diálogo entre governo e a entidade representante dos trabalhadores, principalmente porque o ministro se mostrou receptivo às nossas reivindicações e se comprometeu a apoiar as questões apresentadas pela entidade.

Participaram da reunião com o ministro a presidente da Fenafar, Célia Chaves, o vice-presidente Rilke Novato, a tesoureira e secretária adjunta de Finanças da CTB Nacional, Gilda Almeida, o diretor de comunicação Ronald Ferreira e Paulo Sergio Teixeira Araújo, tesoureiro do CRF/SC . Além do ministro, o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do ministério, José Miguel do Nascimento Junior e a senadora Vanessa Grazziotin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...