domingo, 13 de novembro de 2011

14 de Novembro - Dia Nacional de Controle e Prevenção da Diabetes


Cerca de 10% da população brasileira entre 30 e 69 anos tem diabtetes, mas apenas metade delas sabe. Caso não seja controlado, esse distúrbio prejudica a saúde e pode gerar uma série de complicações. No entanto, quando bem tratada, a doença não interfere na tranquilidade e qualidade de vida.

 Abaixo, algumas dicas para prevenir e identificar a diabetes
:

 - Prevenção: A diabetes tipo 1 (insulino dependente) é uma doença autoimune que, em geral, se inicia na infância ou na adolescência e ainda não pode ser prevenido. Já o tipo 2 (não insulino dependente) atinge entre 80% e 90% dos diabéticos e pode ser evitado em muitos casos, de forma acessível e barata. Basta ter uma alimentação saudável, manter-se no peso ideal e praticar atividade física regularmente. Isso deve ser feito com a orientação de profissionais de saúde.

 - Fatores de risco: Algumas características podem indicar tendência à diabetes tipo 2: obesidade e sobrepeso; sedentarismo; intolerância à glicose identificada por exames; hábitos alimentares não saudáveis; idade avançada; pressão e colesterol altos; familiares com diabetes; histórico de diabetes gestacional; acúmulo de gordura abdominal; e etnia (asiáticos, hispânicos, indígenas e afrodescendentes).

 - Sinais e sintomas: sede excessiva; urinar com frequência; aumento da fome; perda de peso; cansaço excessivo; falta de concentração e interesse em atividades de rotina; vômitos e dores de estômago; sensação de formigamento ou torpor nas mãos e pés; visão embaçada; infecções frequentes; feridas que custam a cicatrizar. Quando aparecem ao mesmo tempo, esses sitomas podem indicar diabetes.

Fonte: WS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...