sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Vírus artificial pode estimular imunidade definitiva

Imunidade permanente
O grande sonho dos cientistas que trabalham com vacinas é induzir uma resposta imunológica que dure toda a vida da pessoa. O novo vírus artificial feito com nanopartículas pode ser a solução.[Imagem: Nature]

Vacinas feitas com vírus vivos, como as da varíola ou da febre amarela, oferecem uma proteção imunológica que dura décadas.

O grande sonho dos cientistas, contudo, sempre foi o de induzir uma resposta imunológica que dure toda a vida da pessoa.

Eles têm tateado no escuro há muito tempo em busca desse "santo remédio".
Agora eles parecem ter encontrado um ponto de referência nessa escuridão, com a ajuda da nanotecnologia.

Vírus artificial

Cientistas do Centro de Vacinas Emory, nos Estados Unidos, criaram minúsculas nanopartículas que se assemelham aos vírus, tanto no tamanho como na composição imunológica, e que induziram a "imunidade vitalícia" em camundongos.

Os resultados em macacos foram igualmente promissores.

Esses vírus artificiais reproduziram com sucesso os efeitos imuno-estimulantes de uma das vacinas de maior sucesso já desenvolvidas - a vacina contra a febre amarela.

As nanopartículas, feitas de polímeros biodegradáveis, têm componentes que ativam dois elementos diferentes do sistema imunológico, e podem ser usadas com materiais extraídos de vários tipos de bactérias ou vírus.

"Estes resultados desvendam um antigo enigma em vacinologia: como fazer com que as vacinas induzam uma imunidade duradoura," explicou Bali Pulendran, coordenador do estudo, que foi publicado na revista Nature.

Receptores TLR

As nanopartículas podem se tornar uma ferramenta importante para substituir o material viral - esse material nem sempre está ao alcance da mão quando se trata de pandemias ou no surgimento de novas infecções - e para ajudar no desenvolvimento de vacinas para doenças ainda não contempladas com soluções efetivas de prevenção, como HIV, malária, tuberculose e dengue.

Os pesquisadores se inspiraram na vacina contra a febre amarela, desenvolvida nos anos 1930 e que oferece proteção por décadas.

Esta vacina estimula receptores do sistema imunológico conhecidos como TLR (Tool-Like Receptors), moléculas produzidas pelas células que, ao detectar "produtos" dos vírus, bactérias e parasitas, ativam uma resposta do sistema imunológico.
O grupo do Dr. Pulendran descobriu que o sistema imunológico detecta a vacina contra a febre amarela por meio de múltiplos TLRs.

"Os TLRs são como um sexto sentido dos nossos corpos, porque eles têm uma capacidade requintada para detectar vírus e bactérias e transmitir esta informação para estimular a resposta imunológica," explicou o pesquisador.

"Descobrimos que, para obter a melhor resposta imunológica, é preciso acertar mais de um tipo de receptor tipo Toll. Nosso objetivo foi criar uma partícula sintética que realiza essa tarefa," completou.

Anticorpos

As nanopartículas são feitas de um plástico especial e biocompatível, chamado PLGA, atualmente utilizado para enxertos e suturas biodegradáveis. Todos os componentes da fórmula das nanopartículas já são aprovados para uso humano.

Nos testes em camundongos, as nanopartículas estimularam a produção de anticorpos para proteínas do vírus da gripe e da bactéria do antrax.

Mais importante, as células do sistema imunológico persistiram nos gânglios linfáticos por, pelo menos, 18 meses, praticamente o tempo de vida da cobaia.
Nos testes com macacos, as nanopartículas acrescidas das proteínas virais induziram respostas fortes cinco vezes maiores do que a resposta induzida por uma dose da mesma proteína viral isolada, sem as nanopartículas.

Ainda não há previsão para o início dos testes desses vírus artificiais em humanos.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pesquisa revela aumento do uso de tabaco entre idosos no mundo

Uma pesquisa baseada em revisão de literatura concluiu que a prevalência de tabagismo entre idosos foi de 13% em ambos os sexos. A maior taxa foi encontrada entre idosos do sexo masculino que vivem em países de renda mais alta. O trabalho reuniu pesquisadores de diversas instituições, entre eles Evandro Coutinho, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). O objetivo foi combinar os resultados de pesquisas identificadas sobre a prevalência do tabagismo entre idosos, para estimar sua prevalência e possíveis fatores relacionados a esse comportamento. Foram usadas as bases de dados eletrônicas Medline, Lilacs e Biological Abstracts, além de jornais especializados.

Ao todo, foram incluídos 140.058 idosos nas pesquisas relatadas. A taxa de prevalência do tabagismo (13%), em ambos os sexos, acabou sendo maior em homens (22%) do que em mulheres (8%)
O trabalho, publicado na edição de dezembro de 2010 da revista Cadernos de Saúde Pública, da Ensp/Fiocruz, mostra que o uso do tabaco é responsável por

Problemas de memória podem indicar risco de derrame

Memória e derrame

Pessoas que apresentam problemas de memória ou outros declínios nas suas capacidades mentais podem estar sob maior risco de derrame, ou acidente vascular cerebral (AVC).

A conclusão é de um estudo divulgado hoje e que será apresentado na Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia, em Honolulu, no Havaí.

"Este estudo mostra que podemos ter uma ideia melhor de quem está sob risco elevado de acidente vascular cerebral incluindo dois testes simples quando estamos fazendo a avaliação das pessoas que já têm algum risco de derrame," afirma o Dr. Abraham J. Letter, da Universidade do Alabama.

Testes de avaliação cerebral

Para o estudo, os pesquisadores aplicaram testes para pessoas com idades a partir de 45 anos - o grupo tinha uma idade média de 67 anos - que nunca tinham tido um acidente vascular cerebral.

Um total de 14.842 pessoas participou de um teste de fluência verbal, mensurando as funções executivas do cérebro, e 17.851 pessoas fizeram um teste de memorização de palavras.

Em seguida, os pesquisadores mantiveram contato com essas pessoas duas vezes por ano, por até 4,5 anos, para verificar se eles tinham sofrido algum acidente vascular cerebral.

Em caso de resposta positiva, os derrames foram posteriormente confirmados por meio dos registros médicos.

Durante o estudo, 123 participantes que haviam feito o teste de fluência verbal e 129 participantes que haviam feito o teste de memória sofreram um acidente vascular cerebral.

Riscos de AVC

Os voluntários que marcaram menos pontos - classificados entre os 20% piores - no teste de fluência verbal tiveram 3,6 vezes mais probabilidade de apresentar um acidente vascular cerebral do que aqueles que marcaram mais pontos - classificados nos 20% superiores da escala de resultados.

Para o teste de memória, aqueles que ficaram nos 20% inferiores tinham 3,5 vezes mais chances de ter um derrame do que aqueles nos 20% superiores.

A diferença nas taxas de incidência de AVC entre aqueles situados nas faixas inferior e superior da pontuação foi de 3,3 acidentes vasculares cerebrais por mil pessoas por ano.

Aos 50 anos, aqueles que estavam nos 20% inferiores do teste de memória tinham 9,4 vezes mais probabilidade de ter um acidente vascular cerebral mais tarde do que os 20% superiores - mas a diferença não foi tão grande em idades mais avançadas.

No geral, as diferenças se mantiveram depois que os pesquisadores ajustaram os dados para idade, escolaridade, raça e local de moradia.

Eleições para os Conselhos via Internet

O presidente do CRF-RJ, Paulo Oracy Azeredo, participou em Brasília, no dia 20 de janeiro de 2011 de reunião no Conselho Federal de Farmácia para discutir a possibilidade de as eleições para os Conselhos, em novembro de 2011, serem realizadas com voto pela Internet.

O sistema WebVoto é uma solução tecnológica para a realização de eleições pela Internet de forma segura e simples. É composta de site específico para cada eleição, com endereço exclusivo na rede. Cada site é desenvolvido para a atender ao regulamento de cada eleição, o que viabiliza a auditoria integral do código-fonte.

O código-fonte de cada site é exclusivo para cada eleição e, por isso, é sempre simples, objetivo, seguro e totalmente aberto para auditoria independente. O sistema foi desenvolvido pela empresa Oak Soluções e já foi utilizado em eleições pela Internet para os Conselhos de Engenharia, Contabilidade, Corretores de Imóveis e Administração. A auditoria independente é feita pela empresa Security Auditorias.

A empresa Oak Soluções presta consultoria pré-eleitoral com os seguintes objetivos de determinar e dimensionar o ambiente operacional conforme as exigências técnicas específicas de cada eleição, levando em consideração o número de eleitores, o período de realização da eleição e suas regras; definir como será a identificação e a distribuição das senhas para votação; informar o eleitor como votar nesse novo ambiente; e definir como será o atendimento ao eleitor durante o período da eleição e outras tarefas essenciais que garantirão o sucesso do processo eleitoral como um todo.

Desse modo, a solução WebVoto permeia a tecnologia e funde-se ao regulamento de cada eleição de modo a garantir:

- o sigilo do voto;
- a certeza da autoria do voto;
- que um eleitor não vota mais de uma vez;
- que o voto é computado corretamente;
- a imparcialidade na votação;
- a simplicidade e a transparência do processo;
- facilidade para pessoas com pouco conhecimento em informática.

Na Reunião Geral dos Conselhos, em março no CFF, será decidido se na próxima eleição a votação será pela Internet.

Fonte: Imprensa CRF-RJ

Farmácias e drogarias terão que ter dois farmacêuticos para obter Certidão de Regularidade

O CRF-RJ aprovou, em Reunião Plenária do dia 9 de fevereiro de 2011, que, para emissão da Certidão de Regularidade de 2011, farmácias e drogarias devem comprovar a existência de, no mínimo, dois farmacêuticos no local.

Segundo o Conselho, não há como uma farmácia ou drogaria funcionar com assistência técnica de somente um profissional, pois pela CLT o empregado tem jornada máxima de 8 horas diárias, mais 2 horas para intervalo (alimentação/repouso), totalizando 10 horas. Os estabelecimentos, por sua vez, funcionam por, no mínimo, 12 horas por dia, podendo chegar a 15 horas ou mais, fato que comprova a necessidade mais um farmacêutico no local.

A decisão se fundamenta nas legislações municipais sobre o horário de funcionamento das farmácias e drogarias, com abertura às 8 horas e fechamento às 20 ou 22 horas.

Ficam de fora dessa determinação farmácias e drogarias de propriedade do farmacêutico responsável técnico, que não está subordinado à CLT.

Para o presidente do CRF-RJ, Paulo Oracy Azeredo, a decisão faz cumprir a Lei nº 5.991/73 e beneficia a população, que terá acesso aos serviços farmacêuticos autorizados pela RDC nº 44/09, da Anvisa, agora por todo horário de funcionamento da farmácia ou drogaria.

Fonte: Imprensa CRF-RJ

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Remédios de uso comum em adultos devem ser evitados por idosos e crianças.

Efeitos adversos vão desde intoxicação até distúrbios psicológicos  

Você passa a vida toda tomando um remédio para hipertensão, mas, a uma certa idade, começa a sentir alguns efeitos colaterais. Ou então quer medicar seu filho, mas não encontra informações específicas sobre o uso do medicamento em crianças. Esse tipo de situação acontece porque grande parte das drogas possui eficácia e segurança para uso em adultos. Crianças e idosos reagem de maneira diferente aos medicamentos – seja porque o organismo não está completamente desenvolvido (caso das crianças), ou porque os órgãos começam a perder eficiência (caso dos mais velhos).

Uma lista com os principais medicamentos que devem ser evitados por crianças e idosos, porque podem causar reações adversas. Esses efeitos vão desde intoxicação até distúrbios psicológicos.

A presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, Raquel Rizzi, explica que a idade afeta a ação do medicamento principalmente porque, tanto nas crianças como nos idosos, a metabolização da droga e a função renal são menos eficientes.

- De modo que, com algumas exceções, os medicamentos tendem a produzir efeitos maiores e mais prolongados nos extremos da vida.

De acordo com Silvia Pereira, presidente da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), quando um laboratório testa a eficácia e segurança de um medicamento, os estudos são feitos primeiro com animais e, em seguida, com adultos, em geral jovens e saudáveis.

- Depois disso eles lançam no mercado. Mas aí vem para um homem brasileiro pobre de 70 anos. Pode, sim, ter diferença, porque nunca é experimentado nos mais velhos.

O farmacêutico André de Oliveira Baldoni, pesquisador da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto, estuda as reações adversas em idosos. Segundo ele, grande parte dos efeitos colaterais  nos mais velhos ocorre por causa da automedicação de anti-inflamatórios. Esses remédios, no entanto, podem causar problemas renais no idoso e hemorragia gastrointestinal.

Idosos: saiba quais são os principais remédios que podem causar efeitos adversos

Remédio Possíveis reações que podem ocorrer
Benzodiazepínicos de meia-vida longa (diazepam) Sedação e risco de queda e fratura óssea
Antidepressivos tricíclicos (ADT) Boca seca, retenção urinária, taquicardia, hipotensão postural
Fluoxetina (antidepressivo) Agitação, distúrbios no sono
Anti-histamínicos de primeira geração (dexclorfeniramina) Sedação prolongada
Anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) Desordens renais e hemorragia gastrointestinal
Metildopa (anti-hipertensivo) Diminuição da frequência cardíaca e agravamento da depressão
Clonidina (anti-hipertensivo) Hipotensão ortostática (queda rápida da pressão), efeitos no sistema nervoso central e boca seca
Carisoprodol e ciclobenzaprina (relaxantes musculares) Efeitos anticolinérgicos (afeta parte do sistema nervoso), sedação e fraqueza
Óleo mineral Aspiração (pneumonia lipóide)
Cimetidina (Antiulceroso) Estado de confusão aguda
Bloqueadores de canais de cálcio (anti-hipertensivos) e antidepressivos tricíclicos em pacientes com constipação intestinal Agrava a constipação intestinal
Fonte: André de Oliveira Baldoni, pesquisador da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo)

Crianças

A pesquisadora Anna Paula de Sá Borges, pesquisadora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo), está investigando as reações adversas causadas pelos medicamentos em crianças.

De acordo com ela, apenas 20% a 30% dos medicamentos aprovados pelo FDA, a agência americana que controla alimentos e medicamentos, apresentam especificações para uso em crianças.

- A falta de informações específicas da maioria dos fármacos está diretamente relacionada à dificuldade de realização de ensaios clínicos nessa população.

Seus estudos demonstram que a faixa etária mais suscetível a reações adversas são as crianças menores de cinco anos de idade. E os medicamentos que mais causam efeitos são os descongestionantes nasais, anticonvulsivantes, anti-histamínicos (usados para tratar alergias) e expectorantes.

O pediatra Sulim Abramovici, presidente do Departamento Científico de Emergências e Cuidados Hospitalares da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), confirma que esses quatro tipos de remédios são os mais perigosos para os pequenos.

- Os anticonvulsivantes prescritos criteriosamente, em doses adequadas e com controle, apresentam benefícios que superam os potenciais riscos. Os expectorantes e descongestionantes têm uso cada vez mais restrito. E os anti-histamínicos têm indicações precisas e doses que devem ser cuidadosamente prescritas, pois facilmente levam a intoxicações.

Anna Paula explica ainda que a utilização de medicamentos entre as crianças é frequentemente baseada em modificações das formulações para adultos.

- Isso aumenta o risco de reações adversas e tem eficácia não comprovada, colocando-as na posição de órfãs terapêuticas.

Sulim alerta ainda que existe uma pressão tanto da indústria farmacêutica como dos pais pelo uso de medicamentos.

- Existe uma pressão grande dos fabricantes, que dizem que, se você tomar remédio, os sintomas da doença vão passar mais rápido. Além disso, para algumas pessoas, ir ao médico e sair sem receita é quase uma frustração.

Crianças: saiba quais são os principais remédios que podem causar efeitos adversos
 
Idade Remédio Possíveis reações que podem ocorrer
1-2 anos Descongestionante nasal Depressão respiratória
Broncodilatadores Anóxia e lesão cerebral
Antiemético (contra enjoos) Intoxicação com manifestação neurológica
Analgésicos-antipiréticos, anti-inflamatórios e antiespasmódicos Intoxicação, apresentando agitação alucinações e delírios
Anti-infecciosos Erupções cutâneas e distúrbios gastrointestinais
2-4 anos Psicofármacos Sonolência e ataxia cerebelar (problemas na coordenação)
Anti-infecciosos Erupções cutâneas e distúrbios gastrointestinais
5-9 anos Analgésicos-antipiréticos Intoxicação, apresentando agitação alucinações e delírios
Psicofármacos Sonolência e ataxia cerebelar (problemas na coordenação)
Anti-infecciosos Erupções cutâneas e distúrbios gastrointestinais
Fonte: Anna Paula de Sá Borges, pesquisadora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão
Preto da USP (Universidade de São Paulo)

Fonte: Expresso MT

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ingestão de medicamentos sem prescrição pode causar problemas auditivos

Drogas ototóxicas devem ser ingeridas sob prescrição e acompanhamento médico para evitar grandes problemas

Há uma grande variedade de drogas que podem causar lesões no ouvido humano (drogas ototóxicas), dentre elas, as mais comuns são: antibióticos aminoglicosídeos, salicilatos, quinina, agentes antineoplásicos e diuréticos de alça. Por isso, os médicos alertam para os riscos de fazer a automedicação.

Drogas ototóxicas devem ser ingeridas sob prescrição e acompanhamento médico para evitar grandes problemas. "É aconselhável o controle permanente das funções auditivas e vestibulares durante a utilização desses medicamentos, sobretudo se existirem fatores de risco como:

Consumo de ômega 3 está relacionado a menor risco de doenças oculares

Salmão é um dos alimentos ricos nesse tipo de nutriente

Estudos comprovaram a eficácia da substância no combate ao problema - Divulgação
Além de ser uma gordura benéfica para o coração, o ômega 3 pode estar relacionado também à saúde dos olhos. Resultados de estudos recentes realizados pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, sugerem que pacientes com Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMRI) avançada são menos propensos a consumir peixes e mariscos. Os pesquisadores americanos reuniram e analisaram dados dietéticos e oftalmológicos de 2,5 mil idosos entre 65 e 84 anos de Maryland. 

Neste grupo, foram acompanhados

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Misturar remédios pode causar graves problemas a pacientes

A combinação de vários remédios, sem orientação, pode levar a um efeito contrário do que se espera. Em vez de curar sintomas, provocar mais algum.

O Conselho Regional de Farmácia de São Paulo aproveitou o Dia do Farmacêutico para fazer um alerta sobre os riscos da combinação errada de remédios. O repórter Fábio Turci mostra algumas consequências dessas misturas perigosas.

Uma doença não respeita a vez da outra. Tem dia que a gente acorda com várias ao mesmo tempo. “Gripado, uma dor na coluna”, disse um homem. “Dor de cabeça, então tomo o remédio febre, outro remédio”, contou outro.

Na casa de Dona Lúcia ela mesma receitava os remédios para toda a família. “Comprava e fazia a gente tomar”, contou o marido.

“Essa febre é alta, então, toma anti-inflamatório que está com alguma coisa inflamada. Não resolveu, toma antibiótico que melhora. Vai tomando dipirona que abaixa a febre”, confessou a dona de casa Lúcia Rodrigues.

Só que a combinação de vários remédios, sem orientação, pode causar

Brasil aprova primeiro medicamento anti-inflamatório para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Nova classe terapêutica chega ao País, com o aval da Anvisa, para oferecer maior qualidade de vida aos pacientes.

A Nycomed Pharma apresenta ao mercado brasileiro o Daxas®, medicamento exclusivo para o tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, também conhecida como DPOC. Trata-se de uma nova classe terapêutica que chega ao País, sendo a primeira terapia complementar via oral aprovada pela Anvisa. O medicamento possui ação específica e efetiva no combate às inflamações de base da DPOC, atuando como terapia concomitante aos medicamentos sintomáticos. Sua ação ajuda a diminuir as crises, também chamadas de exacerbações, que são responsáveis pela rápida progressão da doença e piora da qualidade de vida, aumentando a morbidade e a mortalidade dos pacientes.

A DPOC é uma doença crônica dos pulmões que diminui

Brasil produzirá versão genérica de medicamento para aids e hepatites

Produção nacional, pela Fundação Ezequiel Dias, representará economia de aproximadamente R$ 410 milhões ao país

Mais uma aposta na produção nacional de medicamentos para a aids e as hepatites acaba de se concretizar. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu, por meio da Resolução 487/2011, o registro de comercialização da versão genérica do tenofovir para o laboratório oficial Fundação Ezequiel Dias (Funed - Governo do Estado de Minas Gerais). Com a autorização, nove milhões de comprimidos começarão a ser produzidos a partir da próxima semana, o que representará uma economia de aproximadamente R$ 410 milhões ao país no decorrer de cinco anos (até 2015).

Atualmente, cerca de 64 mil pacientes de aids e 1,5 mil de hepatites fazem uso do tenofovir no país. Essa produção tornou-se uma

OMS quer medidas ‘eficazes’ de combate ao abuso do álcool.

Novo relatório da Organização Mundial da Saúde revela que mais de 2,5 milhões morrem, anualmente, de doenças e problemas relacionados ao consumo nocivo da bebida.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, afirmou que novas medidas e políticas são necessárias para salvar vidas e reduzir o consumo abusivo de álcool.

Em relatório, publicado nesta sexta-feira, a organização informou que 2,5 milhões de pessoas morrem, anualmente, vítimas de doenças e lesões causadas por abusos de álcool.

Saúde Pública

O diretor-geral assistente da OMS, Ala Alwan, contou que muitos países já reconheceram sérios problemas na saúde pública causados pelo uso excessivo do álcool.

Segundo ele, algumas medidas de prevenção e tratamento já foram adotadas, mas é necessário muito mais para reduzir o número de mortes.

Cerca de 4% das mortes no mundo estão relacionadas ao abuso de álcool. Entre as vítimas, estão 320 mil jovens, entre 15 e 29 anos.

Entre as medidas propostas pela agência estão o aumento de impostos sobre o álcool para frear o consumo, redução de postos de venda da bebiba, e aumentar o limite de idade para consumo de bebidas alcoolicas.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Decreto presidencial institui Universidade Aberta do SUS

Sistema oferece a profissionais que atuam na rede pública de saúde cursos de atualização profissional em áreas de interesse do SUS. Educação à distância reduz custos e permite acesso virtual a materiais de estudo e aperfeiçoamento
O decreto presidencial 7.385/2010, publicado nesta quinta-feira (9/11) no Diário Oficial da União, institui o sistema Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS) – um mecanismo que propicia aos profissionais de saúde que atuam na rede pública de saúde realizar cursos de atualização profissional e até mestrados. A grande vantagem do UnA-SUS é o uso de tecnologias de educação a distância, o que minimiza a necessidade de deslocamento do profissional da sua cidade ou região.

Atualmente, participam da rede 12 universidades públicas, duas Secretarias Estaduais de Saúde (BA e MG), cinco núcleos do Telessaúde Brasil, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), da Fiocruz (veja lista abaixo). Outros parceiros que tiverem interesse podem integrar a rede.
Desde 2008, ano de criação do UnA-SUS, foram contratados cursos para especializar mais de 23 mil profissionais em áreas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS) – Programa Saúde da Família, Saúde Mental, Saúde Ambiental, Saúde Materno-Infantil e Gestão Participativa.

Esses trabalhadores foram capacitados por meio de

Produto natural para os ossos é encontrado no mar

Medicina natural marinha

Um dos mais recentes presentes que a Mãe Natureza deu para a ciência médica parece ser um modelo ideal para o desenvolvimento de novas drogas para fraturas graves, osteoporose e outras doenças dos ossos.

O presente obviamente foi entregue pela natureza há muito tempo, mas só agora os cientistas o encontraram: ele estava bem escondido dentro das cianobactérias que moram nos recifes de coral.

Estima-se que mais da metade dos medicamentos existentes hoje são

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Doenças negligenciadas: promotoras da pobreza

Desde que a Fundação Rockefeller lançou, nas décadas de 70/80, o programa The Great Neglected Diseases of Mankind (As Grandes Doenças Negligenciadas da Humanidade), o conceito "doenças negligenciadas" vem evoluindo e sofrendo mudanças - às vezes graduais ou incrementais, às vezes radicais e transformadoras. Para Ken Warren, então diretor do programa, enfermidades como esquistossomose, doença de Chagas e malária eram negligenciadas porque não recebiam recursos suficientes para a pesquisa biomédica, o que geraria falta de conhecimentos e informações para o desenvolvimento de vacinas, medicamentos e diagnósticos.

As doenças negligenciadas atingem sobretudo países em desenvolvimento, com precária qualidade de vida (Foto: Gutemberg Brito)
Esta constatação levou à criação, pelo setor público, de programas destinados a financiar e estimular pesquisas sobre

EXIGÊNCIA PARA EMISSÃO DA CERTIDÃO DE REGULARIDADE 2011

Foi aprovada, na Reunião Plenária de 26 de janeiro de 2011, a decisão de se emitir Certidão de Regularidade para 2011 para farmácias e drogarias com horário de assistência farmacêutica igual ao de funcionamento, não se admitindo intervalo para alimentação/repouso. O contrato de trabalho que exceda 6 horas diárias por força da CLT deverá conter intervalo alimentação/repouso por 1 hora, até 2 horas, e será visado/averbado pelo CRF-RJ. Não será emitida a Certidão de Regularidade se não houver assistência farmacêutica para este intervalo.

Por decisão judicial, para emissão da Certidão de Regularidade, será exigido o comprovante do depósito da Contribuição Sindical em nome do farmacêutico para o SINFAERJ ou outro sindicato representativo da categoria.
Leia Decisão

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CFF aprova Resolução nº 542

CFF APROVA RESOLUÇÃO QUE DISPÕE SOBRE ATRIBUIÇÕES DO FARMACÊUTICO NA DISPENSAÇÃO E CONTROLE DE ANTIMICROBIANOS. NORMA, PUBLICADA NO “DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO”, EM 28 DE JANEIRO DE 2011, COM O Nº 542/11, É UMA RESPOSTA DO CFF AO VAZIO DEIXADO PELA RDC 44/10, DA ANVISA, QUE TRATA DO CONTROLE DESSES MEDICAMENTOS.
 
Depois de ser objeto de uma consulta pública, pelo período de 45 dias, a proposta de resolução do Conselho Federal de Farmácia que dispõe sobre as atribuições do farmacêutico na dispensação e controle de antimicrobianos foi aprovada pelo Plenário do Órgão, na reunião realizada, nos dias 18 e 19 de janeiro de 2011, e publicada no “Diário Oficial da União”, em 28 de janeiro. A Resolução nº 542/11, é uma resposta do CFF ao vácuo deixado pela RDC 44/10, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que não prevê a prestação dos serviços profissionais que compõem a assistência farmacêutica, no momento da dispensação de antimicrobianos. Pelo contrário, reserva ao farmacêutico o papel burocrático de escriturário desses medicamentos no SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados).

“A RDC 44/10, que trata do controle de antimicrobianos sob prescrição médica, em momento algum, menciona o papel fundamental do farmacêutico no contexto desses medicamentos, que é orientar o paciente quanto ao uso correto dos produtos, com o acompanhamento farmacoterapêutico”,

Anvisa interdita lotes de produtos irregulares

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta segunda-feira (31/1), no Diário Oficial da União, a interdição cautelar de produtos com resultados insatisfatórios em análises feitas por laboratórios oficiais.
O lote 101806-361 do produto Azeite de Oliva Extra Virgem, da Primeira Prensagem a Frio, da marca Lisboa Premium, fabricado em 18/06/2010, e válido até 18/06/2013, produzido pela empresa Natural Óleos Vegetais e Alimentos LTDA, de Cajamar (SP), foi interditado por apresentar resultados insatisfatórios quanto às características sensoriais e quanto aos ensaios físico-químicos de índice de iodo (wijs) e índice de refração, ambos acima do limite permitido.

Já o lote 3 do produto Suco de Goiaba, da marca Frutisa, válido até 01/2011, fabricado pela empresa Fruteb S.A, de São Cristovão, Sergipe, foi interditado por apresentar teor de Dióxido de Enxofre (0,033 g/100 ml) acima do limite máximo permitido na legislação sanitária (0,02 g/100ml) e resultado insatisfatório na análise de rotulagem.
A interdição cautelar vale pelo período de 90 dias após a data de publicação no Diário Oficial.  Durante esse tempo, o produto interditado não deve ser consumido e nem comercializado. As pessoas que já tiverem adquirido algum produto dos lotes suspensos devem interromper o consumo.
Apreensão
O produto Composto Nutritivo Energit, Mistura para Preparo de Alimento Suco ou Vitamina - Contém Fibras, fabricado pela empresa Luciano de Jesus Santos-ME foi apreendido por apresentar catuaba e ginseng na sua composição, substâncias farmacologicamente ativas e, portanto, não permitidas em alimentos. 

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cientistas inventam gel para reconstrução de mama após retirada de tumor

Cirurgiões do hospital Germans Trias i Pujol, em Barcelona, desenvolveram um gel de plaquetas que restitui o volume da mama após a extração do tumor, colocado no mesmo ato cirúrgico e permite conservar o formato do peito.

A técnica, elaborada em colaboração com o Banco de Sangue e Tecidos da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), é pioneira no mundo e já foi aplicada em 50 mulheres com bons resultados, como informa o centro em comunicado.

O tratamento é fruto de um projeto de pesquisa liderado pelo cirurgião Joan Francesc Julián e constitui uma nova tecnologia aplicada à cirurgia que não requer reconstruções posteriores, nem a colocação de próteses mamárias para atenuar o vazio gerado pela extração de um tumor mamário.

Conforme os médicos, as plaquetas são obtidas do sangue de um doador e com elas

Ligação genética com vício do cigarro pode levar a remédio contra tabagismo

Rota da nicotina

Cientistas do Instituto de Pesquisa Scripps, nos Estados Unidos, identificaram uma via cerebral que regula a vulnerabilidade dos indivíduos às propriedades da nicotina que causam dependência.

O trabalho examinou os efeitos de parte de um receptor - uma proteína à qual se ligam determinadas moléculas sinalizadoras - que responde à nicotina no cérebro.

"Acreditamos que esses novos dados estabelecem um novo cenário para a compreensão das variáveis que motivam o consumo de nicotina e também das vias cerebrais que regulam a vulnerabilidade à dependência
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...