sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Código de barras bidimensional será usado para rastrear medicamentos

Rastreabilidade de medicamentos

O código de barras bidimensional, também chamado Datamatrix, será a tecnologia usada para garantir a rastreabilidade dos medicamentos comercializados no Brasil. A decisão foi tomada pela Anvisa e faz parte das medidas que implantam o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos.

A tecnologia será a principal ferramenta para garantir a rastreabilidade dos medicamentos, permitindo a recuperação das informações históricas e geográficas sobre o caminho percorrido pelos remédios, da sua produção até a entrega ao consumidor.

Código de barras bidimensional

Ao contrário do código de barras comum, que contém apenas um número de vários algarismos, o bidimensional pode armazenar milhares de informações ao mesmo tempo, como números, letras e outros dados.

Todas as informações vão estar reunidas no Identificador Único de Medicamento (IUM), que estará em cada unidade de medicamento comercializada e será impresso em etiquetas de segurança produzidas especificamente para esse fim.

Além de permitir uma gestão mais eficaz dos riscos na cadeia dos produtos farmacêuticos e dar ao consumidor a garantia de segurança, o código vai permitir identificar fontes de desvios de qualidade e reduzir os custos logísticos dos fabricantes.

Etiquetas de segurança

A Anvisa assinou um termo de cooperação com a Casa da Moeda, que deverá ser a instituição responsável pela produção e distribuição das etiquetas que vão garantir a segurança do sistema de rastreamento e nas quais estará impresso o IUM.

Para aprimorar continuamente os mecanismos de rastreabilidade e autenticidade de medicamentos no país foi criado o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, por meio da lei 11903/09.

A lei prevê que o Sistema será implantado gradualmente em até três anos, sendo o primeiro ano destinado à definição dos requisitos que envolvem os fabricantes e fornecedores de medicamentos.

Fonte: Diario da Saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...