segunda-feira, 28 de março de 2011

Estudo indica que capital social pode auxiliar a aderência a medicamentos por idosos

Apesar dos altos custos que a prescrição de remédios impõe aos idosos, somente esse fator não explica a não aderência ao tratamento indicado, já que muitos pacientes usam a medicação independentemente dos custos e outros abrem mão mesmo quando podem pagar. A fim de investigar quais podem ser as causas para essa subutilização de medicamentos, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais e da Fiocruz Minas consultaram 1.134 idosos, maiores de 60 anos, moradores de Belo Horizonte.
Os idosos são, possivelmente, o grupo etário mais medicalizado na sociedade, devido ao aumento de prevalência de doenças crônicas com a idade (Foto: Peter Ilicciev)

“Pacientes que reduzem o custo de medicamentos tomando-os esporadicamente, usando doses menores do que as prescritas ou adiando a reposição podem não alcançar os benefícios completos proporcionados pelo tratamento”, afirmam os pesquisadores, em artigo publicado na revista Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz. “Aliás, esse sistema de não aderência tem sido associado a consequências sérias, incluindo redução de informações sobre seu estado de saúde, aumento de admissões em hospitais e mortes”.

Os resultados apontaram que a aderência aos remédios foi maior para indivíduos com maior coesão ao bairro de moradia e com cobertura pela medicina suplementar. Por outro lado, a prevalência de não aderência foi maior para idosos com pior auto percepção de saúde, com múltiplas condições crônicas e para aqueles que raramente ou nunca obtêm do profissional de saúde esclarecimentos sobre sua saúde ou tratamento.

Segundo os pesquisadores, um dos componentes-chave para a compreensão da subutilização de medicamentos é a percepção de capital social pelos idosos, ou seja, que eles possuem uma estrutura social baseada em reciprocidade ou obrigações mútuas facilitadoras de ações de benefício conjunto, a qual pode mudar sua noção de saúde, acesso a cuidados e qualidade de vida. Esse capital social poderia, dessa forma, determinar a aderência a medicamentos a partir de sua influência em comportamentos relacionados à saúde, pela transmissão de informações sobre saúde, sobre o acesso a serviços de cuidados e pelo controle social de atitudes desviantes.

“O mecanismo que liga o capital social à aderência ainda não foi elucidado, mas é possível que uma grande quantidade do primeiro possa agir como um impulso contra injustiças na saúde ou para ajudar as pessoas a acessar serviços e recursos, como medicamentos. Particularmente, idosos com uma maior percepção de pertencimento a uma comunidade provavelmente devem ter um comportamento mais saudável, como a aderência a prescrições médicas”, destacam os pesquisadores. “Acreditamos que políticas de saúde podem utilizar essa informação a fim de estabelecer iniciativas de intensificar do envolvimento entre idosos e suas comunidades para estimular o uso da medicação prescrita, independente das dificuldades de custo”.

Fonte: Fiocruz

Pesquisa avalia bactéria comum em garrafas de água mineral

Tão essencial para nossa vida quanto o ar ou a comida, a água pode também ser causa de nossa morte. Estatísticas indicam que quando está contaminada, ela é responsável por cerca de 80% das doenças e por mais de um terço dos óbitos nos  países em desenvolvimento. A cada 14 segundos uma criança morre no mundo também por conta de infecções ligadas à água. Portanto, qualquer trabalho que contribua para a melhora de sua qualidade é bem-vindo. E é isso o que busca a nutricionista Samara Custódio Bernardo em sua dissertação Avaliação da suscetibilidade a antimicrobianos e formação de biofilmes em Pseudomonas aeruginosa isoladas de água mineral, produzida e defendida no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).
A Pseudomonas aeroginosa é uma forte produtora de biofilme, o que sugere que é necessário ter muito cuidado na higienização dos recipientes de água
No trabalho, Samara resolveu investigar uma bactéria comumente presente na água, chamada Pseudomonas aeruginosa. “Eu a escolhi por ela ser

Anvisa promove discussão sobre descarte de resíduos de medicamentos

Órgãos de governo e entidades representativas do setor farmacêutico, de profissionais de saúde e da sociedade organizada estarão reunidos, no dia 15 de abril, para discutir os riscos relacionados ao descarte inadequado dos resíduos de medicamentos no país. Durante o encontro, que será realizado em Brasília (DF), serão definidas as diretrizes para a destinação correta desses produtos.

No Painel sobre Descarte de Resíduos de Medicamentos, serão apresentadas experiências

quinta-feira, 24 de março de 2011

Projeto de lei da Camara Nº 113 de 2005, DESARQUIVADA!

Muito obrigado a todos os Senadores que responderam meus e-mails e atenderam os pedidos dos Farmacêuticos solicitando o desarquivamento do Projeto de Lei que trata da fixação da jornada de trabalho do Farmacêutico.

Parabéns a todos os Farmacêuticos que enviaram e-mails pedindo aos senadores que desarquivassem a PLC-113/2005. Comprovamos que nossa união somente nos fortalece.

Abaixo a integra da tramitação do PLC-113/05 desde seu arquivamento até o seu desarquivamento

quarta-feira, 23 de março de 2011

Finanças aprova obrigatoriedade de farmacêutico em unidades do SUS

Texto aprovado exige farmacêutico em postos de saúde e hospitais públicos.

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou na quarta-feira (5) o Projeto de Lei 3752/08, da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que exige a presença de farmacêuticos habilitados em postos de saúde e hospitais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os profissionais deverão atuar em farmácias, drogarias ou dispensários de medicamentos.

O relator da proposta, deputado João Dado (PDT-SP), recomendou a aprovação na forma do substitutivo adotado anteriormente pela Comissão de Seguridade Social e Família. O substitutivo altera a Lei 5.991/73, que trata do controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos. Essa lei já obriga as farmácias e drogarias particulares a contar com esses profissionais em suas dependências.

Farmácias públicas e privadas
 

Convocação ASFF para discutir sobre missão da Certidão de Regularidade para 2011.

O  Diretor-Presidente da Associação Sul Fluminense de Farmacêuticos - ASFF, no  uso de suas atribuições, conforme os artigos 31 e 40, alínea "b", em atendimento aos artigos 25, 28, alínea "d" e 32. Observado o artigo 30, caput, e seus parágrafos, convoca todos os associados para Assembléia Geral Extraordinária que realizar-se-á em 09 de abril de 2011, das 14:00 às 17:00 horas no Salão do UBM Campus Cicuta (Rua 35, nº714, Fazenda Santa Cecília
[5 minutos da Vila Santa Cecília em Volta Redonda-RJ.]).

Em discussão:

1 - Decisão do Plenário do CRF-RJ para emissão da Certidão de Regularidade para 2011. (Obrigatoriedade das empresas em contratarem dois farmacêuticos );
A presença de todos é fundamental para a união e força de uma classe em franca expansão.

Faça valer a tua opinião. Esteja presente.

 asPAULO.jpg
Paulo Vicente de Oliveira Ramos Junior
Diretor Presidente

terça-feira, 22 de março de 2011

Anvisa aprova norma com maior controle sobre Talidomida

A aprovação de uma resolução que vai garantir maior rigor na dispensação da Talidomida foi um dos resultados da segunda reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa (DICOL) aberta ao público, ocorrida nesta segunda-feira (21/3) em Brasília (DF) e transmitida ao vivo. O objetivo da norma é aumentar o controle sobre a substância, promover o uso seguro e evitar o nascimento de crianças vitimadas pelo uso incorreto do medicamento.

Um dos avanços da proposta apresentada pelo diretor José Agenor Álvares da Silva e aprovada durante a reunião é fazer

Molécula sintética detecta Alzheimer antes que sintomas apareçam

Moléculas sintéticas

Cientistas desenvolveram uma nova técnica capaz de diagnosticar a doença de Alzheimer a partir de amostras de sangue muito antes de os sintomas aparecerem.

A técnica, ainda em estágio preliminar, utiliza moléculas sintéticas para procurar e identificar anticorpos específicos da doença.

Segundo os pesquisadores, o conceito também poderá ser usado no

domingo, 20 de março de 2011

Saiba mais sobre o noni, o fruto proibido pela Anvisa que é moda na internet

Apesar de diversos sites garantirem os benefícios do noni, a agência cita casos de efeitos colaterais sérios

Apesar de diversos sites garantirem seus benefícios, há suspeita de que
o noni desencadeie hepatite e hepatotoxicidade - stock.schng / Divulgação

 A Morinda citrifolia, mais conhecida como noni, é o centro de uma polêmica. Originário do sudeste asiático, o fruto amarelado, com cheiro estranho (em alguns lugares, é chamado de fruta de queijo ou fruta de vômito, devido ao odor) e gosto ruim, não é muito conhecido no Brasil, mas bastante popular na Ásia e nas ilhas do Oceano Pacífico. As principais formas de consumo são o suco de noni, as sementes da fruta assadas, o chá das folhas e o extrato em cápsulas — embora os aborígenes australianos prefiram consumi-la crua com sal.


Apesar de alardeado como dono de mais de 101 aplicações medicinais — entre elas, ação anti-inflamatória e antioxidante, melhora do sistema digestivo, e até a cura do câncer —, o alimento é

Los farmacéuticos advierten del riesgo de comprar medicamentos por Internet

Los farmacéuticos de León han iniciado la quinta campaña sanitaria incluida dentro del programa “Tu farmacéutico te informa”, con un mensaje claro para la población, el peligro de adquirir medicamentos por internet y el riesgo de falsificaciones. 
  Y es que según han informado desde el Colegio Oficial, los medicamentos que se dispensan en las oficinas de farmacia, están sujetos a un estricto proceso de control por parte de las Autoridades Sanitarias y "ésta es la máxima garantía para nuestra salud, ya que sólo con este control y con la regulación minuciosa a la que están sometidos los medicamentos se puede garantizar la calidad de los mismos y su eficacia y seguridad".

24 de março: Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Na próxima quinta-feira (24/03), é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (TB), doença contagiosa que ataca principalmente o pulmão, transmitida pelo ar, em locais pouco ventilados e com aglomerações. De acordo com o diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Dr. Oscarino Barreto Jr., a doença é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, mas com potencial de cura. Entretanto, a desinformação, a dificuldade de aderência da população ao tratamento e a resistência microbiana ao medicamento, são fatores agravantes no controle da TB.

Para garantir a continuidade do tratamento até o fim, o especialista defende a Estratégia do Tratamento Supervisionado da Tuberculose (DOTS), programa internacionalmente utilizado, recomendado pela OMS, que consiste em

sexta-feira, 18 de março de 2011

Descoberto fármaco que interrompe progressão do Mal de Parkinson

Esperança contra Mal de Parkinson

Em um grande avanço na luta contra a doença de Parkinson, pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, descobriram uma droga que impede a progressão da doença degenerativa.

Os experimentos foram feitos em camundongos e a droga agora está sendo testada em seres humanos.

"As drogas usadas atualmente para tratar a doença de Parkinson tratam apenas os sintomas, elas não impedem que a doença piore," explica o Dr. Curt Freed, coordenador da pesquisa. "Nós agora descobrimos que podemos

terça-feira, 15 de março de 2011

Hospital federal testa novo medicamento brasileiro contra tumor cerebral

Unidade ligada ao Ministério da Saúde utilizará produto desenvolvido que aumenta a sobrevida dos pacientes e perspectivas de êxito no tratamento
Até o final de março pacientes do Hospital Federal de Ipanema começarão a participar da fase decisiva de testes de um novo medicamento quimioterápico para tratamento do tipo mais comum e letal de tumor cerebral maligno. O produto, pesquisado, desenvolvido e patenteado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), aumenta a sobrevida dos doentes e as perspectivas de êxito no tratamento.

Essa participação se deve a um convênio firmado com a UFF, em dezembro, que tornou o Hospital de Ipanema a unidade de referência na rede federal no tratamento e no estudo desse tumor. Os serviços de Neurocirurgia, Anatomia Patológica, Imagenologia e Oncologia da unidade darão toda a assistência aos pacientes. Já os exames de patologia molecular serão feitos pelo laboratório da universidade.

“A importância dessa parceria com a Universidade Federal Fluminense é que nós já estamos entrando numa fase bem adiantada desse projeto, que se mostra bastante promissor. Isso demonstra mais uma vez o pioneirismo do Hospital de Ipanema em aderir a novas iniciativas, nesse caso, com foco visando o sucesso no tratamento dos pacientes portadores dessa doença” – avalisa o diretor da unidade, Geraldo Di Biase.

Para esse trabalho, foram observados rigorosamente os procedimentos relacionados à ética em pesquisa. Os pacientes possuem pleno conhecimento das atividades desenvolvidas e assinam os termos de consentimento esclarecido para participarem das pesquisas.

Perspectivas - O convênio abre duas frentes de luta contra o glioma, que, conforme a literatura científica, é o que mata mais e responde por 56% dos casos de tumores cerebrais malignos. A primeira é a assistência completa aos pacientes no Hospital de Ipanema, incluindo a aplicação do novo quimioterápico. Embora ainda em testes, o medicamento é capaz de aumentar a sobrevida em de quatro meses a um ano. Tempo precioso para a continuidade dos tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

A segunda está nos exames de patologia molecular no laboratório da UFF. O chefe do Serviço de Neurocirurgia do hospital, Júlio César Thomé, explica que serão feitos exames com monitoramento do DNA e de outras substâncias das células cancerosas para estudar o perfil e a evolução dos tumores. Para ele, isso será fundamental para compreender e tratar melhor esses tumores, além de possibilitar o desenvolvimento de pesquisas e teses.

Na avaliação de Júlio Thomé, além de oferecer todos os recursos clínicos e cirúrgicos aos pacientes, incluindo medicamentos, essa iniciativa proporcionará avanços no tratamento desse tipo de tumor cerebral maligno. “Até dezembro de 2012 teremos cerca de 20 projetos de pesquisa em andamento, com teses de mestrado e doutorado” – aposta.

Novo quimioterápico - Segundo Júlio Thomé, o novo quimioterápico, cujo nome é Monoterpenoalcool Perílico, atua no DNA das células cancerosas e provoca bem menos efeitos colaterais. Thomé ressalta que, ao invés de eliminar sumariamente essas células, o medicamento age em uma proteína da membrana de cada uma delas para interferir na programação genética e abreviar seu ciclo de vida. Ou, simplificando, é um processo de ‘indução ao suicídio’ das células cancerosas.

De acordo com Júlio Thomé, o novo medicamento é aplicado por nebulização, não causa queda de cabelo como outros quimioterápicos e tem poucos efeitos colaterais. O produto começou a ser desenvolvido pela UFF em 2005, já foi testado em animais e está no final da segunda fase de testes, com seres humanos.

Na terceira e decisiva, a expectativa é que, além dos 199 pacientes da segunda fase, mais 80 ingressem nos testes no Hospital de Ipanema. Oito deles já estão na unidade. Júlio Thomé acredita que cerca de 50 desses novos 80 pacientes deverão ser submetidos a neurocirurgias. Segundo ele, a quimioterapia sempre é necessária. Seja após a ressecção cirúrgica de tumores ou no tratamento daqueles que, devido às elevadas dimensões, não podem ser operados. 

CFF pede união da categoria em favor da jornada de 30 horas semanais

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) solicita que a categoria farmacêutica mobilize-se junto ao maior número possível de Senadores, em cada Estado, em favor do desarquivamento do PLC113/2005 (Projeto de Lei da Câmara), que dispõe sobre a jornada máxima de 30 horas para farmacêuticos.

Atualmente, a carga horária profissional é de cerca de 40 horas semanais. A Secretária-Geral do CFF, Lérida Vieira, explica que a fixação legal em 30 horas garante maior flexibilidade ao farmacêutico. “A redução da jornada permite ao profissional estabelecer mais de um vínculo trabalhista e, assim, ter um acréscimo de renda”, disse a Secretária-Geral do CFF.

Em razão na nova legislatura, os projetos que não tiveram andamento, durante a legislatura anterior, seguem para arquivo. Segundo o Regimento Interno do Senado, o PLC113/2005 só pode ser desarquivado para nova apreciação da Casa, se um Senador fizer o requerimento e anexar uma lista de assinaturas com quorum mínimo de 27 Senadores.

Lérida Vieira explica que o movimento sindical iniciou uma mobilização a qual os Conselhos de Farmácia devem apoiar. “Temos até o dia 30 de março de 2011 para enviar a solicitação de desarquivamento aos Senadores. Contamos com a colaboração de todos, já que o Projeto de Lei trata de fixação da carga horária de trabalho do farmacêutico e consequentemente de melhores condições para prestarmos assistência, de forma correta, e desempenhar nosso papel em favor da saúde”, diz Lérida Vieira.

A solicitação do CFF é para que todos os profissionais encaminhem aos Senadores um e-mail cujo assunto é PELO DESARQUIVAMENTO E TRAMITAÇÃO DO PLC 113/2005. Segue, abaixo, a lista com endereços eletrônicos dos Senadores.

LISTA

Senador Acir Gurgacz - acir@senador.gov.br
Senador Aécio Neves - aecio.neves@senador.gov.br
Senador Aloysio Nunes - aloysionunes.ferreira@senador.gov.br
Senador Álvaro Dias - alvarodias@senador.gov.br
Senadora Ana Amélia - ana.amelia@senadora.gov.br
Senadora Ana Rita - ana.rita@senadora.gov.br
Senadora Ângela Portela - angela.portela@senadora.gov.br
Senador Anibal Diniz - anibal.diniz@senador.gov.br
Senador Antonio Carlos Valadares - antoniocarlosvaladares@senador.gov.br
Senador Armando Monteiro - armando.monteiro@senador.gov.br
Senador Benedito Lira - benedito.lira@senador.gov.br
Senador Blairo Maggi - blairomaggi@senador.gov.br
Senador Casildo Maldaner - casildomaldaner@senador.gov.br
Senador Cícero Lucena - cicero.lucena@senador.gov.br
Senador Ciro Nogueira- ciro.nogueira@senador.gov.br
Senador Clesio Andrade - clesio.andrade@senador.gov.br
Senador Cristovam Buarque - cristovam@senador.gov.br
Senador Ciro Miranda - cyro.miranda@senador.gov.br
Senador Delcidio Amaral - delcidio.amaral@senador.gov.br
Senador Demóstenes Torres - demostenes.torres@senador.gov.br
Senador Eduardo Amorim eduardo.amorim@senador.gov.br
Senador Eduardo Braga - eduardo.braga@senador.gov.br
Senador Eduardo Suplicy - eduardo.suplicy@senador.gov.br
Senador Epitácio Cafeteira - ecafeteira@senador.gov.br,
Senador Eunício Oliveira - eunicio.oliveira@senador.gov.br
Senador Fernando Collor - fernando.collor@senador.gov.br
Senador Flexa Ribeiro - flexaribeiro@senador.gov.br
Senador Francisco Dornelles - francisco.dornelles@senador.gov.br
Senador Garibaldi Alves - garibaldi@senador.gov.br
Senador Gilvam Borges - gilvamborges@senador.gov.br
Gim Argello - gim.argello@senador.gov.br
Senadora Gleisi Hoffmann - gleisi@senadora.gov.br
Senador Humberto Costa - humberto.costa@senador.gov.br
Senador Inácio Arruda - inacioarruda@senador.gov.br
Senador Itamar Franco - itamar.franco@senador.gov.br
Senador Ivo Cassol ivo.cassol@senador.gov.br
Senador Jarbas Vasconcelos jarbas.vasconcelos@senador.gov.br
Senador Jayme Campos - jayme.campos@senador.gov.br
Senador João Alberto - joao.alberto@senador.gov.br
Senador João Durval - joaodurval@senador.gov.br
Senador João Pedro - joaopedro@senador.gov.br
Senador João Ribeiro - joaoribeiro@senador.gov.br
Senador José Vicente Claudino - j.v.claudino@senador.gov.br
Senador Jorge Viana - jorge.viana@senador.gov.br
Senador José Agripino jose.agripino@senador.gov.br
Senador José Pimentel - gab.josepimentel@senado.gov.br
Senador José Sarney - sarney@senador.gov.br
Senadora Kátia Abreu - katia.abreu@senadora.gov.br
Senadora Lidice da Mata lidice.mata@senadora.gov.br
Senador Lindbergh Farias - lindbergh.farias@senador.gov.br
Lobão Filho - lobaofilho@senador.gov.br
Senadora Lúcia Vânia - lucia.vania@senadora.gov.br
Senador Luiz Henrique - luizhenrique@senador.gov.br
Senador Magno Malta - magnomalta@senador.gov.br
Senador Marcelo Crivella - crivella@senador.gov.br
Senadora Maria do Carmo - maria.carmo@senadora.gov.br
Senador Marino Brito - marinorbrito@senadora.gov.br
Senador Mario Couto - mario.couto@senador.gov.br
Senadora Marisa Serrano - marisa.serrano@senadora.gov.br
Senadora Marta Suplicy - martasuplicy@senadora.gov.br
Senador Mozarildo Cavalcanti - mozarildo@senador.gov.br
Senador Paulo Bauer - paulobauer@senador.gov.br
Senador Paulo Davim - paulodavim@senador.gov.br
Senador Paulo Paim - paulopaim@senador.gov.br
Senador Pedro Simon - simon@senador.gov.br
Senador Pedro Raques - pedrotaques@senador.gov.br
Senador Randolfe Rodrigues randolfe.rodrigues@senador.gov.br
Senador Renan Calheiros - renan.calheiros@senador.gov.br
Senador Ricardo Ferraço - ricardoferraco@senador.gov.br
Senador Roberto Requião - roberto.requiao@senador.gov.br
Senador Rodrigo Rollemberg - rodrigo.rollemberg@senador.gov.br
Senador Romero Jucá - romero.juca@senador.gov.br
Senador Sérgio Oliveira - sergio.oliveira@senador.gov.br
Senador Valdir Raupp - valdir.raupp@senador.gov.br
Senadora Vanessa Grazziotin - vanessa.grazziotin@senadora.gov.br
Senador Vicentinho Alves - vicentinho.alves@senador.gov.br
Senador Vital Rego - vital.rego@senador.gov.br
Senador Waldemir Moka - waldemir.moka@senador.gov.br
Senador Walter Pinheiro - pinheiro@senador.gov.br
Senador Wellington Dias - wellington.dias@senador.gov.br
Senador Wilson Santiago - wilson.santiago@senador.gov.br

Fonte: CFF

segunda-feira, 14 de março de 2011

Agência suspende o uso de produtos

A Anvisa publicou, nesta segunda-feira (14/3), no Diário Oficial da União, a suspensão, em todo o país, de medicamentos e produtos com resultados insatisfatórios em análises feitas por laboratórios oficiais.

Todos os produtos saneantes fabricados pela empresa Ar Produtos de Limpeza, localizada em Capivari de Baixo (SC), foram suspensos por não possuírem registro na Anvisa.

Os produtos Restaurador Capilar Walter Silva, Condicionador Hidratante Cupuaçu Walter Silva, Máscara Hidratante Açai Walter Silva 350ml, Creme de Pentear Cacau Walter Silva e Shampoo Um Fio de Esperança Ervas Walter Silva foram suspensos por apresentarem resultado insatisfatório em ensaios feitos por laboratórios oficiais. Os produtos são fabricados e comercializados pela empresa Ellix Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda, de Aparecida de Goiânia (GO).

Já os lotes 10B55C e 09I 121 do medicamento Albendazol, comprimido 400mg, fabricado pela empresa Prati, Donaduzzi & Cia, localizada em Toledo/PR, foram suspensos por apresentarem resultado insatisfatório no ensaio de Dissolução.

A suspensão é uma medida definitiva e tem validade imediata após divulgação no Diário Oficial da União. As pessoas que já tiverem adquirido algum produto dos lotes suspensos devem interromper o uso.
 
Fonte: Anvisa

sábado, 12 de março de 2011

Federação nacional dos farmacêuticos apresenta reivindicações ao ministro da saúde

Na quinta-feira (03), que antecedeu o feriado de Carnaval, a Federação Nacional dos Farmacêuticos foi recebida pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A Fenafar entregou para o ministro uma carta com as principais reivindicações dos farmacêuticos.

Entre os temas em pauta a inclusão do farmacêutico nas equipes multidisciplinares de saúde e a presença deste profissional das Unidades Básicas de Saúde, para garantir, assim, a correta dispensação dos medicamentos aos usuários do SUS.

A Fenafar também pediu apoio do ministério para garantir a aprovação do substitutivo ao PL 4385/94 que dispõe sobre a farmácia como estabelecimento de saúde, que “somado as medidas que o Ministério vem tomando ao longo do tempo para a estruturação da Assistência Farmacêutica, a aprovação do Projeto de Lei constitui-se em importante anteparo para que projetos como Farmácia Popular possam de fato significar um fortalecimento do SUS e não o contrário, um possível desvirtuamento, ameaça real que precisa ser enfrentada”, explicitou a entidade em documento entregue ao ministro.

Outro assunto pautado foi a necessidade de o país investir mais na produção nacional de medicamentos e a luta contra as patentes pipeline.

Segundo Célia Chaves, presidente da Fenafar, o encontro foi muito produtivo e importante para estabelecer o diálogo entre governo e a entidade representante dos trabalhadores, principalmente porque o ministro se mostrou receptivo às nossas reivindicações e se comprometeu a apoiar as questões apresentadas pela entidade.

Participaram da reunião com o ministro a presidente da Fenafar, Célia Chaves, o vice-presidente Rilke Novato, a tesoureira e secretária adjunta de Finanças da CTB Nacional, Gilda Almeida, o diretor de comunicação Ronald Ferreira e Paulo Sergio Teixeira Araújo, tesoureiro do CRF/SC . Além do ministro, o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do ministério, José Miguel do Nascimento Junior e a senadora Vanessa Grazziotin.

Surge uma nova esperança para controlar o colesterol

Produção de colesterol

Um caminho novo e promissor para inibir a produção de colesterol no organismo acaba de ser descoberto.

Essa nova rota pode produzir tratamentos tão eficazes como os medicamentos existentes, mas com menos efeitos colaterais.

A equipe do Dr. Andrew Brown, da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, descobriu que uma enzima conhecida como esqualeno mono-oxigenase (SM) desempenha um papel na produção de colesterol que se desconhecia até hoje.

A esqualeno mono-oxigenase é uma de um grupo de pelo menos 20 enzimas envolvidas na linha de montagem que produz o colesterol em todo o corpo.
Mas apenas uma - a HMG-CoA redutase (HMGR) - é atualmente usada na fabricação de medicamentos para controlar os níveis de colesterol no sangue.

Estatinas

"A classe de medicamentos mais comumente usada para baixar o colesterol - as estatinas - são os grandes sucessos do mundo farmacêutico, e funcionam inibindo a HMGR," diz o professor Brown.

"Mas a HMGR está envolvida muito no início da linha de produção. Assim, sua inibição afeta todas as outras etapas na sequência dessa linha de produção, incluindo outros produtos úteis que ela gera - e isso pode dar origem aos efeitos colaterais indesejados, como dores musculares," explica.

Já a enzima SM funciona quase no final da linha de produção do colesterol, o que significa que ela pode ser usada para bloquear a produção do colesterol sem afetar a produção de outros compostos úteis ao organismo.

Importância do colesterol

"O colesterol ganhou uma má fama, o que faz com que muitas pessoas não saibam que ele é realmente essencial para um corpo saudável. O colesterol é necessário, por exemplo, para produzir os hormônios sexuais e para ajudar a construir as paredes de cada uma das células do nosso corpo," explica o pesquisador.

Normalmente, a produção de colesterol é muito bem controlada por meio de um sistema de checagens e equilíbrios.

O problema surge quando temos um estilo de vida, muitas vezes combinado com uma predisposição genética, que resulta na produção de muito colesterol que não chega a ser utilizado.

Isso pode sobrecarregar os controles, gerando desequilíbrios e causando doenças cardiovasculares.

Analogia da água

É mais ou menos como o fornecimento de água para uma casa: a água é essencial, mas se você coloca um hidrante na pia e deixa ele vazando o tempo todo, o efeito pode ser catastrófico.

Nessa comparação, é como se as estatinas controlassem o fornecimento de água no registro externo da casa - para controlar o vazamento da pia, toda a casa pode ter seu funcionamento afetado.

Quando o novo composto agora descoberto for usado para desenvolver novas drogas de controle do colesterol, isso equivalerá a diminuir o fluxo de água em uma torneira específica, sem afetar o resto da casa.

Antes disso, porém, os pesquisadores precisarão testar a esqualeno mono-oxigenase em humanos, para verificar seu funcionamento e sua segurança.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Agência suspende o uso de produtos irregulares

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (28/2), a suspensão de produtos com resultados insatisfatórios nos processos de análises feitos por laboratórios oficiais. 

A suspensão é uma medida definitiva e tem validade imediata após divulgação da medida no Diário Oficial. As pessoas que já tiverem adquirido algum produto dos lotes suspensos devem interromper o uso.

Confira os nomes dos produtos abaixo:

Medida Produto Empresa Motivo
Suspensão (Re 938/2011) Produto Affinato Empresa Sinérgika Indústria de Alimentos, de Aparecida de Goiânia (GO).
Apresentou Sibutramina em sua formulação.
Suspensão (Re 939/2011) Lote CM 418 (fabr. 04/2010 e val. 04/2013) do produto Condicionador Orquídea Vitón Pharmacológica.
Empresa Indústria de Cosméticos Vitón LTDA, do município de Manhuaçu (MG). Apresentou resultado insatisfatório no ensaio de Contagem Total de Mesófilos.
Suspensão (Re 940/2011) Lotes: 0907049B (val. 07/2011), 0907049A (val. 07/2011) e 0906048A (val. 07/2011) do medicamento Benzatron 600.000 UI (Benzilpeniclina Benzatina). Empresa Ariston Indústrias Químicas e Farmacêuticas, de São Paulo (SP). Apresentaram resultados insatisfatórios nos ensaios de aspecto e teste de aspiração e extrusão.
Suspensão (Re 941/2011) Lote 02894/3, fabricado em05/2010 e válido até 05/2012 do produto Solução de Glicose 50mgmL, solução injetável. Empresa Laboratório Sanabiol LTDA, de São Paulo (SP). Apresentou resultado insatisfatório no ensaio de aspecto, com presença de material estranho de coloração marrom.
Suspensão (Re 865/2011) Todos os saneantes domissanitários fabricados pela empresa Pek Indústria. Empresa Pek Industria Química LTDA, de Porto Alegre (RS). Não possui autorização de funcionamento e, seus produtos não possuem registro junto a Anvisa.

Fonte: Anvisa

Anti-inflamatório e mal de Parkinson

Iboprofeno diminui em 38% o risco de desenvolvimento da doença

Uma nova pesquisa sugere que o anti-inflamatório ibuprofeno pode oferecer proteção contra o desenvolvimento do mal de Parkinson. A pesquisa sobre o medicamento, vendido comumente em farmácias, foi publicada na revista Neurology, da American Academy of Neurology.

Segundo informações da Agência Estado, o mal de Parkinson é uma doença neurodegenerativa caracterizada por tremores e pela dificuldade de movimento.

De acordo com os pesquisadores, os resultados do estudo mostram que o ibuprofeno pode proteger o cérebro de maneiras que outros anti-inflamatórios não-esteroidais e analgésicos, como a aspirina ou o paracetamol, não conseguem.

Para o estudo, os cientistas analisaram dados de 98.892 enfermeiras e 37.305 profissionais da saúde. Os participantes relataram o uso de ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não-esteroidais. Tomando os medicamentos duas ou mais vezes por semana o uso era considerado regular. Após seis anos, 291 foram diagnosticados com Parkinson.
 
Fonte: Guia da Farmácia

terça-feira, 1 de março de 2011

Radicais livres controlam força das batidas do coração

Radicais livres do bem

O medo dos radicais livres pode estar sendo exagerado, de acordo com cientistas da universidade médica sueca Instituto Karolinska.

Em 2010, um estudo publicado por cientistas de Portugal ganhou as manchetes do mundo todo ao contestar o papel deletério sempre associado com os radicais livres - a pesquisa defendia que os radicais livres podem agir contra o envelhecimento.

Agora, neste novo estudo, publicado no Journal of Physiology, os cientistas mostram que os radicais livres funcionam como uma substância sinalizadora que faz o coração bater com a força correta.

Mito dos radicais livres

Radicais livres são moléculas que reagem prontamente com outras substâncias no corpo, e isto pode, em determinadas circunstâncias, ter efeitos negativos na saúde, ao causar danos às células.

Os radicais livres podem ser combatidos por meio de substâncias conhecidas como antioxidantes, que são ingredientes comuns em muitos suplementos dietéticos, mas também em produtos naturais, como o açaí e a romã.

Segundo os cientistas, contudo, a ideia de que os radicais livres são geralmente perigosos e devem ser combatidos é um mito.

"Como sempre, tudo exige moderação. Em condições normais, os radicais livres agem como importantes substâncias sinalizadoras, mas, em níveis muito elevados ou em situações de elevações contínuas, eles podem levar a doenças," explica Hakan Westerblad, que liderou o estudo.

Efeitos dos radicais livres

Quando o corpo fica sujeito a diferentes tipos de estresse, o sistema nervoso simpático estimula moléculas conhecidas como receptores beta-adrenérgicos, na superfície das células do músculo cardíaco.

Isto leva a várias alterações no interior das células, uma das quais sendo a fosforilação das proteínas.

A fosforilação, por sua vez, aumenta as contrações das células, fazendo com que o coração bata com mais força.

No estudo agora divulgado, os cientistas mostraram que a estimulação dos receptores beta-adrenérgicos também leva a um aumento na produção dos radicais livres nas mitocôndrias das células, e estas contribuem para as contrações mais fortes das células.

Quando os cientistas expuseram as células aos antioxidantes, uma grande parte do efeito de estimulação dos beta-adrenérgicos sobre as células do coração desapareceu.

Regulação da força do coração

Os resultados revelam um mecanismo até agora desconhecido de regulação da da força dos batimentos do coração, e pode levar a uma melhor compreensão dos diversos tipos de deficiência cardíaca.

"Os radicais livres desempenham um papel importante, uma vez que contribuem para que o coração seja capaz de bombear mais sangue em situações de estresse," diz Westerblad.

"Por outro lado, o estresse persistente pode levar à insuficiência cardíaca, e aumentos crônicos nos níveis de radicais livres podem ser parte do problema neste caso," conclui ele.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...