quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Composto presente no açafrão e no curry destrói células de câncer

Açafrão da Índia

Uma pesquisa realizada na Irlanda sugere que um componente encontrado no açafrão da Índia, presente no tempero curry, pode matar células cancerosas.

O componente químico curcumina já era visto como um extrato com aplicações medicinais e já estava sendo testado para outros tratamentos, como artrite, demência e outros - veja, por exemplo, Açafrão é utilizado para tratamento do câncer de pele.

Testes de laboratório realizados pelo Centro de Pesquisa do Câncer de Cork, na Irlanda, mostraram que a curcumina também pode matar células de câncer de esôfago.

Curcumina

A cientista Sharon McKenna e sua equipe descobriram que a curcumina começou a matar as células cancerosas dentro de 24 horas.

"Cientistas já sabiam há tempos que compostos naturais têm potencial para tratar células defeituosas que se transformaram em células cancerosas e suspeitamos que a curcumina poderia ter valor terapêutico", disse a cientista.

As células também começaram a se digerir, depois que a curcumina desencadeou os sinais de morte celular.

Novos tratamentos

Especialistas em câncer afirmam que a descoberta - publicada na revista especializada British Journal of Cancer - pode ajudar médicos a elaborar novos tratamentos para a doença.

Lesley Walker, diretor da organização britânica Cancer Research UK acha que os resultados da pesquisa irlandesa podem ajudar o desenvolvimento de novos tratamentos de câncer do esôfago.

"[A pesquisa] abre a possibilidade para que compostos químicos naturais encontrados no açafrão da Índia possam ser desenvolvidos para se transformar em novos medicamentos."

Câncer do esôfago

"A incidência de câncer do esôfago aumentou em mais de 50% desde os anos 70 e isto estaria ligado ao aumento da taxa de obesidade, consumo de álcool e doença do refluxo, então, descobrir formas de evitar o desenvolvimento desse tipo de câncer é importante", acrescentou.

Fonte: Diario da Saude Online

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Estudantes fazem mobilização na Câmara

Cerca de 200 estudantes do curso de Farmácia das Universidades Federal e Estadual de Goiás (UFG e UEG) e a Diretoria do Conselho Federal de Farmácia (CFF) estiveram na Câmara Federal, no dia 20 de outubro para entregar aos deputados uma solicitação para garantir o direito dos farmacêuticos de realizar exames citopatológicos. A mobilização foi convocada pelo CFF porque segue em votação no Plenário da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei No. 7703/2006 (Ato médico).

De acordo com o texto aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), no dia 14 de outubro, a realização dos exames citopatológicos e seus respectivos laudos NÃO são atividades privativas da medicina, ficando assim garantido o direito de farmacêuticos-bioquímicos realizarem tais exames. Apesar de garantida a atividade, a manutenção da expressão diagnóstico citopatológico, do inciso VIII do artigo 4º, do Projeto de Lei 7.703/06, pode tolher a atuação do farmacêutico-bioquímico. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) já encaminhou à Câmara, em outras ocasiões, a solicitação de retirada da expressão diagnóstico citopatológico do Projeto de Lei 7.703/06, mas é preciso uma ação da categoria.

(Texto da solicitação dos estudantes aos deputados federais)
Exmo Sr Deputado

Os farmacêuticos brasileiros solicitam de Vossa Excelência o empenho em retirar do Projeto de Lei nº 7.703/2006 a expressão “diagnóstico citopatológico“ do inciso VIII do artigo 4º, como sendo atividade privativa do médico, considerando que na literatura científica nacional e internacional não existe tal definição.

O exame citopatológico é um “Método de Rastreamento” das lesões precursoras do câncer, o que não implica em diagnóstico definitivo da doença. Tal solicitação deve-se ao direito já adquirido por farmacêuticos-bioquímicos em relação à realização do exame citopatológico.

A defesa da atuação profissional é um direito. Somos cerca de 140 mil profissionais, e quase 10 mil formandos a cada ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa CFF

Palestras para farmacêuticos e estudantes de farmácia no Dia da Orientação Farmacêutica (11 de novembro)

O dia 11 de novembro, Dia da Orientação Farmacêutica, será marcado por uma série de atividades realizadas pelo CRF-RJ para farmacêuticos, estudantes de Farmácia e população em geral. Para os profissionais da área e universitários, haverá oito palestras no Hemorio, ministradas por integrantes das Câmaras Técnicas do CRF-RJ sobre diversos temas relacionados à profissão farmacêutica. Todas são gratuitas.

Uma das palestras terá como tema a “Radiofarmácia como Ciência Farmacêutica”, um assunto novo que será abordado por Ralph Santos Oliveira, da Câmara Técnica de Radiofarmácia.

Haverá palestras também sobre gerenciamento de custos na farmácia hospitalar, propaganda de medicamentos, descarte de produtos controlados, evolução da farmácia homeopática, entre outras (veja programação abaixo).

Para participar, envie um e-mail para sct@crf-rj.org.br No campo assunto, escreva o nome do evento: 11 de novembro – Dia da Orientação Farmacêutica. As inscrições também podem ser feitas pelo telefone (21) 3872-9215, das 10h às 13h30 e das 14h30 às 17h, nos dias úteis. Ainda há a possibilidade de fazer a inscrição presencialmente, na sede do CRF-RJ.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8, centro do Rio, próximo à estação Central do Metrô. As palestras vão acontecer no Centro de Estudos do Hemorio.

Programação

8:30h - Credenciamento

9h às 9h15– Abertura

9:15h às 9:45h – Gerenciamento de Custos na Farmácia Hospitalar

Câmara Técnica de Farmácia Hospitalar – palestrante: Dra. Waldylene Pagoto Chevrand

9:45h às 10:15h – Radiofarmácia como Ciência Farmacêutica

Câmara Técnica de Radiofarmácia – palestrante: Dr. Ralph Santos Oliveira

10:15h às 10:45h – Legislação Brasileira e o Farmacêutico em Oncologia

Câmara Técnica de Farmácia em Oncologia – palestrante convidado: Dr. José Liporage Teixeira

10:45h às 11:15h – Pesquisa Clínica e o mercado de trabalho

Câmara Técnica de Pesquisa Clínica – palestrante: Dr. Denir Gomes Nogueira

11:15h às 12h – Intervalo

12h às 12:30h – Propaganda de medicamentos: novas regras estabelecidas pela RDC 96/08

Câmara Técnica de Indústria Farmacêutica – palestrante: Dra. Luciene de Oliveira Morais

12:30h às 13h - Farmácia Homeopática: Evolução, Limites e Possibilidades

Câmara Técnica de Farmácia Homeopática – palestrantes: Dr. Carlos Ribeiro Rosestolato e Dra. Fortune Homsani

13h às 13:30h – Autorização de Funcionamento para Farmácias e Drogarias: passo a passo para a regularização

Câmara Técnica de Distribuição e Transporte – palestrante: Dra. Helena A. H. Minato

13:30h às 14h - Descarte de Produtos Controlados: Lei 11.343 de 23/8/2006 versus Portaria 344/98. Como proceder?

Câmara Técnica de Vigilância Sanitária – palestrante: Dr. Ubimar P. Velasco
Fonte: Site CRF-RJ

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

STJ decide: farmácia deve vender apenas medicamentos

_____Em decisão unânime, a segunda turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou o entendimento de que farmácias e drogarias estão impossibilitadas de comercializar mercadorias diversas, em decisão ao recurso ajuizado pelo município de Fortaleza (CE) contra acórdão do TJ-CE (Tribunal de Justiça do Ceará).

_____Em Fortaleza, uma lei municipal já proibia a venda de produtos diversos nas farmácias. Uma popular rede de drogarias, com filiais em vários estados, recorreu à Justiça e conseguiu decisão favorável no Tribunal de Justiça do Ceará. A Prefeitura recorreu e venceu no STJ.

_____Para a ministra Eliana Calmon, relatora do processo, farmácias e drogarias estão autorizadas a comercializar apenas drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, conforme determina a lei 5991/73. Citando vários precedentes, a ministra discordou do entendimento do tribunal cearense e seu voto foi acompanhado por unanimidade.

CRF-SP comemora decisão

_____A notícia foi recebida como uma vitória pelos farmacêuticos preocupados com a saúde. De acordo com a dra. Raquel Rizzi, presidente do CRF-SP, a decisão do STJ representa um grande passo em favor da "farmácia estabelecimento de saúde", além de abrir precedente para outras situações semelhantes. “O CRF-SP está trabalhando efetivamente para promover práticas que transformem a farmácia em um estabelecimento que presta serviços e ofereça benefícios para a saúde da população. O farmacêutico é, antes de tudo, um profissional de saúde e deve ser engajado na defesa da profissão”.

_____Em agosto, a publicação da RDC 44/09 já havia determinado os produtos que devem ser vendidos em farmácias e drogarias, fato também considerado uma vitória para a categoria, já que o CRF-SP luta há mais de 20 anos para que a farmácia atue como um posto de atenção primária à saúde, desprovido de aspectos estritamente comerciais.

Fonte: Site CRF-SP

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Nanotecnologia cria exame de câncer 300 vezes mais preciso

Recorrência do câncer

Um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos e Áustria desenvolveu um novo exame capaz de diagnosticar a recorrência de câncer de próstata anos antes do que testes convencionais. A novidade poderá ajudar a identificar sinais de aviso em casos de retorno da doença em pacientes submetidos à cirurgia de remoção da próstata.

A novidade está em uma artigo científico que será publicado esta semana no site e em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Nanotecnologia contra o câncer

O método emprega técnicas de nanotecnologia. Chad Mirkin, da Universidade Northwestern, e colegas, usaram sondas feitas de nanopartículas de ouro para detectar o antígeno prostático específico (PSA), um marcador pada a doença encontrado no sangue, em 18 homens.

As sondas levam amostras de DNA e de anticorpos capazes de reconhecer e de grudar no PSA mesmo quando o antígeno está presente em níveis muito baixos.

Com o novo método foi possível observar valores de PSA muito inferiores a 0,1 nanograma por milímetro, o limite dos testes comerciais atuais - 1 nanograma é igual a 1 bilionésimo de grama. Segundo os pesquisadores, o método é cerca de 300 vezes mais sensível do que os testes de PSA disponíveis atualmente.

Terapias pós-cirurgia

Com o novo teste, níveis muito baixos de PSA, que não seriam percebidos pelos métodos atuais, puderam ser detectados em amostras de todos os pacientes submetidos à prostatectomia e analisados.

Em alguns casos, os autores foram capazes de associar uma elevação nos níveis de PSA com a recorrência do câncer, enquanto em outros os níveis mais baixos foram relacionados com a não recorrência da doença.

Os pesquisadores apontam que o novo teste poderá ajudar os médicos a determinar quais pacientes têm maiores chances de se ver livres do câncer de próstata após a cirurgia e quais poderão ter a recorrência. O método também poderá ajudar a monitoras a eficácia de terapias pós-cirurgia, como radioterapia ou quimioterapia.

Fonte: Diário da Saude

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

COMUNICADO - RIO DE JANEIRO - URGENTE!

Remetente: Conselho Federal de Farmácia(cff_news@cff.org.br)
Mensagem:

Na próxima semana, segue para votação no Plenário da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei No. 7703/2006 (Ato médico). De acordo com o texto aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), no dia 14 de outubro, a realização dos exames citopatológicos e seus respectivos laudos, NÃO é atividade privativa da medicina, ficando, assim, garantido o direito de farmacêuticos-bioquímicos realizarem tais exames.

Apesar de garantida a atividade, a manutenção da expressão diagnóstico citopatológico, do inciso VIII do artigo 4º, do Projeto de Lei 7.703/06, pode tolher a atuação do farmacêutico-bioquímico. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) já encaminhou à Câmara, em outras ocasiões, a solicitação de retirada da expressão diagnóstico citopatológico, do Projeto de Lei 7.703/06, mas é preciso uma ação da categoria.

A defesa da atuação profissional dos farmacêuticos-bioquímicos na realização de exames citopatológicos tem sido pauta constante nas ações do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Mas, ao todo, somos cerca de 140 mil profissionais, e quase 10 mil formandos, a cada ano, não é razoável que apenas o CFF, representado por sua Diretoria e Conselheiros Federais, empunhe, numa luta inglória, essa bandeira.

Por isso, o CFF solicita que TODA categoria se mobilize junto ao maior número possível de deputados federais de seu Estado, reafirmando o pedido de retirada da expressão “Diagnóstico Citopatológico“do inciso VIII do artigo 4º, do Projeto de Lei No. 7703/2006.

É preciso, e URGENTE, que cada farmacêutico brasileiro entre em contato com seu representante na Câmara Federal e esclareça que o exame citopatológico não implica em diagnóstico definitivo.

Segue abaixo, a proposta de texto que a Diretoria do CFF sugere que seja enviado aos e-mails de TODOS os Deputados Federais Brasileiros.

(Sugestão de texto a ser encaminhado aos deputados federais)

Esclarecimento

Exmo Sr Deputado

Solicito de Vossa Senhoria o empenho em retirar do Projeto de Lei nº 7.703/2006 a expressão “diagnóstico citopatológico“ do inciso VIII do artigo 4º, como sendo atividade privativa do médico, considerando que na literatura científica nacional e internacional não existe tal definição.

O exame citopatológico é um “Método de Rastreamento” das lesões precursoras do câncer cervical. O que não implica em diagnóstico definitivo da doença. Tal solicitação deve-se ao direito já adquirido por farmacêuticos-bioquímicos e Biomédicos em relação à realização do exame citopatológico.

Nome:

CRF:

Contato dos Deputados do Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO


ALEXANDRE SANTOS

dep.alexandresantos@camara.gov.br


ANDREIA ZITO

dep.andreiazito@camara.gov.br

ARNALDO VIANNA

dep.arnaldovianna@camara.gov.br

AROLDE DE OLIVEIRA

dep.aroldedeoliveira@camara.gov.br

BERNARDO ARISTON

dep.bernardoariston@camara.gov.br

BRIZOLA NETO

dep.brizolaneto@camara.gov.br

CARLOS SANTANA

dep.carlossantana@camara.gov.br

CHICO ALENCAR

dep.chicoalencar@camara.gov.br

CHICO D'ANGELO

dep.chicodangelo@camara.gov.br

CIDA DIOGO

dep.cidadiogo@camara.gov.br

DELEY

dep.deley@camara.gov.br

DR. ADILSON SOARES

dep.dr.adilsonsoares@camara.gov.br

DR. PAULO CÉSAR

dep.dr.paulocesar@camara.gov.br

EDMILSON VALENTIM

dep.edmilsonvalentim@camara.gov.br

EDSON EZEQUIEL

dep.edsonezequiel@camara.gov.br

EDUARDO CUNHA

dep.eduardocunha@camara.gov.br

FELIPE BORNIER

dep.felipebornier@camara.gov.br

FERNANDO GABEIRA

dep.fernandogabeira@camara.gov.br

FERNANDO LOPES

dep.fernandolopes@camara.gov.br

FILIPE PEREIRA

dep.filipepereira@camara.gov.br

GERALDO PUDIM

dep.geraldopudim@camara.gov.br

HUGO LEAL

dep.hugoleal@camara.gov.br

INDIO DA COSTA

dep.indiodacosta@camara.gov.br

JAIR BOLSONARO

dep.jairbolsonaro@camara.gov.br

LEANDRO SAMPAIO

dep.leandrosampaio@camara.gov.br

LÉO VIVAS

dep.leovivas@camara.gov.br

LUIZ SÉRGIO

dep.luizsergio@camara.gov.br

MARCELO ITAGIBA

dep.marceloitagiba@camara.gov.br

MARINA MAGGESSI

dep.marinamaggessi@camara.gov.br

MIRO TEIXEIRA

dep.miroteixeira@camara.gov.br

NEILTON MULIM

dep.neiltonmulim@camara.gov.br

NELSON BORNIER

dep.nelsonbornier@camara.gov.br

OTAVIO LEITE

dep.otavioleite@camara.gov.br

PASTOR MANOEL FERREIRA

dep.pastormanoelferreira@camara.gov.br

RODRIGO MAIA

dep.rodrigomaia@camara.gov.br

ROGERIO LISBOA

dep.rogeriolisboa@camara.gov.br

SILVIO LOPES

dep.silviolopes@camara.gov.br

SIMÃO SESSIM

dep.simaosessim@camara.gov.br

SOLANGE ALMEIDA

dep.solangealmeida@camara.gov.br

SOLANGE AMARAL

dep.solangeamaral@camara.gov.br

SUELY

dep.suely@camara.gov.br

VINICIUS CARVALHO

dep.viniciuscarvalho@camara.gov.br

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Mais um Projeto de Lei a favor da Classe Farmacêutica!

Começa a tramitar Projeto de Lei que cria jornada de 30 horas semanais para farmacêuticos


Na última quinta (01/10), em Brasília, o CRF-RJ participou de solenidade que homenageou o farmacêutico e marcou o início da tramitação do Projeto de Lei 443/2009. A proposta do senador Gim Argello (PTB-DF) cria a carga horária semanal de 30 horas para os profissionais da área.

A sessão foi presidida pelo senador Mão Santa (PSC-PI), que leu mensagem do presidente do Senado, José Sarney: "Mesmo antes do descobrimento do Brasil, os pajés indígenas já usavam plantas para curar os doentes, mas o divisor de águas veio em 1940, quando houve grande impulso a profissão farmacêutica e sua missão de salvar vidas”.

O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jaldo de Souza Santos, enfatizou, em discurso proferido da Tribuna, que os 134 mil farmacêuticos brasileiros estão cada vez mais preparados para servir bem à sociedade.

O vice-presidente do CRF-RJ, Marcus Athila, presente à solenidade, defende o estreitamento entre o Conselho e o Senado. “Nada como ter uma pessoa amiga e sensível aos problemas enfrentados pela classe farmacêutica”, disse, referindo-se ao autor do PL, senador Gim Argello.

Do Rio de Janeiro, ainda estiveram presidentes o secretário-geral do CRF-RJ, Francisco Cláudio de Souza Melo, e a vice-presidente da Anfarmag Rio, Aline Napp.

src=/crf/arquivos/foto-cff.jpeg
Representantes do CRF-RJ, da Anfarmag Rio e senadores no Senado, em Brasília: projeto das 30 horas já está em tramitação

Projeto já está na Comissão de Assuntos Sociais

O Projeto de Lei 443/2009, de autoria do senador Gim Argello, é uma conquista do CRF-RJ. No primeiro semestre deste ano, a diretoria do Conselho esteve em Brasília para uma conversa com o senador. Na ocasião, falaram sobre os desafios da categoria e da necessidade de reduzir a carga horária de trabalho, concedendo ao profissional tempo para investir em capacitação e treinamento.

“Em razão das peculiaridades inerentes à atividade farmacêutica e da necessidade de permanente aperfeiçoamento e qualificação em busca de conhecimentos múltiplos para oferecer serviços de qualidade à população, entendemos que é justo os farmacêuticos terem uma jornada de trabalho semanal máxima fixada em 30 horas”, defende o senador.

O PL será analisado pela Comissão de Assuntos Sociais em decisão terminativa, ou seja, a Comissão tem autonomia para aprovar e encaminhar, logo em seguida, para votação na Câmara dos Deputados sem submeter o Projeto ao Plenário do Senado.

O senador disse no início do ano que acredita na aprovação do PL ainda em 2009.

Fontes: Agência Senado / Assessoria de Comunicação do CFF / Assessoria de Comunicação do CRF-RJ
Foto: Yosikazu Maeda

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

UEPB inscreve para seleção de professor substituto

_____Departamento de Farmácia inscreve para seleção de professor substituto

_____A UEPB oferece uma vaga para a disciplina de Bioquímica Clínica e Gestão Farmacêutica

_____O Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba inscreve desta quinta-feira (8) a 15 deste mês, pessoas interessadas em participar do Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto, em regime de trabalho T- 40.

_____A instituição oferece uma vaga para a disciplina Bioquímica Clínica e Gestão Farmacêutica e a titulação acadêmica exigida é graduação em Farmácia, com habilitação em Análises Clínicas e pós-graduação stricto sensu em áreas afins. As inscrições serão realizadas na secretaria do Departamento de Farmácia, localizada no Campus I, Bairro Universitário, em Campina Grande, nos horários das 8h às 12h e 14h30 às 17h.

_____Para se inscrever são necessários os seguintes documentos: cópias autenticadas do RG, CPF e Curriculum vitae comprovado em única via. A seleção constará de prova didática e exame de títulos. O sorteio do tema das provas será realizado no dia 19 deste mês, às 9h, e a prova didática nos próximos dias 20 e 21. Outras informações: (83) 3315-3353.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB
Fonte: Pb Agora

Pirulitos medicamentosos

_____Remédios, com forma e gosto de doces, são a maneira que a Farmacotécnica encontrou de facilitar a administração de fármacos para crianças.

_____Brasília- Administrar medicamentos para crianças nem sempre é uma tarefa fácil. Os pais tentam de várias formas, mas o gosto do remédio é queixa comum entre o público infantil. Para facilitar esse processo para o exigente paladar das crianças, a saída são os fármacos de sabor adocicado e aparência que remete a pirulitos e jujubas.

_____Para a farmacêutica da Farmacotécnica, Leandra Sá de Lima, esse tipo de manipulação promete ser sucesso entre a criançada e os pais. "É uma maneira mais fácil de colaborar com a saúde do público infantil. Além disso, os pais percebem como esse diferencial facilita a administração de medicamentos para as crianças", afirma Leandra.

_____Apesar de serem adocicados e indicados para várias crianças, pirulitos e jujubas medicamentosas não contêm açúcar. São uma alternativa para o caso de pacientes pediátricos que têm, por algum motivo, dificuldade de ingerir outras formas farmacêuticas.

_____"Essa opção de medicamento é muito usada para pacientes que precisem ingerir substâncias como zinco e nitrofurantoina. Ambas, indicadas no tratamento de deficiência de crescimento e refluxo urinário, respectivamente, têm sabor desagradável. Antifúngicos, utilizados para o tratamento de candidíase oral (nistatina), também podem ser administrados nessas formas", diz Leandra Sá.

_____Os pirulitos e jujubas se dissolvem lentamente na boca, liberando o fármaco para absorção através da mucosa oral e sublingual, ou para ação local. Uma parte do ativo dissolvido na saliva é ingerida e absorvida no trato gastrointestinal. Esta forma farmacêutica é especialmente indicada para pacientes com dificuldade de deglutição de formas farmacêuticas sólidas, tais como cápsulas e comprimidos.

_____"Os pirulitos são interessantes para os fármacos que necessitam de ficar em contato com a mucosa por um longo período, como no caso das estomatites e aftas graves", explica Leandra. "Já as jujubas, são muito interessantes para aqueles pacientes que precisam tomar um medicamento por longo período e que, só de ver o frasco, já se recusam", completa.

_____Segundo Leandra, apesar de ser uma forma farmacêutica que aumenta a adesão dos pacientes pediátricos nos tratamentos, os ‘doces medicamentos' não são muito utilizados no Brasil. "Nos Estados Unidos, esta opção de tratamento é muito utilizada. Mas no Brasil, muitas vezes, cai no esquecimento dos médicos. É interessante que os pais solicitem ao médico essa forma para aliviar o sofrimento que algumas crianças têm em consumir medicamentos", pontua a farmacêutica.

_____Vale lembrar que é fundamental que o remédio seja mantido longe do alcance das crianças e prescrito por um médico. "Embora a forma farmacêutica seja ‘divertida', sempre há um gosto residual de remédio no produto, deixado propositadamente para que a criança não pense que é ‘balinha'. Assim, evitamos que ele queira comer o produto como se fosse um doce", conclui Leandra.

_____Perfil da Farmacotécnica - A Farmacotécnica - Instituto de Manipulações Farmacêuticas, empresa genuinamente brasiliense, oferece assistência farmacêutica há 33 anos, com o objetivo de dar opções ao médico de prescrever o medicamento sob medida e na dose certa para cada paciente. Para isso, trabalha com farmacêuticos especializados em manipulação, credenciados pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). A sua missão é manipular medicamentos com precisão, produzir e comercializar produtos diferenciados no mercado. Atualmente, a Farmacotécnica conta com oito farmácias equipadas com laboratórios de última geração. Sua estrutura compreende laboratórios de sólidos, semi-sólidos e de líquidos, laboratórios de controle de qualidade, e uma chácara de cultivo de ervas medicinais.

Fonte: Portal Fator Brasil

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

ELEIÇÕES FARMACÊUTICAS

Os farmacêuticos não poderão contar com as urnas eletrônicas nas eleições para Conselheiros Federais e Regionais de Farmácia que serão realizadas, no dia 13 de novembro de 2009. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com o qual o Conselho Federal de Farmácia firmara uma parceria que garantiu o uso das urnas eletrônicas, em 2007, alegou não poder renovar o acordo, neste ano, devido à mobilização do seu pessoal para a implantação do sistema de leitura biométrica dos eleitores a ser utilizado, nas próximas eleições presidenciais. O Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, assegura que o uso de urnas manuais não trará nenhum prejuízo às eleições farmacêuticas.

As equipes técnicas do Tribunal são as responsáveis por procedimentos, como instalação das urnas e sua substituição, em caso de defeito; registro dos farmacêuticos candidatos, contagem automática dos votos etc. O TSE argumenta que não dispõe desse pessoal para atuar no pleito de 13 de novembro.

ONDE - As eleições para Conselheiros Federais, em 2009, serão realizadas, nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Roraima, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal. Já as eleições para a escolha de Conselheiros Regionais, ocorrerão, em todo o País.

O pleito, em 2009, traz algumas novidades. Uma delas é a criação de três novos Conselhos Regionais de Farmácia. Eles pertencem aos Estados do Amapá, Acre e Roraima, que foram desmembrados dos CRFs dos Estados do Pará, Rondônia e Amazonas, respectivamente. Ou seja, os farmacêuticos amapaenses, acreanos e roraimenses também irão escolher os seus Conselheiros Federais e Regionais.

Sobre as urnas, o Consultor Jurídico do CFF, Antônio César Cavalcanti Júnior, reitera as palavras do Presidente Jaldo de Souza Santos, afirmando que o fato de os Conselhos não poderem contar com a versão eletrônica, nas eleições de dia 13 de novembro de 2009, não prejudicará o pleito.

“As eleições irão transcorrer com a mesma normalidade de sempre. Apenas gastaremos um tempo e algum trabalho a mais nos processos de votação e de apuração, em Estados onde o número de farmacêutico é muito grande, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. Teremos que requerer mais mesários e mais fiscais”, explica o Dr. Antônio César.

MANDATO - O mandato de Conselheiros Federais e Regionais é de quatro anos. Já o mandato de diretores de Conselhos, de dois anos. O tempo é estabelecido pela Lei 9120/95.

Pelo jornalista Aloísio Brandão,

editor desta revista Pharmacia Brasileira.

Fonte: Site CFF – veja na integra aqui

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Derrame cerebral emite sinal de perigo antes de ocorrer

Sinal de perigo

Um em cada oito casos de acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame, é precedido "por um pequeno alerta", ou melhor, um ataque isquêmico transitório, segundo estudo publicado na revista Neurology, da Academia Norte-Americana de Neurologia.

Outra pesquisa, divulgada nesta semana, indica que um exame simples dos olhos, feitos no consultório, pode detectar com segurança a ocorrência dos derrames cerebrais e também destes ataques isquêmicos precursores - veja a reportagem Exame dos olhos supera a ressonância magnética no diagnóstico de derrame cerebral.

"Os resultados ressaltam a necessidade de termos melhores instrumentos de avaliação de riscos para prevenir AVCs antes que eles ocorram", disse Daniel Hackam, da Universidade de Ontário Ocidental, no Canadá, um dos autores do estudo. "Até 80% dos AVCs após ataques isquêmicos transitórios podem ser prevenidos quando os fatores dos riscos são bem avaliados."

Ataque isquêmico transitório

Os pesquisadores identificaram todos os pacientes que passaram por hospitais de Ontário com diagnóstico de AVC durante quatro anos. Do total de 16,4 mil pacientes, 2.032 (ou 12,4%) tiveram um ataque isquêmico transitório antes do AVC. Durante um ataque transitório, sintomas de derrame duram menos de 24 horas.

Aqueles que não tiveram um sinal de aviso tiveram maior probabilidade de apresentar um AVC mais sério do que os demais. Também tiveram maior probabilidade de morrer (15,2% contra 12,7%) e de ter parada cardíaca inesperada (4,8% contra 3,1%) enquanto permaneceram no hospital.

Diferenças de idade

Já os pacientes que tiveram um ataque isquêmico transitório eram tipicamente mais velhos do que os que não tiveram sinais anteriores ao AVC. Também apresentaram mais casos de diabetes, pressão alta e problemas cardiovasculares.

"É possível que os vasos sanguíneos daqueles que apresentem o alerta estivessem condicionados à falta do fluxo de sangue, o que os protegeu do impacto completo do acidente vascular principal. Qualquer pessoa que tiver um sinal, ainda que pequeno, deve procurar um hospital imediatamente", disse Hackam.

Fonte: Diário da Saude


Premio Farmacêutico Jaldo de Souza Santos

Prorrogadas as inscrições para o Prêmio Jaldo de Souza Santos

_____O CRF-RJ prorrogou as inscrições para o Prêmio Farmacêutico Jaldo de Souza Santos até o dia 15 de outubro. O Prêmio tem o objetivo de estimular, reconhecer e difundir ações no âmbito profissional farmacêutico, colaborando com o desenvolvimento das ciências farmacêuticas.

_____De âmbito estadual, possui duas categorias: Farmacêuticos e Jovens Farmacêuticos. Entende-se por “jovens farmacêuticos” aqueles que se formaram nos 12 meses que antecedem o início das inscrições. Dentro da categoria Farmacêuticos, serão premiados trabalhos nas seguintes áreas de atuação: Farmácia Comunitária, Farmácia Magistral, Farmácia Hospitalar, Análises Clínicas, Indústria Farmacêutica e Outras Áreas de Atuação. Já na categoria Jovens Farmacêuticos, o tema é Assistência Farmacêutica.
_____Os vencedores ganharão prêmios em dinheiro, certificado e troféu. O valor para cada categoria é de R$ 2 mil. Os resultados do Prêmio serão divulgados no site do CRF-RJ 30 dias após o encerramento das inscrições, que começaram no dia 1º de agosto e vão até 30 de setembro, com a prorrogação. Os trabalhos, que devem ser apresentados na modalidade artigo, podem ser entregues diretamente na sede do CRF-RJ ou enviados por Sedex. Podem participar os que estiverem em dia com o CRF-RJ.


Fonte: CRF-RJ
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...