quinta-feira, 30 de julho de 2009

Farmanguinhos fabrica 210 mil tratamentos contra gripe

Rio de Janeiro, 30 jul (EFE).- O laboratório Farmanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), informou hoje que fabricou 210 mil caixas com tratamentos para a gripe suína, que começaram a ser entregues hoje ao Ministério da Saúde e serão distribuídas em todo o país.


Cada caixa contém dez cápsulas com fosfato de oseltamivir, princípio ativo do antiviral Tamiflu, o medicamento que vem sendo recomendado para a maioria dos casos da gripe em todo o mundo.
Os primeiros 150 mil tratamentos foram entregues hoje e outros 60 mil serão disponibilizados amanhã ao Ministério da Saúde.


As dez cápsulas de cada caixa são suficientes para tratar individualmente um paciente.


A maioria das caixas será enviada aos estados do Rio Grande do Sul e o de São Paulo, os mais afetados pela gripe.


A patente sobre o Tamiflu pertence ao laboratório francês Roche, mas o Farmanguinhos obteve uma licença especial para fabricar tratamentos com o princípio ativo do remédio diante da gravidade da situação.


Segundo o Farmanguinhos os remédios foram elaborados com uma pequena parte de uma carga de 9 toneladas de fosfato de osetalmivir em pó que o Brasil tinha em seus depósitos.
A carga tinha sido importada pelo Ministério da Saúde em 2006, diante do temor de que o país fosse afetado pela expansão da epidemia da gripe aviária, o que nunca ocorreu.


Segundo o diretor do Farmanguinhos, Hayne Felipe da Silva, os tratamentos para a gripe foram encomendados pelo Ministério da Saúde há cerca de um mês.


"A partir do princípio ativo, tivemos uma etapa de desenvolvimento tecnológico. Ou seja, tivemos que adaptar o princípio ativo em uma forma farmacêutica, neste caso cápsulas, antes de começar a produzir em escala industrial o produto para atender a encomenda do Ministério da Saúde", afirmou o diretor do Farmanguinhos.


O Brasil encomendou os tratamentos ao laboratório para poder garantir a demanda do medicamento, atualmente em falta na maioria das farmácias do país, enquanto recebe as 800 mil caixas de Tamiflu que solicitou à Roche.


De acordo com Silva, o Farmanguinhos poderá atender outras encomendas se o Governo solicitar, já que conta com capacidade para produzir até 124 mil caixas do remédio por semana.
O Brasil confirmou até agora 59 mortes pela gripe.


Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados. EFE

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1249160-5602,00-FARMANGUINHOS+FABRICA+MIL+TRATAMENTOS+CONTRA+GRIPE.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...