segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Nova droga mostra eficácia e poucos efeitos colaterais no combate à aids

Medicamento desenvolvido por cientistas alemães reduziu a carga viral de HIV no sangue em até 95% e apresentou efeitos colaterais mínimos nos primeiros testes.
 
Uma nova substância desenvolvida por pesquisadores alemães traz esperança na luta contra a aids. O remédio, que está sendo desenvolvido pela VIRO Pharmaceuticals, uma pequena empresa privada de Hannover, é chamado de VIR-576 e, assim como outros medicamentos, reduziu drasticamente nos primeiros testes a quantidade do vírus HIV no sangue.

A vantagem é que há menos efeitos colaterais porque a nova substância não age nas células humanas, mas ataca o vírus HIV quando este ainda não penetrou nas células. Testes com 18 pacientes revelaram principalmente dor no local da injeção como efeito colateral, afirmaram os cientistas alemães. A redução na carga viral (a quantidade de HIV no sangue) foi de até 95%.

O pesquisador Frank Kirchhoff, do Hospital Universitário de Ulm, explicou que o VIR-576 é parecido com outros inibidores de fusão, como o Fuzeon, mas foi desenvolvido para bloquear o processo de infecção numa etapa anterior.

Parceria entre CRF-RJ e Mania Virtual favorece compra de computadores por farmacêuticos

O CRF-RJ acaba de firmar parceria com a Mania Virtual, empresa que vende desktops, notebooks, netbooks, entre outros equipamentos de informática. 

O objetivo é facilitar o acesso do farmacêutico ao Sistema de Monitoramento de Serviços Farmacêuticos (SMSF), programa do Conselho Federal de Farmácia, lançado recentemente. 

Para saber como se beneficiar da parceria com a Mania Virtual,clique aqui

Para conhecer melhor o SMSF, clique aqui

Jogue fora no lixo. Certo? Errado!

Descartar medicamentos no lixo ou na rede de esgotos é uma prática que coloca em risco o meio ambiente e a saúde da população

Clique na imagem para ampliar
A questão ambiental tem sido, nos últimos anos, alvo de discussão de grande parte da população mundial. Cada vez mais, novos assuntos entram em pauta, e o perigo pode estar onde menos se espera, como, por exemplo, no descarte de medicamentos.

Existe hoje muita dificuldade para que as pessoas descartem corretamente os medicamentos restantes de tratamentos ou que estejam com a data de validade vencida. Há poucos estabelecimentos especializados em seu recolhimento e destinação, e também pouco se sabe sobre a melhor forma de eliminá-los.

Normalmente os resíduos são jogados no lixo comum ou na rede de esgotos e, dependendo das características físico-químicas dos medicamentos descartados, a população pode sofrer as consequências indiretas da agressão ao meio ambiente, como contaminação de produtos alimentícios, do ar, da água, do solo e de animais.

Sem Farmacêutico não dá!

MP ajuíza ação para garantir funcionamento adequado de farmácias em Cerejeiras

O Ministério Público de Rondônia propôs Ação Civil Pública contra o Conselho Regional de Farmácia de Rondônia e 11 farmácias instaladas no município de Cerejeiras, em razão de os estabelecimentos estarem funcionando sem adequada assistência de profissional formado e devidamente registrado no Conselho Regional, conforme determina o artigo 15 da Lei Federal nº 5.991/73. O MP requer na Justiça decisão liminar para que as farmácias deixem de administrar injetáveis, a não ser que atendam o disposto na resolução 328/99 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Angevisa), que exige profissional habilitado para o procedimento.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Tomate tem nutriente que evita doenças cardiovasculares

Fruto mundial

O tomate é o fruto mais produzido no mundo.

Agora, cientistas no Japão descobriram que, além do mundialmente conhecido sabor agradável, os tomates contêm nutrientes que podem evitar o surgimento de doenças vasculares.

A pesquisa, publicada na revista Molecular Nutrition & Food Research, revela que um composto extraído do tomate, chamado 9-oxo-octadecadienóico, tem efeitos anti-dislipidêmicos.

Dislipidemia

Cardiologistas descobrem novo sinal de alerta de ataque cardíaco

Fragmento de proteína

Cardiologistas da Universidade de Connecticut (EUA) identificaram um fragmento de proteína que, quando detectado no sangue, pode ser um preditor de um ataque cardíaco.

A pesquisa, liderada pelo Dr. Bruce Liang, foi publicada no exemplar de 11 de janeiro do Journal of the American College of Cardiology.

Os cientistas descobriram que pacientes que sofreram ataques cardíacos tinham no sangue níveis elevados do fragmento de proteína conhecido como Caspase-3 p17.

Biomarcador de ataque cardíaco

Agrotóxico metamidofós será banido do mercado brasileiro

O agrotóxico metamidofós só poderá ser utilizado, no Brasil, até 30 de junho de 2012. É o que determina a Resolução RDC 01/2011 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada nesta segunda-feira (17/1).

A decisão da Anvisa é fundamentada em estudos toxicológicos que apontam o metamidofós como responsável por prejuízos ao desenvolvimento embriofetal. Além disso, o produto apresenta características neurotóxicas, imunotóxicas e causa toxicidade sobre os sistemas endócrino e reprodutor, conforme referências científicas e avaliação elaborada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Pesquisa testará limites do uso recreativo do álcool

Prates: O Brasil ainda não tem estudo de base populacional que embase esses
 aspectos regulatórios da toxicologia. Esse é o nosso objetivo com a construção do painel
Com o objetivo de estabelecer a relação entre a menor concentração de etanol absorvido por um indivíduo e seus efeitos clínicos e psicocomportamentais, está sendo realizada na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) a pesquisa Limiar entre sobriedade e euforia: uma avaliação do estado neurocomportamental e a concentração de etanol suficiente para modificá-lo. O trabalho busca suprir a carência de dados de base populacional sobre a relação entre a concentração de álcool no sangue, na saliva e no ar exalado e os efeitos psicocomportamentais causados, levando em conta índice de massa corporal, idade e gênero. O estudo também pretende orientar a reformulação da lei 11.705/08 que estabelece um limite mínimo de tolerância da concentração de álcool no sangue, e, de acordo com seus pesquisadores, não possui embasamento científico.

EVENTO COMEMORATIVO EM HOMENAGEM AO DIA DO FARMACÊUTICO 2011

Clique na imagem para ver a programação
Evento comemorativo da Academia Brasileira de Administração Hospitalar

PERÍODO: 25/01/2011

INSCRIÇÃO A PARTIR DO 12/01/2011

LOCAL: AUDITORIO DO SINDHERJ - AV. RIO BRANCO 257 - 15 ANDAR - CENTRO - RIO DE JANEIRO

INFORMAÇÕES: 21-2516-1118 / 21-2516-1053

Email: inscricao@abah.com.br
Colocando seu NOME, ESTABELECIMENTO, CARGO, E-MAIL E TELEFONE PARA CONTATO.

sábado, 15 de janeiro de 2011

CRF-RJ convida para evento do Dia do Farmacêutico

Para comemorar o Dia do Farmacêutico, celebrado todo dia 20 de janeiro, o CRF-RJ vai promover uma confraternização no dia 21 de janeiro, na Churrascaria Pampa Grill.

O evento é gratuito, e o jantar será oferecido entre 18h e 22h. As bebidas são por conta dos convidados. Na portaria do restaurante, o farmacêutico deverá apresentar carteira de registro no CRF-RJ.

Farmacêuticos interessados em participar da festa devem confirmar presença pelo telefone (21) 3872-9216, com Pâmela Leal, até o dia 19 de janeiro, às 18h.

A Churrascaria Pampa Grill fica na Avenida Almirante Barroso, 90, loja A, Centro, Rio de Janeiro. Próximo ao Metrô da Carioca.

Fonte: Imprensa CRF-RJ

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Período de chuvas contribui para a proliferação dos caramujos africanos

Introduzido no país na década de 1980, o molusco que serviu como aposta comercial, na busca de uma alternativa mais barata ao escargot, se transformou em uma verdadeira praga. O caramujo africano (Achatina fulica), é dotado de alta capacidade de reprodução e hoje se disseminou em 24 dos 26 estados brasileiros. Os impactos para a biodiversidade são evidentes, mas os riscos à saúde pública também preocupam. A prevenção no contato com o animal e o controle das populações do caramujo são fundamentais.


“Nos ambientes urbanos as populações desses moluscos são densas, invadem e destroem hortas e jardins. Como são formadas por animais de grande porte, com 10cm em média, causam transtornos às comunidades das áreas afetadas”, esclarece a pesquisadora Silvana Thiengo, responsável pelo Laboratório de Referência Nacional em Malacologia Médica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Segundo a especialista, um exemplar do molusco pode colocar uma média de 200 ovos por

Fundação prepara levantamento da situação da esquistossomose em todo o território brasileiro

O Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas) deu início a um levantamento que pretende responder à seguinte pergunta: “depois de mais de 30 anos da implantação do Programa de Controle da Esquistossomose no país, como está a situação da esquistossomose e dos geo-helmintos no Brasil?”. Esse é o objetivo do Inquérito Nacional de Prevalência da Esquistossomose Mansoni e Geo-Helmintoses, promovido pelo Serviço de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (SVS/MS). O trabalho é coordenado em nível nacional pelo professor Naftale Katz, pesquisador do Laboratório de Esquistossomose da Fiocruz Minas. “Acreditamos que a resposta é que situação esteja

Anvisa disponibiliza primeiro grupo de bulas em novo formato


Já estão disponíveis no Bulário Eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as primeiras 202 bulas adequadas às novas regras da Anvisa que exigem informações mais claras, linguagem mais objetiva e conteúdos padronizados.

De acordo com a RDC 47 de 2009, que instituiu as novas regras, a partir da publicação no Bulário Eletrônico as empresas terão até 180 dias para colocar as bulas à disposição dos consumidores nas embalagens de medicamentos. Este também é o prazo para que as empresas fabricantes dos medicamentos que já estão no Bulário passem a oferecer a bula em formato especial para deficientes visuais, como Braile, áudio, fonte ampliada, entre outros.

Genéricos e similares

A publicação das primeiras bulas adequadas vai desencadear também a adequação das bulas de muitos medicamentos genéricos e similares, que devem

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

20 de Janeiro - Dia do Farmacêutico

O dia do Farmacêutico está chegando e as entidades promotoras da profissão estão organizando vários eventos espalhados por todo o Brasil. Não vai faltar lugar pra confraternizar. Abaixo seguem os convites da ASFF - Associação Sul Fluminense de Farmacêuticos e ABF - Associação Brasileira de Farmacêuticos 

Clique na imagem para ampliar 
Clique na imagem para ampliar
Você Farmacêutico, compareça, vá confraternizar com seus colegas de trabalho, é indiscutível a importância da nossa união.

SP recruta voluntários para teste de vacina contra a Aids

Interessados devem ter entre 18 e 50 anos e serem saudáveis

A Secretaria de Estado da Saúde e a Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) começaram nesta quarta-feira (12) a selecionar voluntários para testes de uma vacina preventiva contra o HIV, o vírus causador da Aids. O produto, produzido pelo VRC (Centro de Pesquisa de Vacinas, em inglês), ligado ao governo dos Estados Unidos, também vai ser testado na Suíça e no Peru.

Serão selecionados 25 voluntários, tanto homens quanto mulheres. Para participar, é preciso ter entre 18 e 50 anos, ser saudável, não estar infectado pelo HIV e morar na Grande São Paulo. Mulheres grávidas ou amamentando

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Anvisa suspende e interdita produtos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta terça-feira (11/1), no Diário Oficial da União, a interdição cautelar e a suspensão de produtos com resultados insatisfatórios em análises feitas por laboratórios oficiais.


A interdição cautelar vale pelo período de 90 dias após a data de publicação no Diário Oficial da União.  Durante esse tempo, o produto interditado não deve ser consumido nem comercializado. Já a suspensão é definitiva e tem validade imediata após a divulgação da medida no Diário Oficial. As pessoas que já tiverem adquirido algum produto dos lotes suspensos devem interromper o uso.

Confira os nomes dos produtos abaixo:

Ministério da Saúde divulga novo mapa de risco da dengue no Brasil

Dezesseis estados apresentam risco muito alto de enfrentar epidemia. Ministério fará o acompanhamento sistemático da implantação dos planos de contingência nesses estados, para garantir atendimento de qualidade em tempo adequado



O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgou nesta terça-feira (11), o novo mapa de risco para a dengue no Brasil. Agora, com a atualização do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), passam de dez para 16 os estados com risco muito alto de epidemia; e de nove para cinco os com risco considerado alto. Pela manhã, Padilha e representantes de outros 12 ministérios e órgãos do governo federal se reuniram com a presidenta Dilma Rousseff para articular a formulação de ações integradas capazes de prevenir e controlar a doença, bem como garantir atendimento de qualidade, em tempo adequado, para a população acometida pela dengue. 


“Queremos, no dia de hoje, reforçar duas coisas: a atuação intersetorial e a integração entre atenção à saúde e vigilância em saúde. Queremos estimular os estados e municípios a ampliarem suas parcerias no combate à dengue. O Governo Federal, os estados, os municípios e as pessoas: todos podem fazer mais no combate à dengue”, disse o ministro Alexandre Padilha. 


No novo mapa da dengue no país, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro são os estados com

Anticorpos de quem pegou H1N1 abrem caminho para vacina universal da gripe

Pessoas que tiveram gripe suína ficaram imunes a tipos da doença

Os anticorpos desenvolvidos por pessoas infectadas pelo vírus H1N1, popular gripe suína, que os deixam imunes a outras variações do vírus da gripe, pode ser a chave para a criação de uma vacina universal da gripe. Essa é a conclusão de uma pesquisa da Escola de Medicina da Universidade Emory e da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. 


Vários pacientes infectados pela versão H1N1 em 2009 desenvolveram anticorpos que protegem contra uma variedade de cepas (versões) de gripe. 

Jens Wrammert, professor de microbiologia e imunologia da Universidade Emory, explica como a formação da vacina pode ser viável. 

- A descoberta mostra que esses tipos de anticorpos podem

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cuba anuncia vacina contra câncer de pulmão

O Jornal oficial cubano “Trabajadores” anunciou nesta segunda-feira o desenvolvimento da primeira vacina terapêutica contra o câncer de pulmão no mundo. A CimaVax EGF foi feita por pesquisadores do CIM (Centro de Imunologia Molecular) de Havana e já foi testada em mais de mil pacientes. 

A vacina consegue transformar o câncer avançado em uma "doença crônica controlável", segundo a responsável pelo projeto, Gisela González. O ideal é utilizá-la quando tratamentos como radioterapias e quimioterapias já foram concluídos. 

A CimaVax EGF deve aumentar a qualidade de vida do paciente e sua expectativa de vida. Pesquisadores do CIM já estudam possibilidades de empregar seu princípio em tratamentos contra outros tipos de tumores. 

Fonte: eBAND

Hepatite A: é a pessoa que faz a diferença, não o vírus

Inócua ou mortal

Ao contrair o vírus da hepatite A, a maior parte das pessoas permanece ilesa e nem chega a apresentar sintomas.

Para alguns indivíduos, no entanto, a hepatite A desencadeia inflamação e necrose do fígado, levando à morte.

Por muitos anos, os cientistas procuraram nos vírus as diferenças - ainda que fossem minúsculas - que pudessem explicar tamanha variação de manifestações clínicas.

Mas não conseguiram encontrar uma resposta.

A comunidade científica agora tem uma nova convicção: o lugar certo para buscar uma resposta não é o

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Alertas para cuidados no verão

Usar roupas leves, passar o protetor solar diariamente, hidratar-se e evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h são algumas das principais dicas dos dermatologias aos adultos, crianças e trabalhadores expostos diariamente ao sol. Com a chegada do verão, começam também as preocupações com doenças de pele, como a miliária (brotoeja), as micoses, a acne, as queimaduras solares e, principalmente, o câncer de pele, conforme alerta a coordenadora do Serviço de Dermatologia Ocupacional da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Maria das Graças Mota Melo, que assumirá este ano a coordenação do Departamento de Alergia/Imunologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Rio de Janeiro.
A recomendação, segundo as dermatologistas vai além do uso correto do filtro solar. Deve-se usar chapéus com abas largas e barracas na praia de algodão ou lona - que absorvem 50% da radiação ultravioleta


Os cuidados vão além desses citados. Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, as pessoas de todos os fototipos devem

Versão preta da soja possui antioxidante poderoso

Alimento tem 380 calorias por porção de 100 g e muitos benefícios

A soja tem fama de "superalimento" por ser fonte de proteína vegetal, tem fibras, minerais e vitaminas de sobra, ajuda na diminuição do colesterol e alivia os sintomas da menopausa. 

Que tal variar o cardápio e experimentar outro alimento com essas propriedades e um bônus, as antocianinas, substâncias superpoderosas que previnem uma série de doenças? Estamos falando da soja preta, que tem

Sobre postos de medicamentos

O Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jaldo de Souza Santos, convoca toda a categoria para participar da Consulta Pública nº 115, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que trata de funcionamento de postos de medicamentos e unidades volantes e a relação de medicamentos que podem ser comercializados, nestes estabelecimentos. “Sabemos que a presença do farmacêutico é essencial para a correta dispensação de medicamentos, em qualquer estabelecimento de saúde. Por isso, é importante que a categoria envie sugestões e críticas à Consulta Pública da Anvisa”, completa o Presidente do CFF.
 
TEXTO DA CONSULTA PÚBLICA

Teste pode diagnosticar Alzheimer em estágio inicial com precisão

Pesquisadores foram capazes de detectar “marcadores” no sangue que identificam o mal de Alzheimer 3 a 5 anos antes de qualquer perda de memória ocorrer. A descoberta significa que o tratamento para a doença poderia ser iniciado antes que danos cerebrais irreversíveis sejam causados.

Atualmente, não há maneira de detectar Alzheimer antes da pessoa já ter avançado na doença. Há muito tempo cientistas tentam descobrir maneiras de detectar anticorpos, produtos químicos e outras substâncias no sangue que identifiquem que o corpo está lutando contra a doença.

No novo estudo, os cientistas criaram uma

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PUBLICADA A PRIMEIRA PORTARIA BRASILEIRA SOBRE FARMÁCIA HOSPITALAR


Os farmacêuticos hospitalares brasileiros iniciam o ano de 2011, tendo como marco político a publicação da Portaria do Ministro da Saúde Nº 4.283, que aprova as diretrizes e estratégias para organização, fortalecimento e aprimoramento das ações e serviços de farmácia no âmbito dos hospitais.

Publicada no último dia útil do ano de 2010, a referida portaria foi fruto de intenso trabalho político realizado pela Sbrafh nos últimos 16 anos, em parceria com o Conselho Federal de Farmácia e Departamento e Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde-MS.

O texto da Portaria foi discutido por um grupo de trabalho-GT, constituído através da Portaria No 2139/2010 do Ministério da Saúde. O GT contou com a ativa participação da Sbrafh, Departamento de Assistência Farmacêutica, Conselho Federal de Farmácia, CONASS, CONASEMS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, Confederação Nacional de Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde - SAS/MS, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e FENAFAR. O GT foi coordenado pelo Diretor do DAF, Dr Miguel Nascimento e teve como documento base, O Guia de Boas Práticas de Farmácia Hospitalar e em Serviços de Saúde da Sbrafh. A SBRAFH esteve presente, através da sua Presidente, Eugenie Néri, em todas as discussões



Os trabalhos foram balizados pela incontestável necessidade do farmacêutico na Farmácia Hospitalar e pela urgente definição de estratégias para aprimorar as ações da farmácia hospitalar com foco na segurança do paciente.

A Sbrafh, através de seus Diretores saúda os farmacêuticos hospitalares em 2011, apresenta essa importante conquista política e convida a todos a participarem mais ativamente da Sbrafh para, juntos, conseguirmos implementar as diretrizes definidas na Portaria MS No 4.283.

BAIXE A PORTARIA NO SITE DA SBRAFH 



Enviado por e-mail ao Blog da Pharmacia 

CRF-RJ lança logomarca para comemorar 50 anos de vida

Este ano, o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ) vai celebrar 50 anos de existência e defesa da profissão farmacêutica. Para marcar a data, encomendou a logomarca que pode ser vista abaixo e que vai ser impressa em toda a papelaria do CRF-RJ e aplicada nos materiais de cunho institucional e publicitário.


Fonte: Imprensa CRF-RJ

A cura para o vício da cocaína e quem sabe a porta de entrada para cura do crack


Efeito das drogas no cérebro
Clique na imagem para ampliar

A cocaína é um potente estimulante do sistema nervoso central, ação pela qual é utilizada como droga de abuso. O mecanismo de ação mais conhecido da cocaína é o bloqueio da recaptura pré-sináptica da norepinefrina (NE) e, também, a inibição da monoamina-oxidase (MAO). Como conseqüência, a cocaína provoca um acúmulo do neurotransmissor; mecanismo este explicativo do aumento da atividade física observada nos usuários da droga.

O uso simultâneo da cocaína com alcool aumenta o risco de morbidade e mortalidade.o alcool inibe a carboxiesterase (enzima responsável pela hidrólise da cocaína na formação de benzoilecgonina) ao mesmo tempo em que induz a reação de transesterificação com formação de etilbenzoilecgonina e este composto apresenta uma maior toxicidade.

Recentemente cientistas da faculdade de Medicina Weill Cornell, nos Estados Unidos, desenvolveram uma vacina que diminuiu o prazer causado pela cocaína em ratos bloqueando sua ação.

O efeito da vacina durou 13 semanas nos roedores. Para desenvolvê-la, cientistas combinaram pedaços de um vírus causador do resfriado e partículas que imitam a cocaína. A substância induz o sistema imunológico a combater o princípio da droga antes que ele chegue ao cérebro.

Gladson Curcio Viana
Administrador  Blog da Pharmacia


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Exame de sangue que detecta cancro vai ser comercializado nos Estados Unidos

A gigante farmacêutica americana Jonhson & Johnson anunciou, segunda-feira, um acordo com o Hospital Geral do Massachusetts para comercializar um teste sanguíneo capaz de detectar a mínima célula cancerígena, abrindo assim uma via para a maior eficácia dos tratamentos.

Para o Dr. Christopher Logothetis, do Centro de Cancer Anderson, da Universidade do Texas, o novo teste “será muito útil para doentes com cancer da próstata, bexiga, cólon, rim e pulmão, além de cancer da mama. Em muitos aspectos serve como biopsia líquida.”

Segundo os cientistas, o novo teste sanguíneo, capaz de detectar a presença da

Futuro da medicina: fármacos “inteligentes” combatem o cancer

Os especialistas prevêem a multiplicação de "fármacos inteligentes" capazes de combater tumores específicos com maior precisão. Embora o número de casos deva continuar a aumentar nos próximos 30 anos, devido ao envelhecimento da população mundial, a probabilidade de um paciente sobreviver será cada vez maior.

Nos últimos dez anos os cientistas empenharam-se em estudar como cada tipo de tumor se comporta: investigar o seu ADN, como se origina e se esconde do sistema imune dos pacientes, de que maneira se espalha pelo corpo. Esta investigação vem apontar pontos

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Mitos e verdades sobre mioma

Tumor benigno do tecido muscular do útero, o problema atinge mulheres no período reprodutivo. Você sabe tudo a respeito?

Os médicos não conseguem precisar ainda as causas do aparecimento do mioma, tumor benigno do útero que acomete mulheres em idade fértil – ou seja, dos 16 aos 55 anos, aproximadamente.

“Mas existem fatores predisponentes. O problema é mais comum entre

Brasil passa a integrar grupo de países com baixa prevalência de cárie

Levantamento do Ministério da Saúde mostra que saúde bucal do brasileiro teve grande melhora como reflexo do Programa Brasil Sorridente. Desde 2003, cresceu 30% o número de crianças sem cárie 

O ministro da saúde, José Gomes Temporão, divulgou os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2010). O levantamento, feito com base em entrevistas e exames bucais em 38 mil pessoas, revela que o Brasil passou a integrar o grupo de países com baixa prevalência de cáries, um reflexo direto da implantação do programa Brasil Sorridente, em 2003, que passou a oferecer prevenção, tratamento especializado e reabilitação em todo o país.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...