quinta-feira, 19 de março de 2009

Óculos de farmácia prejudicam a visão e causam dor de cabeça

____ Antes de mais nada gostaria de expressar minha opinião particular que bate extamente com o que diz a campanha do CRF-RJ - Farmácia não é um simples comércio.

imagem da campanha
____O envelhecimento da população está envelhecendo. No Brasil, 26% dos cidadãos tem 40 anos de idade ou mais segundo o último cendo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse índice gera aumento no consumo de óculos, a facilidade para adquiri-los em farmácias resulta em prejuízo para a visão.


____De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, a presbiopia, dificuldade para enxergar de perto, é inevitável. Surge por volta dos 40 anos em decorrência do envelhecimento que enrijece a musculatura ocular e o cristalino, diminuindo a capacidade de acomodação, ou foco. Os óculos comprados em farmácias, supermercados e lojas de conveniência podem agravar a doença, além de causar astigmatismo.


____Segundo ele, seis em cada 10 pessoas com presbiopia chegam ao consultório usando os óculos de farmácia para corrigir o problema. São atraídos pelo baixo preço e por acreditarem que a doença é um mal menor.


____O oftamologista orientou que a única forma segura de garantir correção visual adequada é através da prescrição médica. Os óculos de farmácia podem melhorar a visão de perto, ressalta, mas por terem grau aproximado, exigem maior esforço visual. Por isso, podem agravar a presbiopia e provocar dor de cabeça no final do dia.


Fonte: <http://www.sidneyrezende.com/noticia/33616+oculos+de+farmacia+prejudicam+a+visao+e+causam+dor+de+cabeca>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...