sábado, 29 de outubro de 2011

Tramitação PL - 05359/2009 não deixe de acompanhar.


Boletim Acompanhamento de Proposições

    PL-05359/2009 - Dispõe sobre o exercício da profissão farmacêutica e do piso salarial profissional da categoria, e dá outras providências.

          - 25/10/2011      Apresentação do Requerimento n. 3564/2011, pelo Deputado Ademir Camilo (PDT-MG), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia do Projeto de Lei nº 5.359/2009, que "Dispõe sobre o exercício da profissão farmacêutica e do piso salarial profissional da categoria, e dá outras providências." ".

          - 26/10/2011      Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 3609/2011, pelo Deputado Washington Reis (PMDB-RJ), que: "Requer a tramitação pelo regime de urgência urgentíssima do Projeto de Lei nº 5.359, de 2009, com a imediata inclusão na Ordem do Dia".

          - 27/10/2011      Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 3635/2011, pelo Deputado Lincoln Portela (PR-MG), que: "Requer a inclusão na Ordem do Dia do PL 5359/2009".

Fonte: e-Camara

Veja o passo a passo para votar pela internet


1º) Acesse o endereço eletrônico: www.votafarmaceutico.org.br. Nele aparecerá uma tela com informações referentes à eleição sinalizando os Conselhos de Farmácia que aderiram ao voto web. Clique no quadro correspondente ao CRF-RJ.

2º) Em seguida, aparecerá a tela de identificação onde você deverá informar o número de sua inscrição no CRF-RJ e a senha definitiva em mãos. Clique em Iniciar.

3º) Você será direcionado para a tela em que fará a escolha dos candidatos a Conselheiros e Diretoria. Ao clicar na opção “Selecionar Conselheiros Regionais”, aparecerá uma tela com o nome dos candidatos a Conselheiros para o mandato 2012/2015, onde você deverá selecionar apenas quatro candidatos. Caso mais de quatro sejam escolhidos, o voto será considerado NULO.

4º) Para selecionar o candidato

Descoberta brasileira abre nova rota para tratamento do diabetes


Apenas controle

O Diabetes mellitus é uma doença provocada pela deficiência de produção ou de ação da insulina, cujo principal sintoma é a alta quantidade de glicose no sangue (hiperglicemia).

Ela pode causar diversos problemas crônicos, entre os quais a cegueira, a deficiência renal e as doenças cardiovasculares.

Apesar dos esforços, a doença prossegue avançando sem cura. O que existe atualmente é apenas controle.

Mas um estudo desenvolvido no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp deu agora um passo importante para descortinar o entendimento do diabetes.

Citocina protetora

O pesquisador Gustavo Jorge dos Santos mostrou que a citocina anti-inflamatória CNTF (Ciliary Neurotrophic Factor) é capaz de

domingo, 23 de outubro de 2011

Abaixo-Assinado pela aprovação da Redução da Jornada de Trabalho do Farmacêutico


Os cidadãos abaixo-assinados, brasileiros, solicitam de Vossa Excelência apoio imediato para apreciação, votação e aprovação do PLC 113/2005, que dispõe sobre a redução de jornada dos profissionais farmacêuticos para 30 horas semanais. Esta luta é histórica e permanente pela redução de jornada sem redução de salários junto às categorias dos trabalhadores. Em especial, as profissões da Saúde, em que integram os farmacêuticos, entendem que a qualidade do atendimento à população não pode ficar comprometida pelas jornadas extenuantes, muitas vezes em turnos ininterruptos. A reivindicação tem respaldo também em orientação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que defende a redução como forma de melhorar o atendimento à Saúde para pacientes, usuários e trabalhadores no mundo inteiro. Por isso, assumimos esta luta e conclamamos vossa excelência para juntos conquistarmos esta vitória da jornada de 30 horas para os profissionais farmacêuticos. Contamos com o seu compromisso pela saúde do trabalhador.

Informamos que a Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR) , fone (011) 3259-1191 - 3257-9126 está como sua referência no caso sejam necessárias maiores informações.


Este Abaixo-assinado foi criado em 19/08/2011 e já conta com 3848 assinaturas, vamos multiplicar este número!

Farmacêuticos fazem apitaço em SP por salários dignos


Farmacêuticos e estudantes de farmácia ocuparam nesta segunda-feira, 17/10, o centro de São Paulo para exigir salários mais dignos. A mobilização, liderada pelo Sindicato dos Farmacêuticos de São Paulo, contou com o apoio da FENAFAR e da CTB.

A manifestação começou às 13 horas com a concentração de profissionais e estudantes na rua Barão de Itapetininga. Com faixas, bandeiras e balões os farmacêuticos e estudantes distribuíram panfletos informativos para a população, denunciando o atual cenário de desvalorização que atinge os farmacêuticos que atuam em farmácias e drogarias.

Depois da concentração, os manifestantes saíram em passeata pelas ruas do centro, fazendo um apitaço por salários mais dignos.

Negociação salarial

O Sinfar apresentou uma pauta de reivindicações na negociação salarial com o Sincofarma-SP e Sincamesp, que exige um reajuste salarial de 10%, piso salarial de R$ 2.500,00 e vale refeição de R$ 15,00 por dia. O sindicato patronal ofereceu apenas um reajuste de 8%, recusado em assembleia do sindicato.

Conforme afirmou o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos, Paulo Teixeira, em entrevista à FENAFAR, os farmacêuticos não toleram mais a falta de valorização do seu trabalho. O profissional na maioria das vezes não encontra condições de trabalho condizentes, acumula inúmeras tarefas dentro dos estabelecimentos e ganha salários menores que os dos gerentes.

A FENAFAR, que tem entre suas ações prioritárias a campanha Farmácia Estabelecimento de Saúde, apoia a luta do Sinfar que é mais do que uma reivindicação salarial, é parte da jornada para fazer da farmácia e do farmacêutico que nela atua agentes de saúde e, portanto, terem condições de trabalho e salários adequados com esta finalidade.

Fonte: SINFAERJ

Congestão nasal é bem mais do que um nariz entupido


Cientistas descobriram que as informações sensoriais captadas do fluxo de ar inspirado contribuem para a sensação de congestão nasal - o popular "nariz entupido".

O grande problema encontrado no tratamento dessas situações é que a sensação de entupimento que os pacientes sentem nem sempre tem uma relação com um entupimento real.

A sensação desconfortável da obstrução nasal, descobriram os cientistas, tem relação direta com a

Enviada senha para eleição web


O Conselho Federal de Farmácia (CFF) enviou a todos os inscritos, no dia 7 de outubro, a senha provisória para a eleição online (via internet), que acontecerá em todos os Conselhos Regionais no dia 10 de novembro de 2011 para eleger nova diretoria, conselheiros regionais e conselheiros federais efetivos e suplentes do CRF-RJ. 

De posse da senha, o farmacêutico deve desbloqueá-la, alterando-a por outra secreta, no período de 17 de outubro a 7 de novembro de 2011, conforme as instruções descritas na correspondência e no site www.votafarmaceutico.org.br  

Porém, o desbloqueio só poderá ser realizado pelos que estiverem com situação regular no CRF-RJ. O prazo para regularização vai até 9 de novembro de 2011, último dia para o desbloqueio da senha. 

Vale lembrar que o voto é obrigatório, podendo ser realizado de qualquer computador, no período das 8h às 18h (horário de Brasília). Quem não cumprir a exigência legal, na data estipulada, estará sujeito à multa. 

Clique aqui e veja o modelo de correspondência enviado aos inscritos no CRF-RJ. 

Fonte: Imprensa CRF-RJ

FAPESP lança código para garantir a integridade ética da pesquisa


A FAPESP lançou dia 27/9 seu Código de boas práticas científicas, conjunto de diretrizes éticas para a atividade profissional dos pesquisadores que recebem bolsas e auxílios da Fundação. O documento, primeiro do gênero de uma grande agência de fomento brasileira, organiza normas que, em diversos casos, já fazem parte da rotina da Fundação e das instituições de pesquisa, como a necessidade de pesquisadores e avaliadores declararem situações de conflito de interesses ou a importância de conservar os registros da pesquisa após a publicação dos resultados. Em outros aspectos, o código busca definir normas para práticas sobre as quais pode haver interpretações divergentes. No que diz respeito à indicação dos autores de um trabalho científico, por exemplo, estabelece que devem ser incluídos apenas aqueles que, tendo concordado com a indicação, tenham efetivamente dado contribuições intelectuais diretas e substanciais para a concepção e realização da pesquisa. E esclarece que a cessão de recursos financeiros e de infraestrutura “não é condição suficiente para uma indicação de autoria de trabalho resultante dessa pesquisa”.

O código parte do princípio de que todo cientista é eticamente responsável pelo avanço da ciência e que deve conduzir-se "com honestidade intelectual, objetividade e imparcialidade, veracidade, justiça e responsabilidade". “Há uma tendência crescente de trabalhar a ideia das boas práticas de conduta, no âmbito social, econômico e cultural”, disse o presidente da FAPESP, Celso Lafer. A Fundação desde a sua criação tem como critério apoiar

domingo, 9 de outubro de 2011

COMUNICADO - SOBRE VALORES DE ANUIDADES


Aos olhos do Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jaldo de Souza Santos - citado na tribuna do Senado Federal, pela Senadora e farmacêutica, Vanessa Grazziottin (PCdoB/AM) – e de vários presidentes e representantes de conselhos de fiscalização profissional, foi aprovado ontem (05.10), no Plenário do Senado, o Projeto de Lei de Conversão nº 25 (Proveniente da Medida Provisória nº 536/2011) que assegura aos médicos residentes valores atualizados para o exercício da atividade curricular. (Abaixo, a ementa do Projeto de Lei de Conversão nº 25)

Ao Projeto aprovado está apensado uma tabela que assegura aos Conselhos de Fiscalização Profissional os valores de suas cobranças de anuidade. A oposição, no Senado, não concordou com a modalidade de apresentação, por meio de Medida Provisória, entretanto, a aprovação do mérito foi unânime.

Apesar dos valores aprovados terem um teto de R$ 500 (quinhentos reais) para profissional e R$ 250 (duzentos e cinqüenta reais) para não-profissionais, o Conselho Federal de Farmácia assegura a seus profissionais inscritos que o teto a ser cobrado pelos Conselhos Regionais de Farmácia será de

AFANSIR realiza festa de abertura


Foi realizada em setembro a festa de inauguração da Associação de Farmacêuticos da Região de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Rio Branco (AFANSIR). O evento ocorreu no Clube Canto do Rio, em Niterói, e contou com o apoio do SINFAERJ em mais uma mostra de comprometimento com a categoria.
Mesa da abertura na festa de fundação da AFANSIR

A cerimônia contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Farmácia, Paulo Oracy de Azeredo, e dos representantes do SINFAERJ, Francisco Claudio de Souza Melo, presidente da entidade, e o diretor sindical, José Liporage Teixeira.

A nova entidade de classe chega com a missão de proporcionar oportunidade de treinamento técnico-científico nas diversas áreas farmacêuticas, convivência social entre colegas farmacêuticos, além de representar e valorizar o profissional da área.
Profissionais encheram o auditório no evento

A reunião foi iniciada com o discurso de Oracy, enfatizando a importância de uma associação em Niterói, uma vez que o Município concentra cerca de 15% do contingente da categoria no Estado e a necessidade desses farmacêuticos terem uma representação. Defendeu a iniciativa do segundo farmacêutico nas farmácias, lembrando que a medida proporcionou a criação de mais de 2500 novos cargos de trabalho. Em seguida, abordou mais uma vez a questão do salário inadequado e condições de trabalho desfavoráveis e reforçou a idéia da união ser a melhor forma de conquistar essas melhorias. “Não podemos mais aceitar essa posição, mas sozinho não se vai a lugar nenhum. Precisamos do CRF, do Sindicato e das Associações para juntos termos voz”, declarou.

Autoridades e membros da AFANSIR presentes no evento
A união em busca das melhorias também foi defendida no discurso do presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro (SINFAERJ), Francis Claudio, que destacou a importância da união entre as diversas associações de farmacêuticos do Estado e sua fé nelas. Destacou a importância da presença do farmacêutico nas Câmaras Municipais de Saúde visando concursos públicos para categoria e o devido reconhecimento para com a classe. “Não é uma luta fácil, será preciso luta, mas nosso empenho mostrará nosso valor e o quanto realizaremos”, comentou.

Participantes durante o Buffet oferecido no evento
“O objetivo da associação é ouvir os anseios e dificuldades da profissão e em nome dos profissionais fazê-los ser ouvidos”, afirmou Rejane Maria Frizzera de oliveria Carvalho, presidente da AFASIR em seu discurso reafirmando o compromisso da associação com os todos os farmacêuticos da região, mesmo os não filiados e destacando a importância da região para o cenário farmacêutico nacional.

Após a abertura, os presentes puderam aproveitar o Buffet oferecido pela AFANSIR para trocar experiências, fazer novos contatos e conversar com as autoridades presentes no evento.

Fonte: SINFAERJ

Anvisa mantém registro de sibutramina e cancela anfetamínicos


A Diretoria Colegiada da Anvisa decidiu, nesta terça-feira (4/10), pela retirada dos medicamentos inibidores de apetite do tipo anfetamínico do mercado e pela manutenção da sibutramina como medicamento para o tratamento da obesidade, com a imposição de novas restrições.

De acordo com a decisão dos diretores, os medicamentos femproporex, mazindol e anfepramona terão seus registros cancelados, ficando proibida a produção, o comércio, a manipulação e o uso destes produtos. Esses três medicamentos são

sábado, 1 de outubro de 2011

CONVOCAÇÃO PARA AGE SINDHERJ E SINDILAPAC 2011/2012


ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – A ser realizada na sede do Sinfaerj, Rua da Lapa nº 120 sl 605 – Lapa – Centro – Rio de Janeiro – RJ, dia 03/10/2011, Ficam convocados os farmacêuticos dos Hospitais, Estabelecimentos de Serviços de Saúde e Laboratórios de Patologia e Análises Clínicas do Rio de Janeiro. Às 17:30h em 1ª e às 18:00h em 2ª e última convocação com qualquer nº de presentes, com as seguintes O.D.: a) Análise, discussão e aprovação da pauta de reivindicações; b) Autoriz. À Diretoria do SINFAERJ para celebrar CCT com SINDHERJ E SINDILAPAC., e em não prosperando as negociações, abrir mão da CCT e com isso, implantar o Piso Regional nestes segmentos; c) Aprovação da cláus. Contrib. Assist. e d) Assuntos Gerais. Rio, 26/09/2011. Dr. Francisco C. S. Melo – Pres. Do SINFAERJ.

Jogue online contra a Aids


Um jogo online tem ajudado a determinar a estrutura de uma enzima que poderia abrir caminho para remédios contra a Aids.

O jogo, chamado Foldit, permite aos jogadores criar novas formas de proteínas por dobrar aleatoriamente moléculas digitais em suas telas de computador.

Cientistas afirmam que ficaram envolvidos com a estrutura da proteína por mais de uma década. Porém, a comunidade online levou apenas alguns dias para produzir

Só 2% dos infartados souberam reconhecer os sintomas


Orientação do Ministério da Saúde é que a população mantenha um hábito saudável de alimentação. Quando houver indícios dos problema o melhor é chamar o Samu 192


Aperto no peito espalhando para o braço esquerdo, suor em excesso e perda da consciência. Esses são os sintomas clássicos de um infarto, que nem sempre são identificados, de acordo com pesquisa do Datafolha, com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Dos mais de 600 entrevistados que já sofreram um infarto, apenas 2% souberam reconhecer os indícios problema. De acordo com o coordenador-geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Paulo Abrahão, nem sempre é fácil reconhecer a situação. Para ele, a melhor opção é ligar para o Samu 192.

"Os profissionais do Samu chegam ao local, com a ambulância, e conseguem fazer o atendimento e o tratamento precoce também", afirma Abrahão.  As unidades do serviço também estão

Brasileiros desenvolvem fármacos para doenças negligenciadas


Doenças tropicais negligenciadas

Nas últimas décadas, cerca de 1.400 novas moléculas foram autorizadas para testes em humanos para o tratamento de doenças em geral.

Desse total, apenas 16 foram direcionadas para o tratamento de doenças tropicais negligenciadas (DTN).

Doenças tropicais negligenciadas são determinados males infecciosos que se desenvolvem em climas quentes e úmidos e que afetam mais de 1 bilhão de pessoas pobres, principalmente na África, Sudeste Asiático, América Latina e Caribe, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Moléculas alvo

Pesquisadores brasileiros estão tentando cobrir a lacuna desses males esquecidos.

O objetivo é
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...