sábado, 27 de agosto de 2011

Cientistas usam DNA para projetar proteína artificial viva


Vida artificial

"O que estamos fazendo é brincando com
os interruptores biológicos - ligando e desligando
forma completamente nova para estudar doenças.
proteínas - o que nos dará uma
"[Imagem: Science/AAAS]
Cientistas da Universidade de Yale (EUA) conseguiram fazer uma re-engenharia das estruturas produtoras de proteína de uma bactéria.

Segundo o grupo, a demonstração "promete revolucionar o estudo e tratamento de uma variedade de doenças".

Por outro lado, conhecidos como biologia sintética, ou mesmo "vida artificial", esses experimentos levantam vários questionamentos éticos dentro da própria comunidade científica, por não estarem ainda delineados os limites dessas pesquisas.

"Essencialmente, nós expandimos o código genético da E. coli, o que nos permitiu sintetizar formas especiais de

'Farmacêutico deve se mostrar', diz americana sobre profissão no Brasil


Especialista destaca importância de fiscalizar a prescrição de remédios.
Erros de medicação evitáveis custam até US$ 29 bilhões por ano nos EUA.

A figura do médico como autoridade final para indicar um remédio parece estar no passado para Diane Ginsburg, professora de farmácia clínica na Universidade do Texas, nos Estados Unidos. "É preciso ter diretrizes para o uso dos medicamentos", explica Ginsburg. "Seria negligente prescrever medicamentos sem ter o controle exato dos efeitos."

Ex-diretora da associação de farmacêuticos clínicos dos Estados Unidos (ASHP, na sigla em inglês), a norte-americana acredita que o farmacêutico é um profissional que precisa ser valorizado por saber mais sobre medicamentos do que médicos e enfermeiros.

SINFARN REPUDIA IRREGULARIDADES NO DESCARTE DE MEDICAMENTOS


A sociedade potiguar encontra-se novamente em choque com as notícias veiculadas nos últimos dias nos meios de comunicação. Desta vez, o assunto é o desperdício de dinheiro por parte das autoridades que não dão importância à ação dos farmacêuticos nos serviços de saúde.

Estamos presenciando uma falência do sistema de saúde com a falta constante de recursos financeiros para cobrir as necessidades da população, que sofre com a irresponsabilidade e ingerência governamental. A contradição nisso tudo é que milhões de reais vão para o lixo devido à falta de farmacêuticos, profissionais que deveriam ser cada vez mais valorizados pela economia que produzem na gestão da logística dos medicamentos. Sem o farmacêutico não existe planejamento eficaz da compra, guarda e distribuição de medicamentos.

Cientistas descobrem bactéria que impede mosquito de transmitir à dengue


Uma pesquisa realizada na Austrália, pela Universidade de Queensland, desenvolveu uma nova técnica que pode revolucionar o combate ao mosquito da dengue e sua transmissão.  Os cientistas descobriram que uma bactéria chamada Wolbachia pipientis pode impedir que o mosquito Aedes aegypty adquira o vírus responsável pela dengue, desta forma ele passa a não transmitir mais a doença quando pica o ser humano.

Essa bactéria é transmitida de mãe para filho, então os pesquisadores infectaram os ovos do mosquito em laboratório e em médio ou longo prazo, a bactéria se espalhará a toda a população de mosquitos. A ideia dos cientistas é

sábado, 20 de agosto de 2011

Congresso Riopharma conta com a participação de palestrantes internacionais


O 6º Congresso Riopharma de Ciências Farmacêuticas “Professor Fernando Gomes Ferreira”, organizado pelo CRF-RJ, acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de setembro, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. O tema debatido no evento será “Segurança do paciente: uma questão de todos e de cada um de nós”.

Esta edição contará com a presença dos congressistas

Inspetores da qualidade profissional já estão em campo


Os inspetores de qualidade profissional são representantes destacados pelo SINFAERJ para realizar visitas aos estabelecimentos de saúde onde atuam os membros da classe, verificando as condições de trabalho no local, certificando-se de garantir a melhor qualidade para o exercício profissional.

Da esquerda para direita, as inspetoras Tatiane Santos de Oliveira e
Millene Maria da Costa
Durante as visitas, os inspetores irão orientar o farmacêutico a respeito dos direitos previstos nas convenções coletivas vigentes, esclarecer dúvidas e reportar as informações obtidas ao SINFAERJ, estreitando cada vez mais os laços entre o profissional e o sindicato.

Francisco Claudio de Souza Melo, presidente do SINFAERJ, e a inspetora
Tatiane Santos de Oliveira
“Nossos inspetores já estão em campo para ajudar o farmacêutico. A implantação desse cargo é um momento inédito na nossa profissão. Averiguar todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro para garantir a qualidade de trabalho do profissional é uma decisão inédita no âmbito sindical farmacêutico, com o propósito de valorizar ainda mais a profissão”, explica Francisco Claudio de Melo, presidente do SINFAERJ.

Fonte: SINFAERJ

Anvisa apreende medicamento falsificado


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, no Diário Oficial da União, desta sexta-feira (19/8), a proibição da importação e utilização, em todo país, do lote BXB8551 do medicamento Levitra 20 mg por se tratar de produto falsificado.

A fraude foi descoberta durante uma apreensão de produtos importados realizada pela equipe de portos e aeroportos da Anvisa em São Paulo. O produto verdadeiro é fabricado pela Bayer S.A que informou que o lote original foi fabricado em 2002 com validade até 2005.

A apreensão é definitiva e tem validade imediata após divulgação da medida no Diário Oficial da União. As pessoas que possuem o produto devem interromper o uso.

Fonte: ANVISA

Parceria entre presidentes do SINFAERJ e CRF-RJ possibilita atuação conjunta entre inspetores de qualidade e fiscalização


O presidente do SINFAERJ, Francisco Claudio de Souza Melo, e o presidente do CRF-RJ, Paulo Oracy de Azeredo, firmaram em 23 de julho um acordo entre as entidades possibilitando aos inspetores de qualidade do Sindicato atuar em conjunto com a fiscalização do Conselho. Medida mais uma vez primando pelo profissional farmacêutico e a população. Uma vez que com melhores condições de trabalho, melhor será o atendimento prestado aos pacientes.

Paulo Oracy, Presidente do CRF-RJ, e Francisco Claudio, presidente do
SINFAERJ, firmando o acordo de atuação conjunta


“É um grande avanço para os profissionais farmacêuticos, que passam a contar nesse momento com a ida do Sindicato para averiguar as condições de trabalho em que se encontram nossos profissionais. Um anseio antigo da categoria, possível hoje por parte do Sindicato graças a vinculação do imposto sindical à certidão de regularidade. Um ganho sem precedentes para os farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro”, comemora Melo.

Fonte: SINFAERJ

Farmacopeia: Brasil e EUA assinam acordo para capacitação


Especialistas da Anvisa e da Farmacopeia Americana assinaram, nesta quinta-feira (18/8), um acordo para a realização de atividades de capacitação entre as farmacopeias brasileiras e americanas. O objetivo é trazer para o Brasil atividades de capacitação em áreas consideradas prioritárias pela Anvisa e pela equipe da Farmacopeia Brasileira.

Ainda neste semestre pelo menos dois encontros deverão ser realizados entre especialistas brasileiros e norte-americanos. A Farmacopeia é o documento oficial de formulações, monografias e métodos utilizados no desenvolvimento, fabricação e análise de medicamentos. Trata-se de um documento estratégico para que o país tenha

Decisão da Justiça sobre o mandato de segurança impetrado pela Ascoferj


Segue, na íntegra, a decisão do Juiz da 24 Vara Federal do Rio de Janeiro em resposta ao mandato de segurança impetrado pela Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj). 

"DECISÃO 

Trata-se de Mandado de Segurana, com pedido de liminar, impetrado por ASCOFERJ ASSOCIAÇÃO DO COMÉRCIO FARMACÊUTICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO contra ato do PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO onde objetiva que sejam suspensos os efeitos dos artigos 4º e 5º da Deliberação CRF/RJ nº 828/11. 

Afirma que, em 11/05/2011, a autoridade impetrada expediu a Deliberação CRF/RJ nº 828/11, a qual permite, em seus artigos 4º e 5º, que a digitação da escrituração de substâncias ou medicamentos sujeitos a controle especial junto ao

Cientistas descobrem como células de câncer se espalham



Contrações

Pesquisadores europeus descobriram como as células do câncer geram contrações parecidas com as produzidas pelas células musculares para se espalhar pelo corpo.

Uma proteína chamada JAK desencadeia contrações nos tumores que permitem que as células cancerosas se espremam por pequenos espaços e se espalhem.

A pesquisa, publicada na revista Cancer Cell, foi feita

Acompanhamento de Proposições Brasília, quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações.

 
  • PL-05359/2009 - Dispõe sobre o exercício da profissão farmacêutica e do piso salarial profissional da categoria, e dá outras providências.
 - 17/08/2011 Devolvido ao Relator, Dep. Dr. Paulo César (PR-RJ)


Ainda estamos de olho!!
Fonte: e-camara

PL 454/11 torna obrigatória a presença do farmacêutico em locais onde haja medicamentos


O Projeto de Lei 454/11, elaborado pelo secretário-geral do CRF-RJ e presidente do SINFAERJ, Francisco Claudio de Souza Melo, em parceria com o deputado estadual Alessandro Calazans, reconhece a necessidade primordial e torna obrigatória a presença do profissional farmacêutico em locais onde haja medicamentos. Mais uma vez, demonstrando a preocupação com a proteção da população do Estado do Rio de Janeiro.


Da esquerda para direita: Valter Corsionel, assessor do deputado; Dra. Fernanda
Olivaes; Francisco Claudio, presidente do SINFAERJ e o deputado estadual
Alessandro Calazans


Segundo o projeto de lei, passa a ser obrigatória a presença do profissional farmacêutico para prestar a devida assistência quanto ao uso racional em quaisquer estabelecimentos que tenham em seu interior substâncias medicamentosas ou medicamentos industrializados.

“É um projeto de vanguarda. Esperamos com isso diminuir os gastos do governo. Levar o profissional certo ao lugar certo. Ajudando, com isso, a população do nosso estado”, comenta Melo.

Fonte: SINFAERJ

sábado, 13 de agosto de 2011

Anvisa altera resolução que trata de substâncias presentes em cosméticos


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, na última sexta-feira (5/8), uma alteração da Resolução RDC de 16/2011, que trata das substâncias que não devem ser empregadas em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, exceto nas condições e com as restrições estabelecidas. As mudanças normativas constam da Resolução RDC no 38. 

Uma das alterações estabelecidas pela Resolução 38 é a

Como lidar com os efeitos colaterais da quimioterapia

Cuidados naturais

O Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP) elaborou uma série de dicas para que pacientes com câncer controlem os efeitos colaterais dos medicamentos.

Os tratamentos quimioterápicos, radioterápicos e de radioiodoterapia provocam variadas sensações desagradáveis, mas a alimentação pode ajudar no alívio destes sintomas.

Náuseas e vômitos, diarréia, constipação, boca seca ou com feridas, dor para engolir, ausência ou alteração de paladar podem ser amenizados com informações simples e pequenas mudanças nos hábitos alimentares.

"O acompanhamento do médico e, em alguns casos, a prescrição de medicamentos para possíveis reações temporárias negativas é fundamental, mas, em conjunto com isso, o auxílio pode vir da cozinha de casa," comenta Suzana Camacho, gerente do Serviço de Nutrição e Dietética do Icesp.

Náuseas e vômitos

O que você deve fazer:

sábado, 6 de agosto de 2011

Descarte de medicamentos: realizada terceira reunião do grupo de trabalho

Nesta quinta-feira (4/8), foi realizada a 3ª Reunião do Grupo de Trabalho Temático de Medicamentos (GTT).  O grupo é responsável pela elaboração da proposta de gerenciamento dos resíduos de medicamentos descartados pela população.

O Diretor Jaime Oliveira coordenou a primeira parte da reunião e reafirmou

Farmacêutico pode se afastar do trabalho para participar do Riopharma

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro realiza nos dias 8, 9 e 10 de setembro o 6º Congresso Riopharma de Ciências Farmacêuticas com o tema “Segurança do Paciente: uma questão de todos e de cada um de nós”, promovendo a qualificação do farmacêutico em cumprimento a Lei nº 3.820/60, de zelar pela saúde pública, promovendo a assistência farmacêutica.

A Comissão Organizadora do congresso sabe que temporariamente o salário do farmacêutico no Rio de Janeiro está aquém das atribuições e responsabilidades exigidas ao exercício profissional na dispensação de medicamentos e, por isso, estipulou o valor promocional de R$ 160,00 para inscrição no congresso, com direito a um curso no valor de R$ 70,00, que pode ser pago parcelado, favorecendo o preenchimento das 1.200 vagas de congressistas.

O congresso terá

Mais de 3.300 assinaturas em favor das 30 horas. Não deixe de assinar!

Abaixo assinado em favor das 30 horas ultrapassou a barreira das 3.300 assinaturas. 33% de não farmacêuticos. Uma grande adesão da sociedade, porém pouco mais de 2.200 são de farmacêuticos. Precisamos intensificar a campanha. Mande o link para todos os seus contatos de e-mail e facebook. A ASFF não está fazendo pra si mesma, mas sim para toda a classe. Unidos somos mais fortes.

Para assinar clique aqui

Super anticorpo pode levar a vacina universal contra gripe


A hemaglutinina tem sido o alvo de todas as tentativas de
neutralizar o vírus da gripe. [Imagem: NIMR]
Metralhadora imunológica
Cientistas suíços descobriram um anticorpo que ataca todos os tipos de vírus da gripe (influenza A), incluindo gripe suína, gripe aviária, e gripe espanhola.
A pesquisa, publicada na revista Science, pode ser uma rota segura para o desenvolvimento de uma vacina universal contra a gripe, que não precise ser refeita todos os anos.
"Este trabalho representa um desenvolvimento entusiasmador na pesquisa sobre a gripe porque ele lida
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...