segunda-feira, 21 de setembro de 2009
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Agência lança 0800 para facilitar acesso da sociedade
Pelo número 0800 642 9782, qualquer cidadão poderá realizar denúncias, obter informações sobre produtos sujeitos a vigilância sanitária (cosméticos, alimentos, medicamentos etc.), orientações aos viajantes e conferir o andamento de processos. O serviço ficará disponível de segunda à sexta, das 7h30 às 19h30,
“ Acreditamos que a central possa atender de forma imediata 80% dos pedidos de informação que chegam à Agência”, afirmou o diretor-presidente, Dirceu Raposo de Mello, ao fazer a primeira ligação para o serviço. Dúvidas muito específicas e técnicas serão registradas e encaminhadas às áreas que terão prazo para resposta.
“ O serviço vai aproximar a vigilância sanitária da população brasileira, do industrial à dona de casa, que se tiver dificuldades de acessar a vigilância sanitária local, vai poder ligar para a Anvisa para denunciar um salame estragado no supermercado, por exemplo”, aponta o deputado federal Tarcisio Perondi (PMDB/RS), presidente da Frente Parlamentar da saúde.
As respostas da área técnica serão encaminhadas à Central, que fará o contato com o usuário por e-mail ou telefone. Os usuários do serviço poderão acompanhar o andamento do atendimento por meio de um número de protocolo que será fornecido ao final de todas as ligações. O serviço é aberto aos cidadãos, empresas e órgãos de vigilância sanitária.
“ Num país que ainda vive um contexto de diversidades regionais e de considerável exclusão digital, a possibilidade da oferta desse serviço por telefone democratiza o acesso à informação em saúde e é um passo importante para garantir a saúde coletiva”, defende a consultora em vigilância sanitária da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) - OMS, Éji Pons.
As informações específicas das empresas serão fornecidas somente mediante a confirmação de dados cadastrais. Todo atendimento será gravado, a fim de garantir maior segurança ao processo. A iniciativa foi recebida com entusiasmo pelo setor regulado. “A expectativa é que esse canal ofereça maior celeridade na resolução das dúvidas, o que será muito benéfico”, afirma a gerente de Legislação Industrial Farmacêutica do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), Rosana Mastelaro.
Além do serviço 0800, a população também poderá se comunicar com a Anvisa por meio de um serviço de Fale Conosco, que ficará disponível no site da Agência.
Informações: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa
Fonte: Noticias da Anvisa
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Novo método diagnostica o câncer de pulmão examinando o ar expirado com nanopartículas de ouro, segundo artigo da Nature Nanotechnology
_____Cientistas descobrem que o diagnóstico de câncer de pulmão pode ser feito através do uso de nanopartículas de ouro que reagem ao entrar em contato com os compostos orgânicos voláteis relevantes neste tumor, segundo artigo publicado na Nature Nanotechnology.
_____Os métodos diagnósticos tradicionalmente utilizados são caros e eventualmente não fazem o diagnóstico de pequenas lesões. Usando os sensores com nanopartículas de ouro, os cientistas podem distinguir a respiração de um paciente com câncer de pulmão e a de uma pessoa sem a doença em uma atmosfera de alta umidade.
_____Os resultados mostram que estes sensores podem formar a base de uma ferramenta diagnóstica barata, não invasiva e portátil para diagnosticar este tipo de tumor.
Fonte: Nature Nanotechnology