terça-feira, 25 de agosto de 2009

Criado novo antibiótico que não causa resistência bacteriana

Resistência das bactérias aos antibióticos

A resistência das bactérias aos antibióticos é um dos maiores desafios da medicina atual.

Agora, uma nova geração de compostos antibióticos que não estão sujeitos à resistência bacteriana está sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade Yeshiva (EUA).

Os compostos já se mostraram ativos contra dois microorganismos bem conhecidos: o Vibrio cholerae, causador do cólera, e o Escherichia Coli 0157:H7, causador de contaminações alimentares.

Surgimento das bactérias resistentes aos antibióticos

Inicialmente, a maioria dos antibióticos funciona extremamente bem, matando mais de 99,9% dos micróbios. Mas, por meio de mutações e da pressão seletiva exercida pelo antibiótico, algumas poucas bactérias inevitavelmente dão um jeito de sobreviver, repopulando a comunidade bacteriana e florescendo como linhagens resistentes aos antibióticos.

Vern L. Schramm, um dos autores da pesquisa, levantou a hipótese de que um antibiótico que pudesse reduzir as funções infecciosas das bactérias, e não matá-las, poderia minimizar o risco de desenvolvimento posterior da resistência bacteriana aos antibióticos.

Detecção de quórum

O Dr. Schramm e sua equipe já havia descoberto um estado de transição análogo a uma enzima que interfere com a "detecção de quórum" - o processo pelo qual as bactérias comunicam-se umas com as outras por meio da produção e detecção de moléculas sinalizadoras conhecidas como autoindutores.

Esses autoindutores coordenam a expressão genética bacteriana e regulam processos - incluindo a virulência - que beneficiam a comunidade microbiana. Estudos anteriores demonstraram que linhagens bacterianas com defeitos no sentido de detecção de quórum causam infecções menos graves.

Em vez de matar as bactérias Vibrio cholerae e E. coli 0157:H7, os pesquisadores partiram então para destruir a capacidade das bactérias de se comunicar por meio da detecção de quórum. Seu alvo: Uma enzima bacteriana, MTAN, que é diretamente envolvida na sintetização dos autoindutores cruciais para a detecção de quórum.

Travando a enzima

O plano dos cientistas era projetar um substrato ao qual a MTAN pudesse se ligar muito mais fortemente do que ao seu substrato natural. Na verdade, que ela pudesse se ligar tão fortemente que a MTAN ficasse permanentemente "travada", impedindo que ele atuasse no sensoriamento de quórum.

Os pesquisadores testaram três estados de transição da enzima - o estado de transição é um período ultrabreve (um décimo de trilionésimo de segundo) durante o qual um substrato é convertido em um químico diferente no ponto catalítico de uma enzima.

Antibiótico que não causa resistência bacteriana

Todos os três compostos se mostraram altamente eficazes na interrupção da detecção de quórum tanto da Vibrio cholerae quanto da E. coli 0157:H7.

Para ver se as bactérias iriam desenvolver resistência contra o novo antibiótico, os pesquisadores testaram-no com 26 gerações sucessivas das duas espécies. A vigésima sexta geração de cada uma delas era tão sensível ao antibiótico quando a primeira.

Antibióticos eternos

"Em nosso laboratório, nós chamamos esses agentes de antibióticos eternos," diz o Dr. Schramm. Ele acrescenta que muitas outras bactérias agressivas, como S. pneumoniae, N. meningitides, Klebsiella pneumoniae e Staphylococcus aureus expressam a MTAN e, portanto, deverão ser também suscetíveis aos novos antibióticos.

Embora o estudo agora publicado na revista Nature Chemical Biology refira-se a três compostos, o Dr. Schramm afirma que sua equipe já desenvolveu até agora mais de 20 inibidores da MTAN.

Os pesquisadores esperam que todos esses inibidores mostrem-se seguros para uso humano. Como a MTAN é uma enzima bacteriana, bloqueá-la não deverá ter qualquer efeito no metabolismo humano.

Fonte: Diario da Saude

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ERRATA

_____A postagem anterior foi publicada em um site no dia 20 de agosto porem a noticia é antiga e passou despercebida como uma noticia nova.

_____Pedimos desculpas a todos os leitores do Blog da Farmacia e prometemos que vamos buscar noticias em fontes mais confiaveis!



O Blog da Farmacia agradece a compreenção.

Obrigado pela visita.

Administrador do Blog

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Anvisa aprova contraceptivo com drospirenona

_____SÃO PAULO, 20 de agosto de 2009 - Chegou às farmácias brasileiras o primeiro anticoncepcional combinado com drospirenona para uso contínuo. O medicamento suspende o sangramento mensal e melhora sintomas relacionados ao ciclo menstrual, como cólicas, cefaleia, alteração de humor, TPM, inchaço, dor mamária e acne
_____"A menstruação é algo obsoleto. Algumas mulheres acreditam erroneamente que, quando menstruam, estão se livrando de um sangue ruim, limpando o organismo. Mas o que ocorre é o contrário: sangrar pode causar vários problemas de saúde", disse John Guillebaud, um dos maiores especialistas em saúde reprodutiva e planejamento familiar do mundo. O especialista veio ao Brasil a convite da Libbs Farmacêutica, que acaba de lançar o primeiro contraceptivo para uso em regime contínuo com a formulação composta de etinilestradiol e drospirenona (progestagênio de quarta geração).
_____Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Elani 28 proporciona à mulher a opção de alterar o ciclo menstrual com o objetivo de reduzir a frequência do sangramento mensal por meses ou até anos. Ao contrário dos contraceptivos de uso contínuo presentes no mercado que contêm apenas progestagênios para indicações específicas, o novo produto pode ser usado por mulheres que não desejam menstruar mensalmente por questões pessoais ou que necessitam se livrar dos sintomas menstruais.
_____O Elani 28 é um anticoncepcional hormonal oral combinado de uso contínuo, com 28 comprimidos. A mulher não faz pausa entre as cartelas, ficando em amenorréia, ou seja, não tem menstruação durante o tempo que seu médico indicar (3, 6, 12 meses). A composição hormonal do medicamento bloqueia o eixo hipotálamo-hipófise-ovariano com consequente diminuição da produção hormonal pelos ovários, inibição da ovulação e da proliferação endometrial. Sua utilização, no entanto, e a consequente suspensão da menstruação por meses ou até anos exigem acompanhamento médico.
_____A drospirenona, além de evitar a gravidez com alta eficácia e aliviar os sintomas menstruais, diminui a retenção hídrica (inchaço corporal) e melhora sinais de hiperandrogenismo, como acne, seborréia, oleosidade da pele e aumento de pelos.
(SSB - Agência IN)
Fonte: JB Online

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Anvisa anuncia novas regras para farmácias e drogarias

_____A venda de medicamentos pela internet ou telefone deverá garantir o direito do cidadão à orientação farmacêutica. A medida faz parte das Boas Práticas Farmacêuticas, anunciadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta terça-feira (18). A resolução RDC 44/09 (PDF) da Anvisa reforça as regras para o comércio de medicamentos e a prestação de serviços nos estabelecimentos farmacêuticos, desvirtuadas por interpretações pessoais de comerciantes e amparados por leis municipais e estaduais. É o fim da venda, entre outras coisas, de carne e sorvete nesses locais.
_____A partir de agora o comércio pela internet terá normas definidas. Para oferecer medicamentos na web as farmácias deverão existir fisicamente e estarem abertas ao público. Além disso, só serão aceitos endereços “.com.br”. As farmácias e drogarias que quiserem comercializar medicamentos por via remota informarão em seu endereço na internet o nome e telefone de contato com o farmacêutico de plantão para atendimento ao usuário. Além disso, o estabelecimento terá que publicar os alertas sanitários da Anvisa que ficarão a disposição do internauta.

_____De acordo com o diretor-presidente, Dirceu Raposo de Mello, é preciso cuidar dos uso adequado de medicamentos e para isso os serviços farmacêuticos devem cumprir o seu papel de prover o usuário com informações corretas sobre o uso racional de medicamentos. “A farmácia é um estabelecimentos diferenciado, não se pode banalizar esse ambiente com produtos que não tem relação com o seu objetivo e que fazem com que o paciente caia em uma armadilha para consumir produtos que envolvem riscos”, explicou Raposo.

_____Segundo o diretor-presidente, a sociedade também ganhará com estabelecimentos que ofereçam uma atenção farmacêutica mais adequadas aos usuários de medicamentos. A chamada Atenção Farmacêutica poderá ser oferecida como um serviço. Essa orientação contempla o monitoramento de parâmetros fisiológicos e bioquímicos de pessoas que utilizam medicamentos. O farmacêutico poderá, por exemplo, monitorar a pressão arterial de um cidadão para saber se a medicação para controle da pressão arterial está fazendo efeito. A Atenção Farmacêutica inclui, ainda, a administração de medicamentos injetáveis e inalatórios e o atendimento domiciliar, para a realização dos mesmos procedimentos que serão feitos na farmácia.

_____Outro serviço que poderá ser oferecido nesses estabelecimentos é a perfuração de orelha (lóbulo auricular) para a colocação de brincos. Isso vai permitir que o procedimento seja feito em condições seguras para o usuário.

_____A Resolução determina, ainda, que os medicamentos não poderão mais ficar ao alcance das mãos do usuário em farmácias e drogarias. Mesmo os produtos isentos de prescrição médica deverão ficar atrás do balcão para que o usuário faça a solicitação ao farmacêutico e receba o produto com a orientação necessária. As únicas exceções são os medicamentos fitoterápicos, por via dermatológica e sujeitos a notificação simplificada (ex. Água Bóricada, Glicerina, Hidróxido de Magnésio, etc).

Veja quais são os medicamentos que podem ficar ao alcance do consumidor (PDF).

_____Os medicamentos isentos de prescrição podem se adquiridos sem a apresentação da receita do médico, mas isso não significa que eles sejam isentos de risco. Por isso é importante o cidadão receber as orientações do profissional farmacêutico no momento da aquisição.

Conheça os principais pontos da RDC 44/09

Lista de produtos
Somente produtos relacionadas a saúde poderão ser comercializados em farmácias e drogarias. A lista inclui plantas medicinais, cosméticos, produtos de higiene pessoal, produto de saúde para uso por leigo e algumas categorias.
Saiba quais produtos podem ser comercializados (PDF)
Serviços
Atenção farmacêutica:
• Parâmetros fisiológicos: pressão arterial e temperatura corporal;
• Parâmetro bioquímico: glicemia capilar;
• Administração de medicamentos;
• Atenção farmacêutica domiciliar.
Perfuração de lóbulo auricular (colocação de brinco)
• Deverá ser feita com aparelho específico para esse fim e que utilize o brinco como material perfurante.
• É vedada a utilização de agulhas de aplicação de injeção, agulhas de suturas e outros objetos para a realização da perfuração.
Internet
• Somente farmácias e drogarias abertas ao público, com farmacêutico responsável presente durante todo o horário de funcionamento, podem realizar a dispensação de medicamentos solicitados por meio remoto, como telefone, fac-símile (fax) e internet.
• Fica vedada à comercialização de medicamentos sujeitos a controle especial solicitados por meio remoto.
• Todos os pedidos para dispensação de medicamentos solicitados por meio remoto devem ser registrados.

Medicamento atrás do balcão
• Os medicamentos deverão permanecer em área de circulação restrita aos funcionários, não sendo permitida sua exposição direta ao alcance dos usuários do estabelecimento.
• Placa na área destinada aos medicamentos: “MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM O FARMACÊUTICO”

Informações: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

Fonte: Site ANVISA

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Pesquisa do Instituto Butantan usa saliva de carrapato-estrela contra câncer

_____Após 42 dias, tumores de camundongos tiveram reversão completa.Trabalho já dura 6 anos e também extrai anticoagulante da substância.

_____Da saliva do carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) podem sair novos medicamentos contra o câncer, além de anticoagulantes. (Foto: Instituto Butantan)
_____Da saliva do carrapato-estrela (Amblyomma cajennense), a ciência conhece apenas os efeitos nocivos. A febre maculosa, doença muitas vezes fatal, é transmitida pela picada do aracnídeo. Da mesma substância, porém, podem sair novos medicamentos contra o câncer, além de anticoagulantes. Há seis anos, pesquisadores do Instituto Butantan, em São Paulo, trabalham no desenvolvimento de uma droga que possa ser utilizada com as duas finalidades. O prognóstico é animador.
_____A pesquisa – ainda não publicada – foi um dos destaques no 22º Congresso Internacional da Sociedade de Trombose e Hemostasia, realizado em Boston (EUA), em julho. “Imaginávamos que a saliva do carrapato tivesse algum componente que inibe a coagulação, pois, como hematófago, precisa manter o sangue fluindo para se alimentar”, explica a farmacêutica Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, coordenadora do estudo.
_____O Instituto Butantan não tem autonomia para assinar patentes e o processo burocrático é longo".
_____Partindo dessa suspeita, a pesquisadora analisou a sequência de genes da glândula salivar do carrapato, responsável pela produção de uma proteína anticoagulante. Os resultados foram comparados à ação de anticoagulantes conhecidos como TFPI (presentes na saliva humana). A conclusão foi que a proteína presente na saliva poderia ser produzida em laboratório. Um pedaço do DNA analisado foi introduzido em bactérias Escherichia coli que passaram a secretar a mesma proteína. “Elegemos esse clone e produzimos a proteína recombinante”, explica Ana Marisa.
_____O resultado do estudo transformou-se em um pedido de patente, depositado em 2004, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). No entanto, em pouco tempo, Ana Marisa descobriu que a pesquisa renderia mais do que um futuro anticoagulante.
_____Fatal para tumores, inofensivo para células normais Testando a proteína em células de vaso sanguíneo para medir seu nível de toxicidade, descobriu-se que a substância é segura para células saudáveis, mas fatal para células tumorais. O experimento foi então extendido a camundongos que tiveram melanomas (câncer de pele) induzidos, e o resultado surpreendeu os pesquisadores.
_____
Proteína tem atividade altamente citotóxica para células tumorais.
Tratados durante 42 dias com a proteína, os tumores dos camundongos apresentaram reversão completa.
______“Testamos em culturas de células tumorais e a surpresa foi positiva, pois a proteína tem atividade altamente citotóxica para elas e não para células normais”, explica Ana Marisa.
_____Algumas das explicações que os cientistas buscam agora são como funciona a ação pró-coagulante de alguns tipos de tumores – como o melanoma e o de pâncreas – e a inibição de mecanismos de divisão celular. “Essa relação é um grande achado, pois quando você retira sangue desses tumores pode ver ele coagular ainda na seringa”, diz a pesquisadora do Butantan.


(Foto: Instituto Butantan)
_____
Interesse da indústria x burocracia O estudo segue em fase pré-clinica, ou seja, ainda passará por mais testes antes de ser aprovado para experimento em humanos, mas já despertou o interesse da indústria farmacêutica. Os laboratórios BioLab, Aché e União Química formaram um consórcio para a produção de futuros medicamentos que podem surgir a partir da descoberta.
______Ana Marisa, no entanto, não demonstra otimismo. Segundo ela, o entrave burocrático para transformar a pesquisa de base em um produto desistimula os cientistas e impede que novos medicamentos cheguem ao mercado. “O Instituto Butantan não tem autonomia para assinar patentes e o processo burocrático é longo”, afirma. “Por outro lado, a indústria questiona por que investir em algo que não tem segurança jurídica.”
Fonte: G1

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Cientistas criam 'computador' com DNA que responde perguntas

Com uso de moléculas que representam fatos e regras, sistema foi induzido a resposta lógica.

para a BBC - Cientistas israelenses anunciaram ter obtido um avanço em pesquisas sobre computadores que processam informações por meio do uso de DNA ao terem conseguido fazer um sistema responder a perguntas lógicas simples.

O cientista Ehud Shapiro, do Instituto Weizmann de Israel, há anos vem desenvolvendo sistemas de computação com enzimas e pedaços de DNA - a molécula que guarda o código genético dos seres vivos.

Um sistema apresentado por ele em 2004, por exemplo, podia ser usado para detectar moléculas específicas associadas ao câncer.

Mas o novo sistema desenvolvido por Shapiro e outros cientistas do Instituto Weizmann pode, de forma efetiva, responder sim ou não a perguntas.

"Com o uso de uma bioquímica mais sofisticada, fomos capazes de implementar programas lógicos simples, que são mais parecidos com a forma como as pessoas programam computadores", afirmou Shapiro.

Luz verde

O sistema criado pelos pesquisadores usa moléculas que representam fatos e regras.

Inicialmente, eles testaram o sistema com proposições simples. Uma delas era: "Todos os homens são mortais. Sócrates é um homem. Portanto, Sócrates é mortal."

Quando alimentado com uma "regra" molecular (representando a frase "todos os homens são mortais") e um "fato" molecular (representando "Sócrates é um homem"), o sistema foi capaz de responder à questão "Sócrates é mortal?" de forma correta.

Os pesquisadores então fizeram questões mais complicadas, envolvendo várias regras e fatos. Os dispositivos de DNA conseguiram deduzir a resposta correta todas as vezes.

A resposta foi respondida por meio de um flash de luz verde. Algumas partes de DNA foram equipadas com uma molécula com fluorescência natural ligada a uma segunda molécula que mantém a luz coberta.

O estudo da equipe israelense, chefiada por Shapiro e Tom Ran, foi publicado na revista Nature Nanotechnology BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Fonte: O Estadão

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Revista RIOPHARMA também apoia o piso nacional

É toda classe unida por uma causa nobre!

Não deixe de prestar o seu apoio também.

Faça o download da Revista RIOPHARMA nº 85 completa aqui

Prefeitura de São Bernardo (SP) abre 69 vagas: até R$ 7 mil

Cargos são de nível alfabetizado e superior. Os salários vão de R$ 693,52 a R$ 7.062,38.

A Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) abriu concurso público para 69 vagas de nível alfabetizado e superior. Os salários vão de R$ 693,52 a R$ 7.062,38 ( veja aqui o edital )

Para auxiliar de limpeza na Secretaria de Educação e Cultura, que exige que o candidato seja alfabetizado, são 56 vagas.

As demais vagas são para farmacêutico para atuação na assistência farmacêutica, farmacêutico para atuação no Departamento de Vigilância à Saúde, médico para atuação na Central de Regulação do Sistema de Saúde e nutricionista para atuação no Departamento de Vigilância à Saúde.

As inscrições devem ser feitas até 18 de agosto no Poupatempo/São Bernardo do Campo, na Rua Nicolau Filizola, 100, Centro, próximo à Estação Rodoviária João Setti e Paço Municipal, das 7h às 19h, ou pelo site www.mouramelo.com.br, até as 20h de 18 de agosto.

A taxa de inscrição é de R$ 14,30 para auxiliar de limpeza e de R$ 48,50 para cargos de nível superior.

As provas objetivas serão na cidade de São Bernardo do Campo, com data inicialmente prevista para o dia 13 de setembro.
Fonte: G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...